Sustentabilidade na escola: como levar esse dever para casa?Leitura de 3 minutos

Práticas pedagógicas 5 de junho de 2020
Visão de cima de mãos de criança brincando com papéis desenhados de duas lixeiras recicláveis e os lixos de cada uma para mostrar a sustentabilidade na escola dentro de casa

author:

Sustentabilidade na escola: como levar esse dever para casa?Leitura de 3 minutos

A sustentabilidade na escola já é um assunto muito discutido. Mas durante a pandemia do coronavírus, como podemos transformar em tarefa de casa? No Dia Mundial do Meio Ambiente, preparamos uma lista de práticas que podem ser feitas pelos alunos e famílias. 


A tecnologia deve ser uma grande aliada da escola neste momento. Os professores podem utilizar várias ferramentas para discutir e mostrar a importância de ser sustentável a preservar a natureza. 


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua


Dicas de sustentabilidade na escola para fazer em casa


Existem várias atividades de sustentabilidade na escola que podem ser levadas para a casa dos alunos. Confira algumas dicas de temas, dinâmicas e desafios para serem feitos com as famílias: 


Veja mais: Os benefícios de trabalhar a sustentabilidade nas escolas


Reciclagem 


Sua escola já costuma separar e reciclar lixo? Esse é um ótimo momento para estimular os alunos a fazerem o mesmo em casa. Comece enviando tarefas e materiais sobre a importância e função da reciclagem. 


Uma atividade interessante é pedir para separar o lixo por um dia ou uma semana, assim fica mais fácil entender a quantidade de lixo que produzimos em cada casa e como isso impacta o meio ambiente. 


Veja mais: Aprenda a praticar sustentabilidade em sua escola


Brinquedos recicláveis


Para as crianças da Educação Infantil, uma atividade super interessante é a criação de brinquedos recicláveis. Dessa forma, a diversão se mistura com a aprendizagem! 


Escolha materiais fáceis de serem encontrados em casa, como rolo de papel higiênico, papel, caixas, recipientes de plásticos e sacolas plásticas. O professor pode fazer a atividade junto com os alunos em uma transmissão ao vivo ou enviar um vídeo interativo com o passo a passo. 


Leia mais: Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


Economia de energia e água 


Agora que todos estão em casa durante o dia inteiro, o consumo de energia e água aumentou bastante. É interessante demonstrar os impactos desse crescimento no meio ambiente e como podemos reduzir.


Além de mostrar como economizar, a escola pode fazer um desafio e propor alguns minutos por dia sem gastar energia. Também pode desafiar a família a cronometrar quanto tempo passam no banho ou lavando louça e estipular um limite.


Leia mais: Dicas para preparar planos de aula online


Horta orgânica


Cultivar uma horta orgânica é uma ótima ação de sustentabilidade na escola que pode ser reproduzida em casa. Os alunos podem plantar uma pequena horta com ajuda dos pais no seu quintal. 


Para quem mora em apartamento, é possível fazer uma horta vertical na parede. Sugira plantas fáceis de serem cultivadas e aproveite para explicar os benefícios de consumir produtos orgânicos e como as plantinhas ajudam até mesmo a limpar o ar dentro de casa. 


Agenda digital 


Você sabe o quanto a sua escola gasta de papel? Utilizando uma agenda digital, você economiza até 60% ao ano com papel e impressão. Em 3 meses de uso, uma escola com 300 alunos economiza cerca de 300 folhas por aluno, o equivalente a 90.000 folhas e 4,5 árvores de eucalipto.


Calcule o quanto sua escola pouparia com a agenda digital


Com a Agenda Edu, você ganha muito mais do que economia e sustentabilidade na escola. A comunicação é mais rápida, efetiva e os gestores e professores continuam conectados com alunos e famílias mesmo com aulas remotas, estreitando os laços para manter a rotina escolar. 


A escola pode enviar atividades, dicas, materiais e videoaulas, fazer transmissões ao vivo, escrever comunicados e informativos e até mesmo gerar pagamentos e fazer cobranças automáticas.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *