Saiba como otimizar o tempo do seu professorLeitura de 6 minutos

Práticas pedagógicas 3 de outubro de 2019
Tempo do professor: Mulher em uma mesa com computado. Atrás dela há diversos livros, a mesma está assinando papeis.

author:

Saiba como otimizar o tempo do seu professorLeitura de 6 minutos

Lidar com os diversos desafios no dia a dia escolar não é uma tarefa fácil, porém, os professores conseguem equilibrar isso com maestria. Para isso, é necessário que exista uma gestão de tempo extremamente calculada, sendo cuidada dentro e fora de sala de aula, afinal, muito se faz por esse profissional após o término das aulas. 

 

A importância da gestão de tempo

 

Um bom planejamento se faz necessário para a rapidez das relações e das atividades cotidianas. É de extrema importância promover um ensino de qualidade, que faça jus a compreensão do aprendizado de diversos conteúdos a fundo.

 

A gestão do tempo, além de depender da organização pessoal de cada professor, também envolve a instituição e os alunos. É necessário que a escola facilite a rotina do professor com relação aos horários para que seja possível haver a organização ideal.

 

A otimização de tempo também é importante para despertar o interesse dos alunos e prender a atenção da turma, dessa forma, fica mais fácil fixar os temas, construir debates e trabalhar o rendimento da turma para melhor.

 

Foco na organização

 

Como fator fundamental, a organização define como vai funcionar a gestão de trabalho de cada um dos professores. Dessa forma, é possível que o profissional equilibre todos os seus afazeres profissionais com a sua vida pessoal.

 

É necessário que haja muito foco para elaborar um plano que o professor seja capaz de cumprir, assim, por mais que haja imprevistos no caminho, se torna mais fácil de controlar.

 

Sem falar que, com foco na organização, os alunos tendem a se sentir mais motivados com relação às aulas e os assuntos abordados. Para iniciar uma ótima gestão de tempo dentro de sala de aula, pode ser feito:

 

  • Agendamento: programação do dia, da semana e do mês. Se torna mais fácil para equilibrar quando as atividades estão agendadas.
  • Planos de aula: saber o que vai ser abordado em cada aula é crucial para economizar tempo e melhorar o aprendizado. Com a Agenda Edu, professores possuem acesso a centenas de planos de aula da Nova Escola integrados na agenda plataforma, saiba mais! 
  • Elaboração das atividades: quando feita anteriormente, se torna mais prático para elaborar questões sobre determinados assuntos.

 

Dessa forma, há a garantia de que a gestão de tempo estará aliada ao planejamento do professor. 

 

5 dicas para otimização em sala de aula
 

1-   Planejamento das aulas

Ao planejar todo conteúdo que será dado em sala de aula, é possível calcular, em média, quanto tempo levará a discussão, leitura ou os exercícios que serão dados juntamente com o assunto. Dessa forma, o aluno terá mais interesse no conteúdo e não sairá da sala com dúvidas.

 

2-   Chamada online

A tecnologia como aliada do professor se torna uma grande ajuda. Esse tipo de chamada faz com que haja conscientização sobre o uso de papel sem necessidade e, torna a prática mais rápida e eficiente já que irá diretamente para o sistema.

 

Leia mais: A importância do professor frente às novas tecnologias na escola

 

3-   Conhecer bem as turmas

É um desafio e tanto para alguns profissionais da área que muitas vezes trabalham em mais de uma turma, mas o ensino se torna melhor quando o professor consegue fazer essa distinção. Assim, é possível ver e entender qual é o melhor método para uma determina turma, isto é, identificar o perfil para ter uma solução.

 

4-   Compartilhar o cronograma

Quando os alunos podem acompanhar o que será dado em cada aula, se torna melhor para que as dúvidas sejam esclarecidas. Ao distribuir o conteúdo ao longo do semestre, o professor poderá ter uma visão mais clara sobre o tempo que precisará para abordar cada tema com suas turmas.

 

5-   Disponibilização do material online

Quando é possível compartilhar o material online, o professor deixa de carregar todo material de um lado para o outro, como livros, pastas e outros. Visando também os alunos, se tornará melhor para que os conteúdos tenham acesso anteriormente, assim, é possível que a turma chegue em sala com dúvidas já formuladas e, talvez, com exercícios prontos.

 

Além de economizar tempo, também é uma forma de cuidar do meio ambiente já que não se gastaria mais papel para imprimir esse tipo de material.

 

Otimização fora de sala  
 

O planejamento das aulas, elaboração de exercícios e provas, feedbacks para pais e alunos e correção de trabalhos são algumas atividades que ocupam a rotina de um professor fora de sala. O importante nessa etapa, é saber priorizar cada um desses momentos.

 

Conhecer as funções e reconhecer o tempo que levam para realizar já é um grande passo, mas é necessário saber filtrar o que é urgente e o que não é.

 

Dessa forma, as tarefas menos importantes podem ser resolvidas com mais calma diante da rotina escolar e as que são de extrema urgência, serão priorizadas. Assim, é possível aumentar a produtividade do professor para que haja maior controle fora de sala de aula.  

 

Conclusão

 

Atualmente, não são poucas ferramentas que servem como auxílio para o professor na hora de gerir o tempo, seja para planejamento de aulas ou para tornar as atividades mais dinâmicas. A tecnologia se tornou uma grande aliada, assim, é possível melhorar as práticas pedagógicas dentro de sala de aula.

 

Uma das ferramentas que pode ser um grande facilitador na hora de propagar o conteúdo, é o Descomplica para Escolas. Com ferramentas para otimização de tempo do professor – como acesso a um banco de questões para facilitar os exercícios e provas, organização escolar dos alunos com auxílio dos professores e melhorar a gestão de tempo com várias dicas. Sendo assim, vale a pena buscar meios para descobrir como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar.

 

Para saber mais sobre o produto é só preencher o formulário para um dos nossos especialistas entrarem em contato com você, clique aqui e otimize a vida da sua escola. 

 

Fontes:

Somos Par

Nova Escola

Sinpro-Es

Geekie

Portal Educação

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *