Tendências em educação

Como preparar a sua escola para a BNCC

Já se perguntou até que ponto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode agregar ou gerar desafios para a gestão da sua escola? Esse é momento para se questionar a respeito dessa temática.


Afinal, é importante que responsáveis, professores, escolas e alunos estejam cientes do impacto que a novidade trará para o ambiente educacional. Para isso, no entanto, é importante, antes de tudo, entender o que é a Base. 


Entendendo a BNCC


A BNCC é um documento obrigatório para a elaboração dos currículos das escolas de educação básica no país, sendo orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Educação Básica.


Dessa forma, se torna mais fácil estabelecer conhecimentos, competências e habilidades para que os estudantes se desenvolvam ao longo da escolaridade básica.


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as instituições devem implementar a BNCC até 2020 e essas mudanças impactam a gestão escolar, uma vez que serão significativas tanto para as práticas em sala de aula quanto para os materiais didáticos. 


A relação da gestão escolar com a BNCC


O principal impacto será no planejamento escolar, currículo e, principalmente, no Projeto Político Pedagógico (PPP). É importante frisar que a Base Nacional Curricular Comum não altera o PPP, mantendo, assim, as singularidades dos métodos de ensino de sua escola.


Sendo necessário também ressaltar que a BNCC não é um currículo, é um documento objetivo para contemplar o que será aprendido e alcançado.


Com a Base, o que será alterado é o ensino, porém a forma como será feita é livre. Assim, a educação se torna mais justa e igualitária para todos, fazendo com que todos os alunos com Educação Básica aprendam o mesmo em sala de aula.


Ademais, o gestor ainda terá a liberdade para adotar um método de ensino diferenciado, trazendo novas propostas educacionais e escolhendo a melhor forma de ensinar para os alunos. Inclusive, outro ponto importante que diz respeito ao estilo de gestão, é o desenvolvimento de múltiplas competências.


Leia também: Conheça mais sobre as 10 competências da BNCC


A BNCC demanda mais atenção na liderança pedagógica e na revisão das próprias práticas escolares, propondo um modelo de ensino no qual o protagonismo do estudante seja priorizado. Dessa forma, o clima escolar e as relações humanas se tornarão mais agradáveis, fazendo com que esse processo de ensino seja mais abrangente. 


A importância de um bom planejamento escolar


O planejamento escolar é o registro de todas as definições de uma escola para o início de um novo ano letivo. Esse documento é o norte das atividades, portanto, se torna um compromisso de toda comunidade escolar com os objetivos da instituição.


Necessário em todo e qualquer tipo de negócio, o planejamento é importante principalmente para:


  • Garantir a aplicação das diretrizes nacionais e locais na construção dos currículos escolares;
  • Avaliar de que forma o Projeto Político Pedagógico está sendo aplicado no dia a dia da escola e se precisa ser revisto;
  • Organizar e facilitar a rotina do corpo docente da escola;
  • Elaborar o calendário escolar;
  • Definir os objetivos claros e pontos de feedback para toda equipe escolar.

É preciso ter em mente o fato de que o ciclo escolar é cheio de imprevistos, portanto, nem sempre será possível cumprir o planejamento escolar completamente como seria o ideal para a instituição.


Por isso, é importante parar e definir em alguns momentos ao longo do ano o que irá ser mudado no planejamento escolar e colocar em ordem tudo o que pode ter sofrido mudanças, também sendo importante saber admitir os pequenos equívocos e aprender a replanejar.



A adequação do Projeto Político Pedagógico (PPP)


Para adequar o Projeto Político Pedagógico (PPP) à BNCC, é preciso entender bem no que consiste o PPP e os principais critérios. É através do PPP que a imagem da escola é definida, contando com a ação ativa de todo corpo docente, responsáveis e alunos.


Leia também: O que são os 3Ps da gestão escolar


O desenvolvimento do PPP é obrigatório de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para tornar a educação democrática na escola. Para o projeto ser feito de acordo com a BNCC, ele deve conter:


  • Identificação, missão e valores da escola;
  • Forma de atuação;
  • Plano de ação eficiente;
  • Engajamento entre escola e responsáveis;
  • Entender as necessidades reais e as ambições escolares;
  • Transparência e comunicação ativa com os responsáveis;
  • Atualização dos materiais didáticos;
  • Reestruturação curricular;
  • Organização do trabalho para obter os resultados.

Dessa forma, há garantia do aumento da qualidade de ensino, além de haver maior engajamento dos responsáveis e o fortalecimento do vínculo entre a instituição, professores e alunos. 


O Currículo Escolar precisa ser bem elaborado


É válido ressaltar que a BNCC não é o mesmo que o currículo escolar. O currículo escolar é o caminho que garante os direitos e objetivos que a BNCC traz, ou seja, deve conter como ensinar, baseando-se nas propostas e estratégias para guiar o que acontece dentro de sala de aula.


Para que a construção do currículo seja a melhor possível para todos, é necessário contar com a participação do corpo docente e todos os representantes da instituição. Conhecer os alunos é um dos passos mais importantes para conseguir desenvolver uma melhor etapa no currículo escolar.


Na prática, o currículo deve conter as atividades que irão compor as aulas levando em consideração a rotina, espaços e materiais que a escola disponibiliza.


Como elaborar um bom currículo escolar de olho nas tendências


Cabe ao professor também identificar como os campos de experiência podem ser estudados em cada disciplina diferente, propondo novas formas de explicar o conteúdo para que o aluno ainda mantenha seu interesse como foco. 


Por isso, é importante levar em consideração o currículo o tempo inteiro, compondo-o com ações que realmente farão parte da rotina dos jovens e irão contribuir diretamente em sua formação.


Dessa forma, se pensarmos que o processo de aprendizado é mais efetivo quando há experiências oferecida aos alunos, pode-se concluir que esse jovem irá se relacionar melhor com a sociedade.


Conclusão


Nesse momento, a maior preocupação deve ser esclarecer as dúvidas de quem será afetado pela Base Nacional Curricular Comum.


Com isso, é possível garantir uma aplicação tranquila nas instituições escola mesmo com a grande mudança. O Descomplica para Escolas é um dos projetos que oferece os avanços na didática da sua escola, tornando-a mais tecnológica, relevante e atrativa para todos, de forma que a mudança se torne menos disruptiva. 


Quer saber como aplicar a BNCC em sala de aula? Baixe grátis nosso infográfico e confira!



Fontes:

Base Nacional Comum Curricular

Nova Escola

Movimento pela Base

Sebrae

Nova Escola – Gestão Escolar


Agenda Edu

Recent Posts

4 dicas para organizar o financeiro e investir em melhorias na escola

Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…

2 dias ago

Grupos de WhatsApp na escola: riscos para gestão e o engajamento

Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…

1 semana ago

Formatura na escola: um guia para planejar e executar o evento usando o SuperApp Agenda Edu

A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…

2 semanas ago

Modelos de comunicados escolares para enviar às famílias

Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…

3 semanas ago

Comunicação com a equipe escolar: como melhorar usando o SuperApp Agenda Edu

Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…

1 mês ago

Reta final Enem: dicas para otimizar o tempo e preparação dos alunos

 Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…

1 mês ago