Quais são as ferramentas digitais ideais para usar em sala de aula?

Assunto:
Ferramentas digitais
Leitura de 3 minutos

 

A tecnologia vem permitindo cada vez mais uma maior interatividade e acesso à informação dentro e fora da sala de aula. Tablets, lousas digitais, aplicativos escolares, agenda escolar digital, redes sociais, sites educativos, entre outros, já fazem parte da realidade de muitas escolas. Mas quais são as melhores ferramentas digitais para utilizar em sala de aula?  

 

Separamos para você alguns recursos tecnológicos que facilitam os processos da escola e melhoram as experiências dos alunos. Confira agora!

 

Jogos e animações

Os objetos digitais podem ser utilizados por educadores para facilitar o processo de aprendizagem, além de trabalhar conteúdos e competências de forma mais criativas.

 

A utilização de jogos no processo de ensino já é comum nas escolas, conhecido como “Gamification” ou “Gamificação”, esse processo de aprendizagem funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

 

Sites educacionais

Existem vários sites educacionais que podem auxiliar os alunos em suas pesquisas. Os sites permitem que os alunos busquem mais informações sobre diversos conteúdos. É muito melhor quando o estudante consegue visualizar o que os professores falam do que ficar apenas na imaginação deles.

 

Ambientes virtuais e plataformas adaptáveis

Os ambientes online de ensino e aprendizagem, facilitam a troca de informações e o acompanhamento do percurso pedagógico de cada aluno. O YoutubeEdu, por exemplo, é uma plataforma que disponibiliza vídeos educacionais produzido por professores de diversas áreas de conhecimento.

 

Além disso, existem as plataformas adaptáveis que oferecem diferentes tipos de atividades para cada aluno, onde é possível personalizar o ensino de acordo com a necessidade e o ritmo do estudante.


 

 

Ferramentas de gestão escolar

As ferramentas de gestão escolar tem com objetivo organizar os processos diários dos gestores e professores, dentro e fora da sala de aula. Existem recursos de gestão escolar que organizam o sistema financeiro da instituição, otimizam tarefas e monitoram o desempenho dos alunos.

 

Além disso, existem também plataformas que ajudam os professores a realizarem a gestão da sala de aula. A Agenda Edu, por exemplo, permite que o professor planeje e crie todo o conteúdo pedagógico em uma funcionalidade chamada Plano de Aula.  

 

Ferramentas de experimentação

As ferramentas de experimentação transformam os alunos em protagonistas e possibilitam que eles desenvolvam produtos e projetos. Ex.: metodologias como aprendizagem maker, onde os alunos colocam a mão na massa em busca da resolução de problemas, e educomunicação, que une educação e comunicação por meio de práticas que propõem uma intervenção das mídias, são algumas formas de dar autonomia para os alunos.

 

Leia também: Movimento maker na educação e a aprendizagem mão na massa

 

Os alunos também podem criar seus próprios podcasts, sites, livros digitais, jornais, vídeos e tantos outros formatos.

 

Aplicativos de comunicação escolar

Os aplicativos escolares facilitam as interações entre escola, alunos e responsáveis. É cada vez mais comum vermos instituições de ensino utilizando aplicativos de comunicação para aproximar a família da escola.

 

Um deles é a Agenda Edu, o aplicativo escolar que ajuda diariamente 1500 escolas e mais de um milhão de usuários a se comunicarem melhor. Com o app da Agenda Edu, a escola envia todas as informações do dia a dia escolar como comunicados, atividades, eventos, resumo diário, mural de fotos, além de trocar mensagens em tempo real com os responsáveis.

 

O aplicativo também permite que os responsáveis efetuem pagamentos escolares, sem precisar de casa. Tudo para otimizar o tempo da escola e aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos.  

 

Ainda não tem a Agenda Edu em sua escola? Conheça agora mesmo todas as nossas funcionalidades e venha fazer parte dessa revolução! 🙂

Veja mais!

Como a tecnologia pode auxiliar crianças com autismo
198
A tecnologia e a educação infantil são grandes aliadas e podem significar um passo muito importante no progresso de crianças com Transtorno do Espectr...
Gestão escolar e tecnologia: o que sua escola tem a ganhar com essa parceria
373
Ao adotar um bom software de gestão escolar, a instituição impulsionará a atuação de diversos setores, como financeiro, administrativo e pedagógico &...
BNCC, tecnologia e inovação
562
Por Marcelo Freitas –  Mentor em inovação educacional; Especialista em Gestão Estratégica e Capital Humano; CEO em EdTechs, escritor e pales...