5 dicas sobre gestão escolar durante a suspensão das aulasLeitura de 6 minutos
Para uma escola ter uma gestão escolar de sucesso, é preciso muito trabalho e dedicação. Em tempos de isolamento social e suspensão das aulas em prevenção ao coronavírus, os desafios são ainda maiores.
Selecionamos 5 dicas para continuar a jornada educacional e ajudar a manter a rotina escolar. Aproveite para comentar e compartilhar as suas experiências, estratégias e desafios com outras escolas.
Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua
1. Crie um plano de ação escolar
Para estruturar os objetivos da escola neste momento de crise, os gestores e professores devem criar um plano de ação bem estruturado com metas reais, suas etapas e o passo a passo para atingi-las.
O plano funciona como um guia para o planejamento de ações e atividades que serão realizados pela escola. Feito da maneira correta, ele ajudará a administrar a gestão escolar e alcançar os melhores resultados com os alunos.
É interessante desenvolver no plano as dinâmicas e atividades pedagógicas, criar um cronograma e pensar em novas formas de avaliação. Lembre-se que estamos em um momento novo e desafiador para todos e precisamos entender as dificuldades e necessidades de cada aluno e flexibilizar os prazos.
2. Entenda que ensino remoto não são só aulas online
É comum achar que para ter um ensino remoto é preciso somente fazer aulas online, passar o dever de casa e corrigir. As escolas devem procurar novas formas de ensinar que possam ir além das atividades do dia a dia e se adequem ao contexto atual da sociedade e dos alunos.
Considere os recursos que os estudantes têm disponíveis em casa, como internet, espaço para estudo e materiais. Também lembre-se que o envolvimento dos pais é diferente durante o isolamento social e a própria vida do aluno tem uma nova rotina.
Explore novas maneiras de aprendizagem com interações que estimulem a criatividade e curiosidade. Adeque as formas de avaliação e proponha projetos diferentes, estudos de caso e redações.
3. Capacite e escute os professores
Os professores são centrais durante o processo para descobrir novas formas de aprendizagem. A escola deve investir em capacitações e cursos de educação à distância, apoiar novos projetos, como a gravação de videoulas, e dar o máximo de suporte possível.
Leia mais: Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo
Os professores também estão passando por grandes mudanças e dificuldades trabalhando em casa. É essencial ouvir e entender quais são as suas necessidades e adaptar a sua rotina para a nova realidade. Incentive horários bem definidos, tempo para descanso, exercícios e a troca de experiências com outros educadores.
Veja mais: Como os professores podem aproveitar melhor o período de quarentena?
4. Estreite os laços e a comunicação
Uma boa comunicação entre escola, alunos e família sempre foi a peça chave para o sucesso da gestão escolar. Agora, esse relacionamento deve ser ainda mais valorizado, estreitando os laços para continuar a jornada educacional.
A escola deve manter canais abertos de comunicação com as famílias para enfrentar esta crise lado a lado. Saber ouvir os responsáveis, entender os alunos e se comunicar de forma clara é o caminho para ter mais confiança.
Confira 5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulas
A comunicação deve ser efetiva tanto para a escola, seus gestores e professores quanto para as famílias. Todos estão juntos buscando uma nova forma de aprendizagem, enfrentando anseios e buscando soluções.
5. Simplifique o pagamento da mensalidade escolar
Um dos grandes problemas de gestão escolar durante a suspensão das aulas é o atraso ou não pagamento das mensalidades escolares. Para simplificar a cobrança, o EduPay é o grande aliado do setor financeiro.
Ele está dentro do aplicativo da Agenda Edu e já faz parte da rotina escolar da família. Tudo é feito dentro do app, em poucos cliques a escola gera uma nova cobrança e os responsáveis recebem diretamente no celular, pagando via boleto ou até no cartão de crédito.
Leia mais: Dicas para usar EduPay na cobrança das mensalidades escolares em tempos de crise
O EduPay envia notificações automáticas para a família com lembretes do vencimento e a escola acompanha quem visualizou e quando, além de ter um controle rápido e fácil de quem já realizou o pagamento.
Tudo digital e sem burocracia
Simplifique os pagamentos utilizando o processo de cobrança digital, com segurança de ponta a ponta.
Mais simples e automático
Faça tudo com poucos cliques.
Livre-se de tarefas manuais e repetitivas todos os meses.
100% transparente
Sem custo de adesão e mensalidade, você só paga pelas cobranças pagas.
Para conhecer mais sobre o EduPay e tirar dúvidas, é só entrar em contato com a Agenda Edu.