Saúde na escola: como monitorar sintomas de Covid-19 nos alunosLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 29 de outubro de 2020
Pai ajustando máscara em filho para a escola

author:

Saúde na escola: como monitorar sintomas de Covid-19 nos alunosLeitura de 6 minutos

A volta às aulas presenciais traz muitos desafios para os educadores. O principal deles é garantir a saúde na escola. Para isso, é preciso monitorar os sintomas de Covid-19 nos alunos, colaboradores e acompanhar de perto os sintomas. 


Mas, como é possível fazer esse acompanhamento de forma rápida e prática? Entre as rotinas e demais tarefas do dia, fica difícil monitorar cada aluno individualmente. Entretanto, existem algumas maneiras de contornar esse problema. 


Navegue pelo artigo:


Monitore a saúde na escola

Questionário de sintomas de Covid-19


Como monitorar Covid-19 e saúde na escola


Gestores e professores estão se preparando há meses para a retomada das aulas presenciais. Várias instituições já voltaram para a sala de aula e muitas estão apenas aguardando a liberação da sua região.


Apesar de investir em diversos protocolos de segurança e saúde na escola, ainda assim é preciso estar pronto para possíveis casos de coronavírus na escola. Por isso, fique atento aos principais sintomas:


  • Febre 
  • Tosse seca 
  • Coriza e congestão nasal
  • Dor de garganta
  • Em casos mais graves, dificuldades para respirar

É importante que todos os colaboradores saibam identificar esses sintomas. Mas, também é necessário ter apoio dos responsáveis para garantir que os alunos só frequentem a escola se não tiverem nenhuma suspeita de Covid-19.


Além disso, também é recomendado que os estudantes fiquem em casa por pelo menos 15 dias em caso de contato com pessoas que apresentaram qualquer sintoma ou foram diagnosticadas. 


Distanciamento social na escola: como adaptar a infraestrutura


Monitore a saúde na escola


É necessário acompanhar a saúde na escola diariamente para evitar ao máximo a contaminação entre alunos e colaboradores. Para isso, os gestores podem utilizar alguns métodos:


Pesquisa com os responsáveis


Antes de retomar as aulas presenciais, a escola pode enviar uma pesquisa para os responsáveis informando sobre todos os protocolos e perguntando sobre a saúde dos alunos e familiares. 


Esse também é um ótimo momento para entender as dificuldades e necessidades de cada estudante e sua família. Essa pesquisa pode ser enviada pela Agenda Edu, utilizando a funcionalidade Comunicados na agenda escolar. 


Retorno das aulas: o que podemos aprender com os outros países?


Medição de temperatura


Muitas escolas já adotaram a medição de temperatura na entrada como protocolo. Porém, é importante ressaltar que nem sempre uma pessoa contaminada apresenta febre. Por isso, a medição deve ser complementada com outros métodos de prevenção. 


Baixe grátis: Guia completa de volta às aulas


Questionário de saúde na escola


Apesar de ser importante enviar uma pesquisa antes da volta às aulas e medir a temperatura, esses procedimentos ainda não são suficientes para garantir mais saúde na escola. 


O mais indicado é que os responsáveis respondam um questionário diariamente. Assim, a escola pode acompanhar com precisão o estado de saúde de cada aluno e conscientizar as famílias. 


Questionário de sintomas de Covid-19


Uma das soluções exclusivas da Agenda Edu é o EduGo. A plataforma ajuda sua escola a agilizar a entrada e saída de alunos, otimizando o tempo e ainda melhorando o trânsito. 


Segurança na escola: organize a entrada e saída de alunos


Agora, os responsáveis devem preencher um Questionário de Saúde antes de sair de casa, informando sobre sintomas dos filhos, dos moradores da casa e pessoas que tiveram contato. 


O próprio aplicativo indica se o aluno pode ir à escola ou não. Caso seja liberado, o sistema informa para a escola que o estudante está a caminho e você se prepara para recebê-lo no horário certo, evitando aglomerações na portaria. 


Mais segurança para sua escola


Utilizando o EduGo, a escola consegue visualizar facilmente e acompanhar o estado de saúde de todos os seus alunos. A plataforma mostra quem poderá ir para a aula e quem não pode, organizando a gestão escolar. 


Plataforma EduGo informando a saúde dos alunos

Na Escola Brasinha e Colégio Lyon, em Campinas (SP), o EduGo já é uma ferramenta essencial há 2 anos. Na volta às aulas presenciais em outubro, foi o apoio que a Gestora Educacional Thiara Pedico precisava para se sentir segura. 


“Os pais receberam um comunicado informando que todos os dias precisam preencher o questionário para entrar na escola. Fizemos um controle nos primeiros dias com tablets para quem não preencheu e agora todos já se acostumaram. O questionário passa mais segurança tanto para os colaboradores, quanto para os pais.”


Veja como Agenda Edu ajudou a Escola Brasinha e Colégio Lyon no ensino remoto


O EduGo é utilizado do Berçário ao Ensino Médio das escolas e está sendo um grande aliado para evitar aglomerações. Até o momento, não foi registrado nenhum caso de Covid-19, mas alguns alunos que adoeceram utilizaram o questionário para informar que não iriam para a aula.


“Eu acho que o fato de o pai ter que entrar no aplicativo diariamente e preencher também ajuda a pensar duas vezes antes de trazer para a escola. Isso ajuda na conscientização das famílias e na responsabilidade em preencher o questionário”, explica a diretora.  


Experimente EduGo na sua escola e conheça todas as soluções da Agenda Edu.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *