A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

App escolar
Leitura de 4 minutos

Você costuma acompanhar a rotina escolar do seu filho? Aliás, como é a sua rotina? Provavelmente, você acorda, toma café da manhã, leva o filho na escola, vai ao trabalho e retorna para casa já no fim do dia. Não se preocupe, essa é a rotina de grande parte de pais e mães no Brasil, um dia corrido, pouco tempo com o filho e pouco engajamento com a escola da criança. Mas afinal, como é a vida pós trabalho?

 

Alguns responsáveis acreditam que a educação do filho seja de total responsabilidade da escola, mas não é bem assim. Os pais possuem uma grande importância no processo educacional dos alunos. O engajamento familiar na vida escolar do estudante possui uma influência muito grande, seja ela ajudando na lição de casa, participando das reuniões e eventos escolares, incentivando-os, o aluno passa a ter um desempenho acadêmico muito melhor e uma motivação maior para futuros resultados.

 

Como participar da educação dos filhos?

 

Muitos pais se esforçam, mas não sabem como ajudar seus filhos a aprender melhor. Sendo assim, trouxemos 5 ações que você pode compartilhar com os pais ou responsáveis da sua escola, fazendo com que eles se aproximem, cada vez mais, da rotina escolar dos alunos.

 

São elas:

 

1 – Colocar a educação escolar no dia a dia. Converse sobre o que ele aprendeu no dia, como foi na escola, sobre os amigos. Com os mais velhos, fale sobre a faculdade, sobre as dificuldades, sobre o futuro.

 

2 – Valorizar o conhecimento, os professores e a aprendizagem. O aluno aprende o valor da educação quando percebe o quanto isso é importante para a família.

 

3 – Apoiar o protagonismo do aluno. Acredite que a criança e, principalmente, o jovem é capaz de realizar o que quer. Todos são capazes de aprender e fazer escolhas.

 

4 – Comparecer aos eventos escolares. A escola, muitas vezes, cria iniciativas visando a aproximação dos responsáveis, seja uma reunião, entrega de notas e trabalhos, apresentações, festinhas e etc.

 

5 – Ajude na lição de casa. A lição de casa é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Determine local e horário de estudo para seu filho. Para saber com mais detalhes como ajudar os alunos na lição de casa, clique aqui.

 

O que fazer para aproximar a família da escola?

 

Já a escola pode utilizar diversas estratégias para promover um melhor engajamento com os responsáveis, mas vamos citar algumas dicas que valem a pena ser seguidas.

 

Confira:

Apresente a proposta pedagógica

A escola deve estar preparada desde os primeiros dias de aulas para receber tanto os alunos, como os responsáveis. Apresentar as instalações, funcionários e, principalmente, apresentar a proposta pedagógica.

 

Realize eventos onde a família também participe

As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos responsáveis com a escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com os responsáveis se aproximem mais do ambiente escolar. Vale lembrar que, a escola deve estar sempre de portas aberta para recebê-los seja para o que for.

 

Utilize um aplicativo de comunicação

O aplicativo escolar facilita e melhora a comunicação entre família e escola. Imagine dar aos responsáveis a possibilidade de acompanharem diariamente a rotina escolar dos alunos. Informações sobre alimentação, atividades, mural de fotos, comunicados e eventos, tudo em seus celulares. Com a Agenda Edu, a escola consegue oferecer uma comunicação de qualidade, além de mensurar e acompanhar como está o engajamento de alunos e responsáveis com a instituição, podendo assim, criar novas ações de engajamento.

 


Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil, que ajuda escolas, alunos e responsáveis a estarem sempre em contato, estimulando uma convivência saudável e imprescindível entre todos eles.

 

Agenda digital da sua escola