Plano de carreira: o que é, exemplos e como fazer o seu na educaçãoLeitura de 5 minutos

Tendências em educação 19 de junho de 2020
Professora com livro na sala de aula com alunos ao fundo exemplificando uma profissional com plano de carreira

author:

Plano de carreira: o que é, exemplos e como fazer o seu na educaçãoLeitura de 5 minutos

Você já parou para pensar em qual nível profissional você pretende estar daqui alguns anos? Se a sua resposta for negativa, saiba que um bom plano de carreira pode ajudar muito a nortear o seu caminho profissional e como ele deve ser perseguido até chegar no seu objetivo.


O plano de carreira é um instrumento fundamental para alcançar objetivos profissionais e também para reter talentos dentro de uma empresa, além de motivá-los a conquistar novas posições.


Descubra neste artigo o que é um plano de carreira, como ele pode ajudar na sua jornada profissional como educador e ainda veja alguns exemplos!


Boa leitura!



O que você vai encontrar neste artigo?




O que é plano de carreira?


O plano de carreira é uma ferramenta utilizada por empresas que visa projetar o caminho que um colaborador deve percorrer para que este atinja posições hierárquicas diferentes dentro da organização.


Dentro de um plano de carreira, o funcionário possui uma clareza muito maior de quais competências e habilidades ele deve desenvolver para alcançar uma determinada posição na empresa. Tudo isso é feito através de uma acompanhamento pela área de Recursos Humanos. Desta forma, é possível saber se o funcionário está indo ou não no caminho certo.


Webinar gratuito: Mantenha a equipe aberta para inovação


Geralmente, o plano de carreira é adotado por empresas maiores e com uma área de RH mais estruturada e que tenha capacidade para atender todos os profissionais daquela organização.


No entanto, além do plano de carreira aplicado por empresas, também existe aquele no qual o próprio profissional pode fazer e desenvolver o seu próprio plano de carreira.


Nele é possível haver uma detalhamento muito maior em relação às suas forças e fraquezas, talentos e habilidades a desenvolver, além de identificar com maior precisão qual é o seu real propósito profissional. 


Leia mais: Como os professores podem aproveitar melhor o período de quarentena?


Veja abaixo alguma dicas para desenvolver seu próprio plano de carreira!


Como fazer um plano de carreira?


O processo de criação de um plano de carreira individual não é uma tarefa fácil, afinal, é ele que irá nortear seu caminho profissional ao longo dos anos.


Para planejar um bom plano de carreira é necessário listar muitas coisas a respeito das suas metas, habilidades, vontades e até mesmo entender como o mercado de trabalho funciona.


Veja mais: 6 habilidades do professor do futuro


No entanto, se você ainda estiver tomado por dúvidas sobre qual carreira seguir, uma boa dica é investir seu tempo com um bom teste vocacional antes de criar um plano de carreira. 


Para ajudar você a planejar isso da melhor forma, veja algumas dicas importantes para esse processo.


Faça um mapeamento pessoal


Antes de qualquer coisa é muito importante que você faça um mapeamento pessoal e liste tudo aquilo que tenha a ver com seus valores, vontades, interesses, habilidades, medos, propósito, enfim, tudo que envolva suas características pessoais.


Todas essas informações vão ajudar você a compreender melhor qual caminho profissional dever ser perseguido.


Estabeleça metas e objetivos


É muito importante que você tenha muito claro qual é o seu objetivo profissional, seja em relação a qual cargo você deseja alcançar, qual empresa quer trabalhar ou qual função você quer exercer.


Baixe gratuitamente:
Kit do professor
Kit do diretor escolar


Tendo isso definido é hora de traçar seu plano de ação!


Trace suas estratégias


Provavelmente você ainda precisa conquistar algumas qualificações e habilidades para exercer a função que você determinou, certo?


Por isso, trace as estratégias para você chegar lá! Faça um curso de idioma se for preciso, busque qualificações ou qualquer outra experiência necessária para atingir a sua meta profissional.


Um bom plano de carreira consiste em metas claras e bem definidas, por isso, capriche bastante nessa etapa e siga seu plano de ação. Não se esqueça de fazer ajustes quando sentir necessidade!


Inspire-se em profissionais


Além de traçar seus próprios objetivos, não deixe de lado aqueles profissionais que te inspiraram para a criação do seu plano de carreira.


Procure ter contato com pessoas que te inspiram, peça dicas e acompanhe seu trabalho. Isso pode ser bastante motivador e inspirador para o seu próprio crescimento profissional!



Plano de carreira: exemplos


Antigamente era comum as empresas contratarem um funcionário e este passar anos e anos exercendo a mesma função, sem uma definição clara da carreira.


Em contrapartida, hoje em dia existem formas diferentes de acompanhar o desenvolvimento profissional de um colaborador dentro de uma organização.


Vamos conhecer agora um pouco sobre o plano de carreira em Y!


Plano de carreira em Y


A carreira em Y faz alusão a uma bifurcação, em que o profissional não está mais condicionado a escolher apenas um caminho de ascensão profissional, mas sim ter a opção de escolher qual caminho percorrer. Mas como isso funciona na prática?


No plano de carreira em Y o profissional pode escolher entre conquistar um cargo gerencial ou se tornar um especialista em uma área técnico em determinado setor da empresa.


[Jornada Edu em casa] Aprenda sobre formação contínua


Na primeira opção o profissional pode seguir um plano de carreira mais convencional, tendo a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades. 


Já no segundo caso se abre um leque maior de possibilidades, incluindo pesquisas de desenvolvimento de produtos, formação em MBA, entre outras especializações.


Agora que você sabe muito mais sobre como fazer um plano de carreira e qual a sua importância, veja também como conquistar o seu sucesso profissional!


Conheça o blog Orientu e saiba mais sobre orientação profissional, cursos e dicas.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *