Como fazer avaliações online em aulas remotasLeitura de 3 minutos

Práticas pedagógicas 15 de junho de 2020
Estudante comemorando em frente ao notebook pelas suas avaliações online

author:

Como fazer avaliações online em aulas remotasLeitura de 3 minutos

As avaliações online devem ser pensadas em um modelo diferente de aprendizagem: lembre-se que o conteúdo está sendo abordado de uma nova maneira na educação remota e a avaliação precisa ser condizente com esse  processo. 


É importante pensar em métodos contínuos e diversificados. Dessa forma, os professores conseguem entender a evolução dos alunos e trazer mais interesse e engajamento para as provas e projetos. 


Confira conteúdos para a sua escola na educação remota


Para fazer uma boa avaliação, a escola deve se perguntar: o que os alunos estão aprendendo? Quais estão sendo as dificuldades? O que falta aprender? O que podemos fazer para sanar as dúvidas?



O que você vai encontrar neste artigo?




Projetos


O modelo de provas convencional não é muito apropriado para avaliações online. Ao invés de responder várias questões de A, B ou C ao fim de um período ou bimestre, que tal propor projetos? 


Assim, os alunos têm a chance de mostrar o que aprenderam ao longo do tempo, se envolvem mais com o conteúdo e exploram outras formas de aprender que vão além das provas. 


Veja mais: Como fazer acompanhamento pedagógico remoto


O professor de literatura pode pedir uma trilha sonora para o livro, mostrando que o aluno leu e entendeu a história. Já o de geografia pode criar viagens virtuais, o de ciências pode fazer experimentos caseiros e o de matemática pode até calcular quanto sabão em pó é preciso para lavar roupas. 


Avaliações online durante a aula


Durante a aula, o professor já consegue avaliar o avanço dos alunos. Nas videoulas e transmissões ao vivo, isso também é possível. Combine com os alunos uma forma de tirar dúvidas, abordar perguntas e deixar eles responderem algumas questões. 


Leia mais: Dicas para melhorar suas videoaulas e ensinar ao vivo


Quizz e games


Ensinar o conteúdo em diferentes tópicos é uma boa estratégia para as aulas remotas e o professor pode fazer pequenas avaliações ao final de cada tópico para saber quais alunos estão precisando revisar o conteúdo.


Você pode utilizar ferramentas como Kahoot! e Plickers para criar um quizz e ainda receber dados e gráficos com as respostas. Outra alternativa interessante é apostar na gamificação. Os jogos são uma excelente forma de engajar os alunos e fazer com que os colegas estimulem uns aos outros. 


Veja mais: Dicas de ferramentas para escolas em aulas remotas


Autoavaliação


A autoavaliação já é um método utilizado por várias escolas. Neste momento, é importante saber como o aluno está se sentindo, quais são as suas maiores dificuldades e o que ele tem vontade de aprender. 


A escola também pode pedir uma avaliação para os responsáveis para entender melhor como é a rotina dos estudantes em casa e o que pode ser feito para facilitar no processo de aprendizagem remota. 


Leia mais: Como incentivar a participação dos pais no dever de casa?


Como manter os alunos engajados


Para fazer as avaliações online, é preciso manter o engajamento dos alunos nas aulas remotas e garantir a continuidade da rotina escolar. Para se conectar com estudantes e famílias, a agenda escolar é a melhor opção.


Com a Agenda Edu, a escola tem uma comunicação rápida e efetiva. É possível enviar atividades, dicas, materiais e videoaulas, fazer transmissões ao vivo, escrever comunicados e informativos e até mesmo gerar pagamentos e fazer cobranças automáticas.



Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


2 comentários
  1. GEOVANA APARECIDA TEIXEIRA IZIDÓRIO

    Bom dia. Gostaria de dicas para reunião com pais mas, de forma virtual. Grata e no aguardo.

    • Agenda Edu

      Oi, Geovana, tudo bem? Estamos preparando um artigo sobre reunião de pais, fique ligada nas novidades aqui no blog. :) Enquanto isso, você pode conferir algumas dicas aqui: https://bit.ly/2zGX2fR

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *