Como preparar a sua escola para a BNCCLeitura de 6 minutos

Tendências em educação 23 de setembro de 2019
BNCC

author:

Como preparar a sua escola para a BNCCLeitura de 6 minutos

Já se perguntou até que ponto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode agregar ou gerar desafios para a gestão da sua escola? Esse é momento para se questionar a respeito dessa temática. Afinal, é importante que pais, professores, escolas e alunos estejam cientes do impacto que a novidade trará para o ambiente educacional. Para isso, no entanto, é importante, antes de tudo, entender o que é a Base. 

 

Entendendo a BNCC
 

A BNCC é um documento obrigatório para a elaboração dos currículos das escolas de educação básica no país, sendo orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Educação Básica. Dessa forma, se torna mais fácil estabelecer conhecimentos, competências e habilidades para que os estudantes se desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as instituições devem implementar a BNCC até 2020 e essas mudanças impactam a gestão escolar, uma vez que serão significativas tanto para as práticas em sala de aula quanto para os materiais didáticos. 

 

A relação da gestão escolar com a BNCC

 

O principal impacto será no planejamento escolar, currículo e, principalmente, no Projeto Político Pedagógico (PPP). É importante frisar que a Base Nacional Curricular Comum não altera o PPP, mantendo, assim, as singularidades dos métodos de ensino de sua escola. Sendo necessário também ressaltar que a BNCC não é um currículo, é um documento objetivo para contemplar o que será aprendido e alcançado.

 

Com a Base, o que será alterado é o ensino, porém a forma como será feita é livre. Assim, a educação se torna mais justa e igualitária para todos, fazendo com que todos os alunos com Educação Básica aprendam o mesmo em sala de aula.

 

Ademais, o gestor ainda terá a liberdade para adotar um método de ensino diferenciado, trazendo novas propostas educacionais e escolhendo a melhor forma de ensinar para os alunos. Inclusive, outro ponto importante que diz respeito ao estilo de gestão, é o desenvolvimento de múltiplas competências.

 

Leia também: Conheça mais sobre as 10 competências da BNCC

A BNCC demanda mais atenção na liderança pedagógica e na revisão das próprias práticas escolares, propondo um modelo de ensino no qual o protagonismo do estudante seja priorizado. Dessa forma, o clima escolar e as relações humanas se tornarão mais agradáveis, fazendo com que esse processo de ensino seja mais abrangente. 

 

A importância de um bom planejamento escolar
 

O planejamento escolar é o registro de todas as definições de uma escola para o início de um novo ano letivo. Esse documento é o norte das atividades, portanto, se torna um compromisso de toda comunidade escolar com os objetivos da instituição.

 

Necessário em todo e qualquer tipo de negócio, o planejamento é importante principalmente para:

 

  • Garantir a aplicação das diretrizes nacionais e locais na construção dos currículos escolares;
  • Avaliar de que forma o Projeto Político Pedagógico está sendo aplicado no dia a dia da escola e se precisa ser revisto;
  • Organizar e facilitar a rotina do corpo docente da escola;
  • Elaborar o calendário escolar;
  • Definir os objetivos claros e pontos de feedback para toda equipe escolar.

 

É preciso ter em mente o fato de que o ciclo escolar é cheio de imprevistos, portanto, nem sempre será possível cumprir o planejamento escolar completamente como seria o ideal para a instituição. Por isso, é importante parar e definir em alguns momentos ao longo do ano o que irá ser mudado no planejamento escolar e colocar em ordem tudo o que pode ter sofrido mudanças, também sendo importante saber admitir os pequenos equívocos e aprender a replanejar.

 

A adequação do Projeto Político Pedagógico (PPP)

 

Para adequar o Projeto Político Pedagógico (PPP) à BNCC, é preciso entender bem no que consiste o PPP e os principais critérios. É através do PPP que a imagem da escola é definida, contando com a ação ativa de todo corpo docente, responsáveis e alunos.

 

Leia também: O que são os 3Ps da gestão escolar

 

O desenvolvimento do PPP é obrigatório de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para tornar a educação democrática na escola. Para o projeto ser feito de acordo com a BNCC, ele deve conter:

 

  • Identificação, missão e valores da escola;
  • Forma de atuação;
  • Plano de ação eficiente;
  • Engajamento entre escola e responsáveis;
  • Entender as necessidades reais e as ambições escolares;
  • Transparência e comunicação ativa com os responsáveis;
  • Atualização dos materiais didáticos;
  • Reestruturação curricular;
  • Organização do trabalho para obter os resultados.  

 

Dessa forma, há garantia do aumento da qualidade de ensino, além de haver maior engajamento dos responsáveis e o fortalecimento do vínculo entre a instituição, professores e alunos. 

 

O Currículo Escolar precisa ser bem elaborado

 

É válido ressaltar que a BNCC não é o mesmo que o currículo escolar. O currículo escolar é o caminho que garante os direitos e objetivos que a BNCC traz, ou seja, deve conter como ensinar, baseando-se nas propostas e estratégias para guiar o que acontece dentro de sala de aula.

 

Para que a construção do currículo seja a melhor possível para todos, é necessário contar com a participação do corpo docente e todos os representantes da instituição. Conhecer os alunos é um dos passos mais importantes para conseguir desenvolver uma melhor etapa no currículo escolar.

 

Na prática, o currículo deve conter as atividades que irão compor as aulas levando em consideração a rotina, espaços e materiais que a escola disponibiliza. Cabe ao professor também identificar como os campos de experiência podem ser estudados em cada disciplina diferente, propondo novas formas de explicar o conteúdo para que o aluno ainda mantenha seu interesse como foco. 

 

Por isso, é importante levar em consideração o currículo o tempo inteiro, compondo-o com ações que realmente farão parte da rotina dos jovens e irão contribuir diretamente em sua formação.

 

Dessa forma, se pensarmos que o processo de aprendizado é mais efetivo quando há experiências oferecida aos alunos, pode-se concluir que esse jovem irá se relacionar melhor com a sociedade.

 

Conclusão
 

Nesse momento, a maior preocupação deve ser esclarecer as dúvidas de quem será afetado pela Base Nacional Curricular Comum.

 

Com isso, é possível garantir uma aplicação tranquila nas instituições escola mesmo com a grande mudança. O Descomplica para Escolas é um dos projetos que oferece os avanços na didática da sua escola, tornando-a mais tecnológica, relevante e atrativa para todos, de forma que a mudança se torne menos disruptiva. 

 

Quer saber como aplicar a BNCC em sala de aula? Baixe grátis nosso infográfico e confira!

ilustração com título "Competência gerais da BNCC"

 

Fontes:

Base Nacional Comum Curricular

Nova Escola

Movimento pela Base

Sebrae

Somos Par

Nova Escola – Gestão Escolar

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *