O papel da biblioteca escolar na formação dos alunosLeitura de 4 minutos

Gestão escolar 12 de março de 2020
Bibliotecária ajudando alunos na mesa de uma biblioteca escolar com estantes de livros ao fundo

author:

O papel da biblioteca escolar na formação dos alunosLeitura de 4 minutos

A educação está sempre passando por mudanças e os alunos têm cada vez mais necessidade de adaptação. Com a era digital, os espaços da escola precisam ser pensados em um novo modelo pedagógico e isso inclui a biblioteca escolar. 


Além de reformar o ambiente físico, é importante transformar a forma em que a biblioteca é utilizada pelos alunos. Esse não é somente um espaço para frequentar nos intervalos, mas uma extensão da sala de aula com um rico repertório literário e cultural que deve ter suas próprias ações pedagógicas. 


A biblioteca escolar é a maior fonte de informação da comunidade educacional, fornecendo as habilidades necessárias para o aprendizado, além de promover a criatividade, imaginação e senso crítico. Mas como podemos aproveitá-la de forma mais objetiva? Continue a leitura e entenda melhor:


Os objetivos da biblioteca escolar


A biblioteca é a estrutura essencial para alfabetizar, educar e informar os alunos. Sua contribuição é econômica, social e cultural, oferecendo recursos em vários formatos de mídia. Ela deve apoiar os objetivos educacionais da escola. 


Seu papel é instigar e estimular as crianças para que elas desenvolvam o hábito da leitura, criando experiências que levem ao conhecimento e imaginação. A sua grande função é ensinar o aluno a pensar de forma crítica, refletir e questionar. 


Veja mais: Guia de atividade para incentivo à leitura na escola


Na biblioteca escolar, os estudantes devem encontrar recursos locais e globais para ter contato com ideias, experiências e opiniões diversificadas. Também devem ser promovidas atividades que tragam mais conscientização cultural e social. 


Alunos, professores e responsáveis fazem parte da comunidade da biblioteca. O acesso à informação é peça chave para que as pessoas possam exercer a cidadania com liberdade intelectual, respeito e responsabilidade. 


Atividades pedagógicas na biblioteca


A biblioteca escolar deve fazer parte das atividades da escola. Professores e bibliotecários devem pensar juntos em como os alunos podem usufruir deste espaço tanto quanto da sala de aula. 


Contação de histórias, leitura compartilhada, oficinas, desafios, jogos e dinâmicas devem fazer parte do plano pedagógico da escola. O educador deve utilizar a biblioteca e o seu acervo para ampliar o conhecimento, usando o acervo de forma criativa. 


Além de usar a biblioteca escolar como apoio para o que está sendo aprendido em sala de aula, uma ótima alternativa é criar atividades que começam na biblioteca. A sala de aula invertida é um ótimo exemplo de como o aluno pode entender o conteúdo estudando e pesquisando por conta própria para depois discutir em sala. 


Leia mais: Sala de aula invertida como solução de engajamento na sua escola


Também é interessante deixar que os estudantes tenham liberdade na biblioteca. Permitir que eles busquem seus interesses, criem seus próprios projetos e construam seu aprendizado é uma ótima forma de estimular seu interesse na leitura. 


Bibliotecários como educadores da escola 


Uma biblioteca escolar só funciona com a direção de um bom bibliotecário. É importante que a escola veja estes profissionais como educadores e não somente consultores de arquivo. A parceria entre eles e professores traz diversos benefícios para os alunos. 


O grande desafio do bibliotecário é fazer os estudantes se interessarem pela leitura e criar o hábito de ler dentro e fora da sala de aula. Para isso, eles precisam ter conhecimento do plano pedagógico da escola.


Sua presença nos conselhos de classe são essenciais para entender os conteúdos que estão sendo vistos pelos alunos e quais metodologias são utilizadas pelos professores. Dessa forma, ele pode sugerir atividades para serem feitas na biblioteca e quais materiais de apoio podem ser utilizados. 


Veja mais: Como aproveitar bem os conselhos de classe


Os bibliotecários também devem estar adaptados a forte presença da tecnologia na vida dos alunos. Ao invés de tentar eliminar esse concorrente, transforme-o em aliado. O profissional precisa integrar diferentes plataformas a favor do leitor, estar disposto a aprender e ser conectado. 


Sua escola está utilizando a biblioteca escolar no seu máximo potencial? Estimule a integração do seu bibliotecário com a equipe pedagógica, tenha um novo olhar sobre o espaço, planeje reformas e atividades e lembre-se que a biblioteca vai acompanhar toda a jornada educacional dos alunos. 


Fonte:

SophiA

Medium


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *