Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?Leitura de 6 minutos

Gestão escolar 20 de novembro de 2020
Mãos de alunos utilizando celular com agenda escolar digital

author:

Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?Leitura de 6 minutos

Você percebe como a educação já evoluiu? Provavelmente, deve imaginar que as salas de aula atuais são muito mais tecnológicas, mas a escola em sua totalidade também deve evoluir. Assim, a agenda escolar digital é uma das soluções mais completas para sua instituição dar um largo passo à frente. 


Todos nós já utilizamos agenda de papel e até lembramos com carinho das anotações dos professores. Mas, apesar de ter sido uma peça fundamental na escola, hoje ela não é mais tão eficaz. 


As pessoas e a sociedade também evoluíram e agora podemos resolver tudo na palma da mão. Desde uma transação bancária, pedir comida e um serviço de transporte particular, tudo mudou para mais fácil e rápido


O que você vai encontrar neste artigo?


Como funciona uma agenda escolar digital?

Os benefícios da agenda escolar digital

Qual é o momento certo de adotar uma agenda escolar digital?


Como funciona uma agenda escolar digital?


Imagine centralizar toda a sua comunicação em um só local seguro. Para isso, você pode usar uma agenda escolar digital. É possível enviar comunicados, atividades em sala de aula e lição de casa, divulgar eventos e receber a confirmação, atualizar o diário dos alunos e muito mais. 


Dessa forma, os professores otimizam seu tempo de trabalho, a gestão tem muito mais controle e os alunos e responsáveis conseguem visualizar facilmente a rotina escolar. 


Agenda digital x agenda de papel


Na famosa agenda de papel, os professores escreviam comunicados importantes e bilhetes para os responsáveis. Os alunos anotavam suas tarefas e as famílias podiam se comunicar também escrevendo na agenda. 


Mas, cada bilhete só chega para os professores no dia seguinte e para os responsáveis no fim do dia. Além disso, era comum esquecer ou perder informações. Afinal, como é possível controlar tantas agendas ao mesmo tempo?


Com a agenda escolar digital, a escola economiza em média até 60% com papel e impressão. A rotina de toda a comunidade escolar fica muito mais fácil e é possível acompanhar quem visualizou cada notificação.


Visualize no infográfico a comparação entre agenda escolar digital, agenda de papel e WhatsApp


Os benefícios da agenda escolar digital


Como você já deve ter percebido, existem muitas vantagens da agenda digital. Uma delas é a segurança, já que a plataforma oferece seus termos de serviço e a sua própria política de privacidade. 


Mas, quer conferir mais alguns benefícios que vão além da comunicação básica?


Otimize a rotina escolar


Além de otimizar em até 16 horas semanais o trabalho da sua equipe, a agenda escolar digital é uma grande aliada em 2021. Mesmo voltando para aulas presenciais, o ensino híbrido ainda será a realidade na educação.


Com a plataforma, além de se comunicar com responsáveis e alunos e enviar todas as atividades, os professores também podem transmitir aulas ao vivo e reuniões de pais, enviar pesquisas e até monitorar sintomas de Covid-19.


Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


Facilidade na cobrança e pagamento escolar


Em uma agenda escolar digital completa, também é possível gerar cobranças com poucos cliques. Os responsáveis podem fazer o pagamento de mensalidades, fardamentos, passeios diretamente pelo celular por boleto ou cartão de crédito


Para a escola, é o fim das longas planilhas e estresse no setor financeiro. É muito mais fácil fazer alterações sem pagar nada a mais e equilibrar as contas da escola. 


Conheça a escola que leva menos de 30 minutos para gerar novas cobranças e conferir as pendências


Controle a inadimplência


Além de simplificar as cobranças e pagamentos, com uma agenda escolar digital completa também é possível diminuir a inadimplência na sua escola. Ao invés de fazer inúmeras ligações, o aplicativo faz cobranças automáticas.


No EduPay, os responsáveis podem parcelar a dívida no cartão de crédito e pagar em poucos minutos sem sair de casa. Agora, a escola também pode criar cobranças recorrentes, programadas para o ano inteiro, e até mesmo oferecer descontos para quem pagar com antecedência.


Diminua a inadimplência com cobranças recorrentes


Interação em tempo real


Além de receber notificações e visualizar pendências rapidamente, os responsáveis e alunos também podem se comunicar com a escola com a funcionalidade Mensagens. É possível falar diretamente com o professor, coordenador, financeiro e a escola também pode criar canais personalizados. 


Assim, as mensagens ficam registradas e centralizadas, evitando que as informações se percam em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.


Ebook Como engajar famílias no uso da agenda digital: baixe agora

Evite aglomerações na entrada e saída da escola


Outro problema enfrentado pelas escolas é a aglomeração na portaria no início e fim das aulas. Em 2021, esse problema é ainda mais grave, já que é necessário garantir o distanciamento entre cada pessoa. 


Em uma agenda escolar digital, você também pode adotar o aplicativo que agiliza a entrada e saída de alunos. Além de otimizar o tempo, o trânsito no entorno da escola ainda fica mais leve. 


No EduGo, agora você também conta com um Questionário de Saúde de Covid-19. Dessa forma, os responsáveis devem preencher os sintomas dos alunos antes de serem liberados para ir à escola, que já monitora em tempo real a saúde de todos os estudantes. 


Saúde na escola: como monitorar sintomas de Covid-19 nos alunos


Evite filas na cantina


Outra dificuldade enfrentada pelas escolas na retomadas das aulas presenciais é o controle da cantina. Na hora do intervalo, são formados filas de diversos alunos e bastante aglomeração. 


Mas, você também pode contar com uma agenda escolar digital que tenha uma solução para cantinas. No EduMenu, os alunos compram o lanche antecipadamente e recebem somente no horário marcado, sem fila e sem dinheiro físico e fichas de papel. 


Cantina escolar: como se preparar para a retomada


Qual é o momento certo de adotar uma agenda escolar digital?


Quanto antes, melhor! No seu planejamento para 2021, é importante incluir as soluções para escola que vão te impulsionar para o futuro. Porém, a mudança não precisa ser drástica.


Você pode utilizar a agenda de papel em conjunto com a agenda escolar digital, iniciar com alguns segmentos, como Educação Infantil, e fazer uma transição tranquila com os colaboradores e responsáveis. 


As grandes mudanças podem dar medo, mas são essenciais para a sua escola dar um passo à frente e se concentrar no que realmente importa: a educação!


Quer conhecer a Agenda Edu e transformar a sua escola em qualquer cenário em 2021? Experimente aqui!


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *