Volta às aulas: saiba como receber os alunos

Volta às aulas Agenda Edu
Leitura de 4 minutos

Integrar os novatos, acolher os veteranos e garantir que todos tenham um ambiente agradável, são pontos que requerem atenção na volta às aulas.

 

O momento de volta às aulas é de grande expectativa para todos que fazem parte do ambiente escolar, é o início de uma nova jornada, novos desafios e novos objetivos a serem alcançados.

 

É preciso integrar os novos alunos, acolher bem os veteranos e garantir que todos tenham um ambiente agradável para se conviver. Por isso, saber como receber os alunos é fundamental para que eles se sintam acolhidos pela escola e percebam que eles fazem parte daquele espaço.

 

Simples ações como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma – lembrando que as dinâmicas devem ser preparadas de acordo com o segmento que cada aluno pertence – fazem com que os alunos se sintam à vontade e acolhidos pela escola.

 

Além disso, é possível planejar outras ações para melhor receber os alunos nesse início de aulas, listamos algumas para você. Confira!

 

 


 

1 – Tenha um calendário escolar definido

Nada como começar o ano já com um calendário escolar definido, com feriados, eventos escolares e qualquer outro acontecimento relevante já listado. Assim, todos podem se organizar da melhor forma.

 

Baixe aqui nosso calendário escolar 2019

 

Além disso, compartilhando o calendário, os responsáveis que desejam programar viagens com os filhos já podem verificar as melhores datas para isso. Professores, têm a possibilidade de agendar a entrega de trabalhos, organizar atividades extracurriculares e dividir o cronograma de suas disciplinas de acordo com o número de aulas disponíveis, por exemplo.

 

2 – Apresente a escola

Apresente a escola aos novatos e aos seus familiares, é importante organizar uma equipe para recepcioná-los, mostre as dependências da instituição, apresente os docentes e faça com que alunos e responsáveis sintam-se à vontade no ambiente escolar.

 

Uma sugestão é propor que os estudantes mais antigos fiquem responsáveis por essa apresentação, assim, os novos já começam a conhecer a turma e há uma maior interação entre eles.

 

3 – Ofereça aulas iniciais diferenciadas

Defina com os professores como serão as primeiras aulas. Geralmente, as formações circulares facilitam a integração e por isso são mais indicadas do que fileiras.

 

Apresentar os conteúdos que serão trabalhados durante o ano letivo de forma dinâmica é uma boa maneira de aproximar cada vez mais os alunos e diversificar as aulas.

 

Já nas salas da educação infantil, aconselha-se a organizar cantos de brincadeira para entreter as crianças e já iniciar o processo de socialização e aprendizagem.

 

Leia também: Gestão escolar na educação infantil: o que precisamos saber?

 

4 – Receba bem as famílias

Faça com que os responsáveis participem da rotina escolar do alunos, não apenas no primeiro dia de aula, mas durante toda a jornada educacional do aluno.

 

A sugestão para o primeiro dia de aula, é que no horário de entrada, diretor e coordenador estejam no pátio para cumprimentar não somente as crianças e os jovens, mas também os responsáveis que costumam acompanhar os filhos à escola, além de tirar dúvidas e ajudar os alunos.

 

Destaque também a importância das famílias na participação no desenvolvimento e no processo educacional do aluno.

 

Leia também: A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

 

Atitudes como essas demonstram que os gestores estão atentos e interessados a acolher bem todos os estudantes e seus familiares.

 

Quer engajar ainda mais alunos e responsáveis com a escola? Conheça a Agenda Edu, o aplicativo de comunicação escolar que fortalece relações e aproxima os responsáveis do ambiente escolar!

 

 

Fonte: Nova Escola
Par – Plataforma Educacional