Somente uma sala de aula virtual? Dicas para explorar o Google ClassroomLeitura de 7 minutos

Tendências em educação 8 de setembro de 2021
Imagem de uma pessoa segurando um tablet que mostra a tela inicial do Google Classroom

author:

Somente uma sala de aula virtual? Dicas para explorar o Google ClassroomLeitura de 7 minutos

Danielle Gonzaga
Assessora de Implantação da Agenda Edu



O Google Classroom é a sala de aula virtual do Google. Apesar de ter sido lançado em 2014, foi durante a necessidade de realização de aulas remotas gerada pela pandemia de Covid-19 que o gerenciador de conteúdos ganhou seu espaço nas instituições de ensino e corações de educadores por todo o mundo.


Disponível em sua versão web e também em aplicativo para Android e iOS, a plataforma é totalmente conectada a outros serviços Google, como: Google Drive, Google Calendar, Gmail, Google Docs e Google Forms. Assim, os clientes tem mais conforto e facilidade ao enviar e receber informações, criar enquetes, eventos e muito mais. 


Você sabia?


A Agenda Edu é parceira do Google. Aqui você pode:


  • Enviar arquivos diretamente do seu Google Drive;
  • Criar reuniões e outras comemorações on-line e já vincular uma videochamada do Google Meet, fazendo com que essa informação não fique disponível somente em seu calendário, mas na descrição do seu evento;
  • Fazer login direto com sua conta do Gmail: Esse mecanismo de login é conhecido como SSO (Single Sign-On) e possibilita que você tenha acesso à plataforma sem precisar preencher login e senha – basta autenticar e utilizar um cadastro que você já completou.


Mas assim como a sala de aula regular, o ambiente virtual de aprendizagem não pode ser um simples espaço de exposição de conteúdos, e sim uma ambiente rico de estímulos voltados a trocas de experiências e aprendizagens. 


Por isso, separamos algumas dicas essenciais para que você possa assegurar o protagonismo do aluno e inovação nesse novo espaço. Vamos lá?


Alcançando a sonhada interdisciplinaridade


Interdisciplinaridade é um conceito que busca a conexão entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais aprofundada e menos fragmentada a respeito dessas temáticas.


Qual é o professor(a) que não sonha em construir um planejamento de forma coletiva e dividir espaço de trabalho com um colega de outra área de saber? Através do Google Sala de Aula isso é possível. 


Que tal convidar professores de outras disciplinas para integrar e fomentar os debates na sua turma, analisando uma mesma questão sob diferentes perspectivas? 



Como promover a interdisciplinaridade na escola?


Cadê o debate que estava aqui? 👀


A interação entre alunos é fundamental para o desenvolvimento pessoal de cada estudante, afinal, é por meio do convívio que eles trocam conhecimentos, constroem valores e aprendem a se relacionar com o outro. Portanto, incentivar o debate nos espaços virtuais é um ponto crucial. 


Ao utilizar o Classroom, faça perguntas que provoquem a reflexão sobre as temáticas abordadas e permita que outros alunos façam comentários sobre as ponderações dos colegas. 



Para isso:


  • Busque sempre conectar os conteúdos trabalhados ao momento que estamos vivendo. Contextualizar é essencial para que o aluno consiga compreender o propósito de aprender sobre o assunto.
  • Ressalte a importância de considerar diferentes opiniões sobre uma mesma temática e não esqueça de reforçar que os argumentos são resultado não somente das vivências de cada estudante, mas também de dados e fatos. 

Indo além do livro didático


Para além do envio e recebimento de atividades, utilize o mural do Google Classroom para fazer uma curadoria de sites e portais seguros para busca de informações e outras mídias que podem facilitar o processo de aprendizagem. 


Documentários, playlists de músicas, podcasts e vídeos são uma excelente pedida para tornar o processo de fixação dos conteúdos de forma mais leve e conectada aos gostos e preferências de cada aluno. 


Crie novos desafios


Os professores não precisam ter medo de lidar com a Geração Z, mas sim encontrar caminhos para envolver ainda mais os seus alunos no conteúdo. O Google Classroom é um ótimo ambiente para lançar desafios e pensar em atividades fora da caixa. Encare esta ferramenta como uma solução de engajamento e não somente de lançar informações sem envolvimento dos estudantes. 


Que tal se render ao Tik Tok e pedir para que a turma grave vídeos e poste no mural? Você também pode criar quizzes, enigmas e propor dinâmicos para todos os alunos solucionarem juntos no ambiente virtual. 


Nem só de conteúdo é formada a escola


É consenso que a comunicação não pode ser resumida às interações que ocorrem em sala de aula (seja virtual ou presencial), portanto é necessário buscar recursos complementares para estreitar o elo família/escola. 


Pensando nisso, separamos algumas dicas para você:


1.No Google Classroom é possível criar chats com os alunos, o que é essencial para tirar dúvidas e compartilhar feedbacks sobre o seu desempenho. Mas não esqueça das famílias!  É necessário estabelecer um canal de comunicação efetivo para orientação desses sujeitos, personagens fundamentais para a efetividade das relações escolares.


História de sucesso: escolas trocam agenda digital para melhorar comunicação


2. Para além do pedagógico, é necessário cuidar do aspecto socioemocional dos alunos e responsáveis, seja daqueles que estão no ensino híbrido ou remoto. Pensando nisso, promova palestras para tratar sobre saúde mental e acolhimento. 



3. Busque meios de mensurar o engajamento dos alunos e dos responsáveis. Para além da preocupação com o envio de instruções sobre as atividades, é necessário compreender se todas estão sendo realizadas e se as famílias estão oferecendo suporte e acompanhamento necessário para a realização dessas tarefas. 


Banner com imagem de ebook e o texto: Manual de Marketing para Escolas. 10 passos para evitar que alunos e responsáveis ignorem os comunicados da sua escola. Baixe grátis.

Agenda Edu + Google Classroom?


Que tal combinar sua plataforma de gerenciamento de conteúdos com um espaço focado em comunicação e engajamento? Se liga nessas dicas:


  • Solicite atividades via Agenda Edu e receba via Classroom: lembra que comentamos da importância do acompanhamento familiar e de uma forma de mensurar a visualização dos seus envios? Aqui na Agenda é possível! Dentro da plataforma você consegue direcionar o roteiro de estudos para responsáveis e alunos e saber se eles visualizam o material com orientações. Bacana, né?
  • Após fazer uma curadoria de materiais de estudos e disponibilizar via Classroom, crie eventos para discussão e tira-dúvidas sobre os conteúdos trabalhados. Aqui na Agenda Edu você consegue criar um evento para toda a turma, o que possibilita a realização de um plantão pedagógico semanal ou um aulão de revisão do conteúdo. 

    Além disso, é possível também criar eventos para um grupo seleto de alunos. Que tal utilizar essa segunda opção para realizar orientações de grupos de estudos segmentados por área de interesse ou planejamento de seminários? 

    Outra vantagem é que o aluno(a) receberá lembretes sempre que esse evento estiver se aproximando.
  • Faça prints dos encontros síncronos e produções dos alunos e crie álbuns fotográficos temáticos para compartilhar com toda a turma. É importante oportunizar essa troca de experiências e saberes em contexto remoto ou híbrido. Para isso, você pode utilizar o mural de fotos da Agenda Edu. Esses registros ficam disponíveis para visualização e download

E você? Que boas práticas pode compartilhar sobre o uso do Classroom? Deixa aqui nos comentários. 


Fontes:


Blog aplicativos Android

Escolas Exponenciais

Techtudo


2 comentários
  1. ISABEL CRISTINA ARRAES DA SILVA

    É um avanço muito importante para as escolas.

    • Thais - Agenda Edu

      Com certeza, Isabel. Uma ótima solução para otimizar a sala de aula. Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog. 💜

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *