Como usar o LinkedIn e acelerar sua carreira na educaçãoLeitura de 5 minutos

Tendências em educação 26 de junho de 2020
Professora sentada na sala de aula e usando um notebook para aprender como usar o linkedin

author:

Como usar o LinkedIn e acelerar sua carreira na educaçãoLeitura de 5 minutos

Você já ouviu falar em uma rede social exclusiva para profissionais? Chegou a hora de aprender como usar o LinkedIn e fazer contatos importantes na sua carreira como educador, professor, gestor de escola. 


As redes sociais já são um canal importante de divulgação do seu trabalho, mas é interessante focar a sua atenção em uma plataforma que vai trazer mais resultados do que o Facebook, Instagram ou Twitter. 


Continue a leitura e aprenda como usar o LinkedIn para criar um currículo digital, fazer conexões e conseguir novas oportunidades: 



O que você vai encontrar neste artigo?


O que é o LinkedIn


Como usar o LinkedIn


Como usar o LinkedIn na educação



O que é o LinkedIn


O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e já tem mais de 300 milhões de usuários. Ele é utilizado exclusivamente para criar interações e manter relacionamentos com outros profissionais. 


É uma plataforma gratuita, com aplicativo para celular, para postar textos, artigos, fotos, vídeos e dividir a sua experiência com outros colegas. Você pode adicionar pessoas, curtir, compartilhar e comentar nas publicações. 


Leia mais: Plano de carreira: o que é, exemplos e como fazer o seu na educação


As empresas publicam vagas e prospectam novos colaboradores e os profissionais podem buscar por oportunidades e se candidatar.  


O Brasil é o quarto em número de usuários no mundo, já são 35 milhões de pessoas! Além disso, 90% dos recrutadores usam o LinkedIn regularmente para fazer seleções de emprego. 


Como usar o LinkedIn


Primeiro, é preciso criar o seu perfil. Em poucos passos, você preenche suas informações pessoais, acadêmicas e profissionais. É importante escrever com sinceridade e detalhadamente. Você pode também colocar um resumo da sua carreira e até anexar links. 


Depois, é só procurar por conexões, as pessoas que você quer adicionar no seu LinkedIn. Procure quem você já conhece e aqueles que gostaria de conhecer. É interessante focar em pessoas da sua área de atuação. 


Veja mais: Como os professores podem aproveitar melhor o período de quarentena?


Lembre-se também que a plataforma é um meio profissional. Portanto, é preciso atenção na linguagem e no que vocês está compartilhando. 


Como usar o LinkedIn na educação


Como educador, é importante acompanhar as tendências em educação e estar por dentro das ações desenvolvidas por escolas, gestores e professores. Confira dicas para alavancar sua carreira e crescer profissionalmente:


Networking


As conexões são a parte mais importante do LinkedIn e da carreira de qualquer pessoa. Alimentando seus contatos, você pode garantir dicas valiosas e oportunidades com potenciais empregadores ou clientes.


A educação se constrói em rede, crie vínculos e perca a timidez: esse é o momento de se engajar e conhecer novas pessoas que podem ajudar na sua carreira, assim como você também pode ajudá-las. 



Monte o seu portfólio


Você pode criar um currículo preenchendo os dados do seu perfil. Adicione todas as experiências de cursos, empresas e cargos com funções detalhadas. Também é interessante anexar links, fotos, vídeos e artigos que mostrem o seu trabalho mais detalhadamente. 


É fácil aprender como usar o LinkedIn como portfólio, é só não se esquecer de colocar uma boa foto, imagem de capa, título, resumo, personalizar a URL e atualizar sua rede com artigos para engajar seus contatos. 


Leia mais: 6 habilidades do professor do futuro


Acesse grupos de educação


Clicando em Soluções, no canto direito superior da tela, você encontra a opção Grupos. Agora é só encontrar páginas voltadas para educação e participar das discussões com outros educadores em todo o Brasil. 


Você ainda pode tirar dúvidas, criar debates e divulgar o seu trabalho para pedir dicas e trocar experiências com mais profissionais. 


Encontre empregos e trabalhos como freelancer


Mais de 20 milhões de vagas estão abertas na plataforma em todo o mundo. Mas como usar o LinkedIn para conseguir um emprego? Além de todas as dicas que já foram citadas, você também pode ir diretamente no LinkedIn Jobs.


É possível filtrar as oportunidades pela sua área, localização e cargo pretendido. Você também pode filtrar entre vagas efetivas e trabalhos freelancers, o que é uma ótima alternativa para melhorar o seu portfólio, ganhar mais experiência e conhecer diferentes aspectos do mercado educacional. 


Baixe grátis
Kit do professor
Kit do diretor escolar


Siga empresas


As empresas também estão presentes na plataforma e costumam publicar sobre a sua história, ações, campanhas e novidades. É importante seguir aquelas que você admira e busca contratação para estar por dentro de vagas e entender qual é o perfil corporativo. 


Estar próximo de empresas da área educacional é uma ótima forma de se conectar com o mercado, entender as tendências, melhorar a sua busca e especialização e conhecer novos profissionais. 


No LinkedIn da Agenda Edu, você encontra vagas na agenda escolar líder de mercado no Brasil e também acompanha os nossos conteúdos sobre educação e ações de cultura com os Agenda Lovers. 


Siga a Agenda Edu e conecte-se com educadores de todo o país para continuar a jornada educacional. 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *