4 iniciativas digitais que motivam alunos e famíliasLeitura de 4 minutos

Tendências em educação 6 de março de 2018
Alunos e família

author:

4 iniciativas digitais que motivam alunos e famíliasLeitura de 4 minutos

Tornar a escola mais atrativa tanto para os alunos como para os responsáveis é um grande desafio.  Atualmente, as tecnologias têm sido uma das melhores soluções para esse problema.

 

Existem algumas iniciativas que ligam tecnologia e educação que podem despertar ainda mais o interesse dos alunos em sala de aula e aproximar os responsáveis da escola, desde o ensino lúdico com robótica ao uso da agenda escolar digital.      

 

E hoje, você confere aqui no nosso blog, quatro iniciativas que podem ser aplicadas com alunos em sala de aula e aproximar os responsáveis da rotina escolar.  

 

São elas:

 

1 – Ensino de robótica e programação para crianças e jovens

 

Melhor do que brincar é aprender a construir o seu próprio brinquedo. Programar nada mais é do que criar uma série de instruções para se alcançar um objetivo. Com essa aprendizagem crianças e adolescentes podem criar jogos, aplicativos, programas para sistemas operacionais e uso no dia a dia, entre outras habilidades.

 

É com esse pensamento – e tornando lúdica a aprendizagem – que a robótica também tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas, oferecendo diversos benefícios para alunos.

 

Entre os benefícios temos:

 

– Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático;

– Melhoria da concentração e o foco;

– Melhoria da coordenação motora;

– Compreensão do uso responsável da internet e de outros meios tecnológicos;

– Desenvolvimento da criatividade, autoconfiança, autoestima e a socialização;

 

Além disso, através da aprendizagem, utilizando a tecnologia criativa, os responsáveis

podem estimular nos alunos o desenvolvimento de muitas aptidões de uma forma bem atrativa.

 

Para saber mais sobre o ensino de programação e robótica nas escolas, baixe nosso e-book.

 

2 – Gamificação na educação

 

“Gamification” ou “Gamificação”, é o processo de aprendizagem lúdica, por meio de jogos. A aplicação da gamificação é utilizada nas escolas como estratégia para atrair e engajar os estudantes. Ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

 

Uma dica é o MinecraftEDU, utilizado por quase mil escolas em mais de 40 países, o jogo requer que os alunos encontrem recursos, construam estruturas, além de promover a criatividade, colaboração e resolução de problemas em um ambiente imersivo.

 

Além disso, necessariamente, você não precisa aplicar a gamificação em jogos já existentes. Você pode explorar a gamificação através de dinâmicas com sua turma, o importante é trabalhar desafios ou missões que ajudem na aprendizagem.

 


 

3 – Aposte em novas metodologias

 

Procure interagir com os alunos de maneira constante. Utilize vídeos durante as aulas, exemplos do dia a dia, o ensino colaborativo, as experiências científicas e o uso das tecnologias são algumas das formas de engajar os alunos. Além disso, palestras, debates e apresentações podem ser uma maneira de inovar durante a rotina em sala de aula.

 

Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos também trazem bons resultados. Que tal praticar educomunicação para engajar os alunos? Um documentário, um jornal virtual, pesquisas na internet, fotografias externas, tudo produzido pelos alunos já faz uma grande diferença nas aulas. Você pode conferir práticas de educomunicação, clicando aqui.

 

4 – Utilize a agenda escolar digital

 

A agenda digital é uma das melhores soluções para aproximar a família da escola. Uma comunicação direta, onde os responsáveis podem ter acesso às informações escolares a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, os alunos conseguem ter uma melhor organização das atividades escolares.  

 

A ferramenta auxilia e aproxima os responsáveis do ambiente escolar, o que melhora o engajamento, além de ajudar as instituições educacionais a gerenciarem seus profissionais e otimizarem os processos de informações.

 

Com a Agenda Edu, a escola tem uma comunicação direta com os responsáveis, envia comunicados, eventos, atividades, compartilha fotos, resumo diário, tudo com poucos cliques. Além disso, é possível acompanhar a adesão e o engajamento, quantas pessoas aderiram à agenda, quantos responsáveis visualizaram, confirmaram e assinaram digitalmente as informações.

 

Antes de colocar essas iniciativas em prática, é preciso compreender é que as novas tecnologias precisam ser bem trabalhadas para oferecer aos alunos mais benefícios do que qualquer outro tipo de risco.

 

Se o uso for bem orientado, as tecnologias estimulam a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes.

 

Você também pratica alguma iniciativa digital na sua escola? Conta pra gente deixando um comentário. 😉

 

Agenda digital da sua escola
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *