Os alunos aprendem diferentes conteúdos todos os dias, mas nem todos são assimilados no mesmo ritmo por toda a turma. Os professores devem acompanhar o rendimento dos estudantes e realizar intervenções pedagógicas quando necessário.
É importante que os educadores estejam sempre atentos para identificar quais são as dificuldades e transtornos de aprendizagem da turma. Durante a suspensão das aulas em prevenção ao coronavírus, essa atenção é ainda mais importante para manter a rotina escolar dos alunos.
Leia o manifesto da Agenda Edu – A Jornada educacional continua
As intervenções pedagógicas são interferências feitas pelos profissionais da educação quando percebem uma dificuldade no processo de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno. Seu objetivo é ajudar os estudantes a realmente compreender os conteúdos.
Leia mais: Dificuldade de aprendizagem: como ajudar os alunos a contorná-la?
É necessário trazer novos elementos para a sala de aula, mudar a abordagem e permitir que os alunos consigam pensar de uma forma diferente. São criadas novas estratégias para combater as dificuldades da rotina escolar e melhorar o relacionamento entre estudantes e escola.
Para saber qual é o momento certo para as intervenções pedagógicas, o professor precisa realizar avaliações periodicamente com os alunos. Assim, é possível analisar os resultados, junto ao psicopedagogo, para que o processo seja feito de forma específica e assertiva com as dificuldades que foram encontradas.
Veja mais: Como fazer acompanhamento pedagógico remoto
Ao perceber que existem estudantes que precisam de intervenção, os educadores já podem começar a planejar qual é a melhor maneira de adaptar as aulas para ensinar o conteúdo de forma diferenciada.
Os professores devem implementar no seu cotidiano o costume de avaliar e observar constantemente os alunos. Conhecer os estudantes é um dos papéis mais importantes de um educador, já que assim eles conseguem identificar quais estratégias serão mais eficazes na sala de aula.
Você percebeu que alguns alunos estão com dificuldade de aprendizagem e precisam de ajuda para absorver melhor o conteúdo? Chegou a hora de aplicar as intervenções pedagógicas.
Confira algumas dicas que podem ser utilizadas em sala de aula e em aulas remotas para melhorar o desempenho dos alunos:
Organizar os alunos em grupos e rodas de conversa é ideal para equilibrar a sala e estimulá-los a ajudarem seus colegas. Ao estudar juntos, eles conseguem entender o conteúdo de forma mais natural com uma aprendizagem horizontal (aluno com aluno), ao invés da aprendizagem vertical (professor para aluno).
Ao colocar estudantes que tenham dificuldade em uma matéria com outros que têm mais facilidade, eles também vão aprender sobre colaboração e como encontrar soluções em conjunto. O professor age como mediador, intervindo quando necessário.
Leia mais: Roda de conversa: como usar essa estratégia na sala de aula
Para realizar um grupo durante a suspensão das aulas, os professores podem utilizar a funcionalidade Eventos na Agenda Edu para fazer transmissões ao vivo. Os alunos participarão da chamada em tempo real e podem ser acompanhadas pelo educador.
Saiba como fazer videoaulas e transmissões ao vivo na Agenda Edu
A gamificação está cada vez mais presente na sala de aula. A tecnologia deve ser vista como uma aliada do professor e utilizada para complementar o estudo. Trazer o universo dos games para a escola torna o conteúdo mais atrativo e faz com que os alunos tenham um novo entendimento do conteúdo.
Os alunos se sentem motivados e desafiados ao estudar com tecnologia, se divertem mais e desenvolvem uma competição saudável, além de interagir com os colegas e tentar melhorar o seu desempenho.
Com a funcionalidade Atividades, a escola pode enviar dinâmicas com dicas de games para os estudantes. Que tal criar uma competição online? Crianças, jovens e responsáveis podem se envolver, aprender e se divertir.
Realizar revisões periodicamente é uma ótima maneira de garantir que os alunos terão contato com o conteúdo mais de uma vez. Essa é uma das formas mais comuns de intervenções pedagógicas e é bastante fácil de aplicar.
É importante que o professor faça a revisão com uma abordagem diferente da que foi utilizada quando o assunto foi ensinado pela primeira vez. Buscar novas estratégias, materiais e atividades fará com que o conteúdo seja melhor assimilado e desperte o interesse dos estudantes.
Os professores também podem utilizar a funcionalidade Mensagens para criar canais personalizados, como um plantão “Tira Dúvidas” e um “Correção de Atividades” para os alunos enviarem tarefas e receberem dicas e orientações.
Uma da intervenções pedagógicas que pode ajudar os alunos de forma mais ativa é a sala de aula invertida. Nesse método educacional, os alunos estudam o conteúdo previamente em casa com livros, vídeos e outros recursos.
Assim, os estudantes já entendem sobre o assunto que irão discutir e fazem exercícios e tiram dúvidas na sala de aula. Esse tipo de aula estimula o protagonismo do aluno e faz com que ele assuma o seu aprendizado.
Veja mais: Sala invertida como solução de engajamento na escola
Os professores podem utilizar a agenda digital para enviar conteúdos complementares para os alunos. Estimular o estudo em casa com videoaulas, plantão de dúvidas e sugestões de leitura são algumas alternativas para ajudar os estudantes a se aproximarem da matéria.
Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.
Fonte:
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…