História de Sucesso: Colégio RenovatusLeitura de 5 minutos

Agenda Edu 10 de maio de 2021
Equipe do Colégio Renovatus reunida no pátio da escola

author:

História de Sucesso: Colégio RenovatusLeitura de 5 minutos

Escola usa agenda digital de forma criativa na pandemia


Estar longe dos alunos não é nada fácil, mas algumas escolas contam com as soluções certas para encarar esse momento com inovação e esperança. O Colégio Renovatus é um exemplo perfeito de como se adaptar em épocas de crise.


Criado em 1963, a instituição de ensino sempre esteve no mesmo lugar. Sua criadora morava em uma casa e dava aulas na sombra de uma mangueira e um abacateiro. A casa se transformou em escola e as árvores continuam firmes e fortes no seu pátio. 


Os alunos e educadores acreditam que enquanto estiverem dando frutos, é sinal de que esse é o lugar onde devem estar, e os frutos são as novas gerações. 


Uma escola do século XXI


Apesar de já ter quase 58 anos, o Colégio Renovatus entende que é preciso estar em constante renovação, mantendo os mesmos valores. Por isso, sua proposta é voltada para ser uma escola do século XXI.


Segundo a gestora Alessandra, é muito importante estar atento às inovações e sempre se reinventar. “Essa escola do século XXI não está pronta, a gente tem que construir todos os dias”, explica. 


Com 700 alunos em Campinas (SP), a instituição funciona com um tripé: trabalho com habilidades e competências, bilinguismo e cultura digital. Para desenvolver essas metodologias, apostam em cultura maker, projetos mão na massa, design thinking, canvas, prototipagem e até aulas de programação.


Porém, não é só no currículo que a escola inova com uso da tecnologia, mas sim na própria comunicação, utilizando uma agenda digital. 


Comunicação escolar


O Colégio Renovatus usa Agenda Edu como seu canal oficial de comunicação há 3 anos e foi amor à primeira vista. “A gente sentiu necessidade de melhorar a comunicação com os pais e teve muita sinergia com os valores da Agenda Edu, como protagonismo, responsabilidade e sustentabilidade”, conta Alessandra.


A escola acredita que ter uma solução de engajamento é fundamental para transformar a família em uma parceira. Ainda mais no momento atual em que as aulas acontecem de forma remota e híbrida. 


“Não dá para pensar em uma escola remota sem uma ferramenta de comunicação, para falar de forma clara, limpa e direta. Isso facilita muito para entender o que os alunos e famílias precisam e para a própria escola explicar as escolhas que ela faz. Conheci a Agenda Edu em um evento e me apaixonei, saí de lá já uma parceira.”


Apoio na gestão escolar


Um dos grandes receios da escola era perder o controle da comunicação. “Eu pensava: poxa vida, a gente escreve na agendinha e a coordenadora olha, como vai ser isso agora? Hoje eu sei que a gente consegue fazer esse acompanhamento ainda melhor com Agenda Edu”, conta Alessandra.


No início, o colégio fez uma transição gradual, utilizando agenda de papel, digital e ainda e-mail. Agora, se pudessem dar uma dica para as escolas que estão inseguras, a gestora diz: “não tenha medo de mudar de uma vez. A mudança foi libertadora, centralizou a comunicação e criou uma comunidade muito fiel dos responsáveis ao uso da agenda digital.”


Dicas para manter a gestão de equipes durante o ensino remoto


Aproximação na pandemia 


Para lidar com o cenário desafiador da pandemia da Covid-19, o Colégio Renovatus contou mais ainda com a Agenda Edu. Assim, eles perceberam que as famílias se sentiam mais acolhidas ao utilizar um canal aberto.


“Para a gente, ter a solução na pandemia foi sensacional. A escola fechou em um dia, no outro já estava funcionando via Agenda Edu. Não utilizamos nem mesmo o WhatsApp, porque mesmo sendo rápido não é objetivo. Você acaba se perdendo nos grupos e recebendo várias mensagens, até de bom dia. Na agenda você tem tudo de forma eficiente, rápida e somente conteúdos feitos pela escola.”


WhatsApp na escola: quais são os problemas e soluções


As mensagens foram o grande apoio do colégio durante o ensino remoto, mas eles utilizam todas as funcionalidades de forma criativa. Até mesmo o álbum de fotos virou um grande aliado dos professores, que desenvolvem atividades e projetos com agilidade.


“Usamos como um álbum da própria escola, é como um registro histórico da nossa história. Além disso, toda a comunicação das aulas para os pais é enviada pela Agenda Edu, eles têm acesso ao link e conteúdos. A escola sem vínculo não acontece e sem a ferramenta adequada também não.”


Números de uso do Colégio Renovatus na Agenda Edu: 94% adesão de responsáveis, 194 mil mensagens, 15 mil fotos e 2 mil atividades

O colégio acredita que o relacionamento não se desenvolve somente com a linguagem, mas também com afeto e cuidado. Um fato curioso que aconteceu durante a pandemia é receber mensagens dos próprios alunos para gestores. “Acho fantástico, eles perguntam coisas simples ‘como a escola pensa tal coisa?’, isso aproxima, quebra barreiras e é muito poderoso”


Próximos passos


Atualmente, o Colégio Renovatus está funcionando de forma híbrida, mas com esperança de poder receber em breve todos os alunos. Para os próximos passos, eles esperam aderir ao EduGo para organizar a saída inteligente e aproveitar o Questionário de Saúde Covid-19 com informações diárias dos sintomas dos estudantes. 


Saúde na escola: como monitorar sintomas de Covid-19 nos alunos


“Escola tem que ter barulhinho de criança”, conta Alessandra, mas o mais importante é garantir a segurança de todos e contar com soluções que simplifiquem o dia a dia escolar. 


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *