Primeiro dia de aula: o que fazer para encantar os alunos?Leitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 17 de novembro de 2020
Alunos com mochilas correndo no corredor da escola no primeiro dia de aula

author:

Primeiro dia de aula: o que fazer para encantar os alunos?Leitura de 7 minutos

O primeiro dia de aula dá o tom para todo o ano letivo. Em 2021, a expectativa para uma nova etapa é ainda mais forte, já que passamos por um período muito desafiador e ainda precisamos nos adaptar com o ensino híbrido. Além disso, algumas escolas ainda estão exclusivamente com ensino remoto. 


Esse momento de acolhida e recepção é muito mais importante do que parece. Para a escola, é a chance de encantar os alunos, mostrar o seu planejamento pedagógico e as mudanças propostas. 


Para o professor, é a hora de compartilhar suas metodologias, práticas pedagógicas e conhecer os estudantes. Já para os alunos, o primeiro dia de aula traz sentimentos de ansiedade e expectativa. 


A sua escola já está se planejando para 2021? Você sabe como será o primeiro dia de aula? Continue a leitura para conferir algumas dicas:



O que você vai encontrar neste artigo?


O que fazer no primeiro dia de aula?

5 dinâmicas para o primeiro dia de aula


O que fazer no primeiro dia de aula?


Para garantir um dia de sucesso, é importante se planejar com antecedência. Todos os educadores e colaboradores precisam estar bem alinhados com o cronograma e as dinâmicas que serão feitas. 


Existem alguns pontos principais que não podem ficar de fora nesta data, veja quais são:


Recepção na entrada


Apesar de parecer clichê, recepcionar os alunos na entrada é bastante interessante. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Os gestores e até mesmo o diretor podem estar posicionados para dar as boas vindas aos alunos e famílias. 


Dessa forma, eles se sentirão acolhidos desde o primeiro momento. Também é recomendado espalhar monitores escolares e outros colaboradores em pontos estratégicos da escola, ajudando a indicar o caminho. 


Monitor escolar: qual é o papel dele na escola?


Lembre-se das famílias no primeiro dia de aula


Além da recepção na entrada, é importante sempre dar atenção para as famílias no primeiro dia de aula. Muitas vezes, os responsáveis estão ainda mais inseguros que os seus filhos e precisam de apoio. 


A escola precisa fortalecer laços com todas as famílias. Por isso, esteja pronto para tirar dúvidas, mostrar as novidades, apresentar novamente o plano pedagógico, como utilizar a agenda digital e até oferecer um tour. 


Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famílias


Apresentação do professor


O professor pode recepcionar os alunos na entrada da sala de aula. Antes do primeiro dia de aula, é importante planejar e ensaiar quais serão as dinâmicas e como você quer se apresentar para o estudantes. 


Esse é o momento de criar um vínculo com a sua turma, compartilhar experiências, interesses e expectativas para o ano letivo. Você pode colocar as cadeiras e mesas em círculo para criar um ambiente diferente e propor algumas dinâmicas para descontrair os alunos. 


Aproveite para falar sobre como serão as aulas, as avaliações e como funciona a agenda digital. É importante que os alunos estejam alinhados sobre os processos e boas práticas. 


6 habilidades do professor do futuro


Acolhimento de novos alunos


Quem já mudou de escola sabe como o primeiro dia de aula pode ser difícil. Portanto, a escola precisa ajudar os novos alunos a se sentirem mais confortáveis, apresentando as instalações e colaboradores. 


Uma ótima dica é apresentar os novos alunos para veteranos mais extrovertidos que já conheçam a escola. Crie grupos de apoio que ajudem os novatos a se integrar com a turma e tirar dúvidas de forma mais descontraída. Muitas vezes, o estudante tem vergonha de perguntar algo para o professor e se sente mais à vontade conversando com outro colega. 


Alunos no retorno das aulas: como lidar com o novo modelo de escola


Na hora das apresentar os novos alunos, lembre-se que muitos podem ser tímidos e ter medo de falar em público. Por isso, evite colocar toda a atenção em poucas pessoas e proponha dinâmicas para toda a turma. 


5 dinâmicas para o primeiro dia de aula


Se tem algo capaz de quebrar o gelo no primeiro dia de aula é uma boa dinâmica. Essa é uma ótima oportunidade para o professor conhecer melhor seus alunos e também para que eles conheçam o professor. 


Então, que tal inovar e colocar o educador também no foco da atividade? Confira algumas dicas para a sua escola:


1. Quem é o professor?


Escreva em pedaços de papel ou na lousa várias curiosidades verdadeiras e falsas sobre você. Pode colocar “vegetariano”, “tem dois cachorros”, “já morou na França”, “é filho único”, “adora refrigerante”. 


Espalhe as curiosidades entre grupos de alunos e peça pra eles tentarem adivinhar o que é verdadeiro ou falso. Faça duas colunas e peça para os estudantes marcarem a sua opinião. Depois, a turma vai se divertir bastante conhecendo melhor sobre o professor. 


2. Encontre alguém que…


Escreva várias características em papéis para distribuir entre os alunos. Cada um deve conter algo que comece com “Encontre alguém que…”. Pode ser alguém que adore cinema, fale dois idiomas, tenha pais adotivos, não gosta de redes sociais, sabe cozinhar. 


Cada estudante deve procurar um colega que se encaixe naquela característica. Assim, a dinâmica ajuda a desenvolver a empatia e conhecer algo diferente sobre outra pessoa. Se alguém não for escolhido por ninguém, vira “coringa” e deve contar uma curiosidade diferente. 

Ilustração do guia de volta às aulas com botão pata baixar agora

3. Painel de fotos


Antes do primeiro dia de aula, peça para cada aluno levar uma foto sua para a escola. Essa mensagem pode ser enviada pela Agenda Edu utilizando a funcionalidade Atividades. Portanto, lembre-se de pedir para que os alunos novatos e seus responsáveis baixem o aplicativo. 


Você pode pedir que sejam fotos de quando os alunos eram crianças, das suas férias, do seu lugar favorito ou outro tema. Durante a aula, crie um painel com todas as fotografias. Depois, peça para que cada estudante tente adivinhar quem é quem. 


4. Jogo dos favoritos


Escolha um tema, como música ou filmes. Então, peça para cada aluno dizer qual é o seu favorito. Tenha alguns em mente caso ninguém consiga participar primeiro, como Harry Potter, A Bela e a Fera, Piratas do Caribe.


Pense sempre no que é compatível com a idade dos alunos e ofereça diferentes gêneros. Depois, os outros alunos devem votar nos seus favoritos, dizer porque gostam ou não e o mais votado pode se transformar em uma sessão de cinema ou de música. 


Saúde na escola: como monitorar sintomas de Covid-19 nos alunos


5. Cápsula do tempo


Peça para os alunos escreverem o que eles esperam ter alcançado ao final desse ano letivo. Por ser algo que querem aprender, experimentar ou até mesmo fazer mais amizades. 


Coloque todos os papéis em uma cápsula do tempo (pode ser até uma caixa de sapato) e guarde. No último dia de aula, abra a cápsula e peça para cada estudante contar como foi o seu ano, se alcançou o que desejava e o que mais foi aprendido de forma surpreendente.


Calendário escolar 2021: baixe agora
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *