Como gravar vídeos e editar suas aulas onlineLeitura de 4 minutos

Tendências em educação 2 de junho de 2020
Computador e acessórios em uma mesa mostrando como gravar videos e editar

author:

Como gravar vídeos e editar suas aulas onlineLeitura de 4 minutos

As aulas remotas chegaram de surpresa para escolas e alunos e os professores precisaram adaptar e transformar seu modo de ensino. Uma das maiores dúvidas é como gravar vídeos e editar os conteúdos para manter a rotina escola. 


Existem vários programas disponíveis para uso no computador e até mesmo no celular. Escolha o que mais combina com o seu propósito e experimente edições simples. Não se esqueça de fazer um roteiro para a sua gravação ficar objetiva e atrativa para os alunos. 


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua


Separamos algumas dicas de programas e ferramentas que mostram como gravar vídeos e editar, confira a lista: 


Loom


O Loom é uma extensão do Google Chrome que permite gravar a tela, webcam e microfone do seu computador. É muito mais fácil de instalar e você só precisa ter o servidor do Google, mas também existe a opção de download do programa, disponível para Windows e MAC. 


Os professores podem gravar somente a câmera, somente a tela ou os dois. Após finalizar o vídeo, o arquivo é enviado para a conta do Loom e você pode cortar, baixar ou já compartilhar o link diretamente. 


Veja mais: Como gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


OBS Studio


O OBS Studio tem como gravar vídeos de várias maneiras e é uma das ferramentas mais profissionais. É um programa gratuito de gravação com um diferencial: permite que você grave a sua webcam ao lado de uma imagem, facilitando o uso de slides de apresentação.


Ele também faz transmissões ao vivo, inclui textos, efeitos e trilhas sonoras. OBS Studio está disponível para Windows, MAC e Linux. 


Leia mais: Dicas de ferramentas de escolas para aulas remotas


Inshot


O aplicativo queridinho das influenciadores digitais também pode ser muito útil para os educadores aprenderem como gravar vídeos e editar. É bastante fácil de usar e funciona para cortar, deslocar o fundo, adicionar texto e adesivos.


O Inshot permite colocar músicas, adicionar a voz a vídeos já criados, faz ajuste de brilho, contraste, saturação e tem diferentes filtros para você melhorar a imagem e chamar atenção dos alunos. 


Veja mais: Dicas para melhorar suas videoaulas e ensinar ao vivo


Você pode baixar no seu celular Android ou iOS e fazer tudo diretamente do seu celular com muito mais praticidade.  


Vivacut


O Vivacut é mais uma das ferramentas para videoaulas disponíveis no celular. Use o aplicativo para editar, cortar, mesclar, combinar vídeos e adicionar diversas trilhas sonoras. 


É possível escrever textos, emojis, fazer transições e efeitos, colocar filtros,  efeitos especiais e também editar em câmera lenta. Os arquivos são salvos até mesmo em Full HD e 4k. O aplicativo está disponível para Android e iOS


Leia mais: Dicas para preparar planos de aula online


Sony Vegas


Para quem prefere ferramentas mais robustas, uma ótima opção é o Sony Vegas. Aprenda como gravar vídeos com um dos softwares de edição mais avançados que está disponível no mercado. 


Além de editar, o programa também oferece legendas, importa animações em Flash, faz edição em 3D, tem diversas trilhas sonoras e mais de 300 efeitos e transições. 


Vale a pena investir, mas é importante que o professor já tenha um conhecimento prévio de edição ou esteja disposto a aprender e estudar bastante para dominar a ferramenta. 


Essas dicas estão ajudando você a melhorar suas aulas remotas? Compartilhe suas estratégias e dúvidas com educadores de todo o país no Fórum da Agenda Edu.


Como gravar vídeos e enviar para os alunos? 


Agora que você já sabe como gravar vídeos, falta o principal: enviar para os alunos. Com a Agenda Edu, você pode mandar os links das suas videoaulas utilizando a funcionalidade Atividades. 


Para vídeos longos, é necessário primeiro hospedar o arquivo em plataformas como Youtube, WeTransfer, DropBox e Google Drive. Depois, envie o link com mais indicações, materiais extras e tarefas.


Faça transmissões ao vivo


Para aulas ao vivo, você pode utilizar a funcionalidade Eventos e criar uma data para a transmissão. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangout Meet para todos que estiverem conectados. 


O aplicativo envia o evento para alunos e responsáveis que podem confirmar sua participação. Além disso, também são enviados lembretes antes da transmissão, garantindo que ninguém vai esquecer de assistir à aula.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *