Microlearning: conceito e dicas preciosas para sua implementaçãoLeitura de 6 minutos
Danielle Gonzaga
Pedagoga e assessora de Implantação da Agenda Edu
Um grande desafio encontrado diariamente por educadores de todo mundo é manter os discentes focados em suas atividades, fazendo com que a aprendizagem seja intensa e significativa. Para isso vale TUDO: seja fazer conexões com a realidade do educando, integrar elementos diretamente ligados aos seus interesses (como tecnologias digitais, redes sociais) ou até mesmo fragmentar o conteúdo em doses menores, foco do nosso artigo. Isso mesmo, hoje vamos trabalhar com o conceito de microlearning e os passos para sua implementação.
Começando pelo seu conceito
O termo tem origem no inglês e significa “micro aprendizagem”. Como seu nome mesmo explicita, a principal proposta dessa abordagem é transformar os conteúdos trabalhados em pílulas de aprendizagem de curta duração, que juntas representam o conhecimento integral sobre o assunto/conteúdo.
O principal objetivo é conseguir manter 100% da atenção do aluno direcionada aos estudos nesse período e permitir que ele possa assimilar as informações com maior facilidade.
Mas de onde surgiu essa história de microlearning? Calma que vamos te contar tudo ?️
Origem do termo microlearning
Segundo o blog Eleva, a abordagem é recente, pensada nos diversos estímulos que recebemos diariamente, principalmente em um cenário de ensino remoto ocasionado por conta da pandemia do novo Coronavírus, afinal, não é fácil se manter focado em longas videochamadas sem obter contato com colegas e professores.
Mas antes de fazer parte do leque de possibilidades da instituição escolar, empresas espalhadas pelo mundo já adotavam a abordagem para oferecer formação continuada para seus colaboradores. Os conteúdos considerados significativos para seu crescimento pessoal/profissional já eram compartilhados a partir de podcasts, tutoriais, textos e jogos com a duração média de 8 minutos cada.
Mas antes de falar de seus benefícios e implementação, é importante destacar que essa abordagem por si só não é suficiente para promover uma aprendizagem efetiva. Uma formação que mescle atividades assíncronas com dinâmicas de grupo é ainda melhor. Nada substitui a interação aluno/professor e aluno/aluno e as trocas de experiências que pode ocasionar.
Alguns benefícios do microlearning
- Favorece o protagonismo do aluno que pode montar suas próprias trilhas de aprendizagem (ordenando os conteúdos sugeridos);
- Permite que a criança possa escolher por qual dispositivo quer estudar;
- Trabalha com materiais simples de produzir e extremamente personalizáveis (como slides ou vídeos gravados pelo próprio professor). Com isso, é possível focar nos pontos em que a turma possui maior dificuldade ou agregar elementos que os estudantes apreciem (como músicas, trechos de séries, memes) para tornar o conteúdo mais leve;
- Otimiza o tempo dos professores e alunos;
- Possibilita uma melhor assimilação do conteúdo estudado pelo aluno (o que deve ser complementado com atividades práticas para que a criança possa exercitar e fixar o que aprendeu);
- Por ser digital, não requer novas verbas ou materiais de alto custo.
#dicaAgenda: Que tal usar as técnicas de microlearning para dar spoilers de suas aulas presenciais, despertando o interesse de seus alunos? Experimente fazer um vídeo de alguns segundos trazendo o que será trabalhado durante a semana e depois compartilha aqui com a gente! ?
Como implementar?
☑ Pense seu planejamento nesse novo formato: fragmente os conteúdos em pílulas do conhecimento. Não esqueça de se certificar que o conjunto de pílulas contempla as metas planejadas para aquele período, além de mensurar o tempo que será direcionado e os recursos necessários;
☑ Nesse formato, objetividade é tudo, então seja estratégico. Utilize narrativas atrativas e exemplos que despertem a curiosidade do estudante para se aprofundar na temática estudada. Faça uma curadoria de materiais sobre o tema e ofereça como elementos complementares;
☑ Lance o desafio de volta para as crianças: para identificar se os alunos gostam e se identificam com a abordagem, considere implementar como método avaliativo a produção de pequenos podcasts/vídeos ou outros recursos digitais pelos alunos com base naquilo que aprenderam. Esse material pode até ser utilizado como inspiração e material de apoio para turmas futuras;
☑ Utilize abordagens combinadas: microlearning e gamificação, por exemplo, são uma combinação dos sonhos.
☑ Organize BEM seus recursos: lembre-se que por serem conteúdos fragmentados, o volume de materiais que você precisará elaborar será bem maior. Mantenha tudo ajustado de forma que seja fácil identificar a revisar em um momento posterior.
Gostou das dicas que separamos para você? Qual você implementaria no seu cotidiano?
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Fontes: