Você já ouviu falar sobre alfabetização matemática? É muito provável que não saiba muito sobre isso, já que estamos bastante acostumados a alfabetizar crianças somente de forma letrada.
Quando lembramos dessa época na escola, logo imaginamos um quadro cheio de letras, alunos aprendendo a ler e escrever, paredes cheias de imagens, frases e cores para estimular a aprendizagem.
Quem não ficou ansioso em participar da famosa festa dos doutores do ABC? Estudantes e responsáveis se reúnem em quadras e auditórios das escolas para mostrar com orgulho que aprenderam a ler.
Mas, você já parou para pensar que a alfabetização pode ser muito mais do que isso e que a matemática também deveria ser incluída? Continue a leitura para saber mais.
Falar sobre isso ainda causa muito estranhamento, até mesmo entre professores e pedagogos. É muito comum pensar que o primeiro grande processo de escolarização é aprender a leitura e a escrita para só depois desenvolver outras habilidades.
A alfabetização matemática nada mais é do que o entendimento de que as crianças já têm contato com números desde cedo, em brincadeiras e no seu cotidiano, e devem explorar essa aprendizagem na sala de aula.
É comum que os alunos aprendam matemática de forma mecânica, decorando sequências, tabuadas e conceitos que não fazem tanto sentido na sua realidade. Esses estudantes acabam levando essa dificuldade em toda a sua vida escolar, sentindo cada vez mais dificuldade.
No futuro, essa conta não fecha, já que a matemática sempre tem um grande peso nas provas de vestibular e concursos, inclusive no Enem. O resultado são jovens que nunca aprenderam a gostar dos números de uma forma leve e natural.
Para que os alunos adquiram conhecimentos matemáticos, eles precisam desse contato desde cedo para que se sintam seguros. Os professores têm um papel fundamental na alfabetização matemática, mostrando que é possível aprender e evoluir naturalmente.
Isso é muito mais simples do que parece. Os números sempre foram presentes na nossa vida, seja na brincadeira de esconde-esconde, contando brinquedos, biscoitos, pulos na amarelinha e muito mais.
As crianças aprendem bastante com a observação e explorando seu próprio ambiente. Elas conseguem pensar logicamente, brincar seguindo regras, organizações e até mesmo contar por prazer.
O papel dos educadores matemáticos é desenvolver e contextualizar o conceito dos números, ensinando a seriar, fazer correspondência, classificar, agrupar, nomear e simbolizar. E, para aprender, é preciso praticar.
Pode parecer difícil, mas iniciar a alfabetização matemática pode ser muito mais simples do que se imagina. Confira alguns exemplos:
A própria sala de aula já pode ser uma grande aliada no aprendizado da matemática. É o espaço em que acontecem as interações, diálogos e descobertas, por isso é tão importante saber aproveitá-lo.
Leve em conta o brincar e o estímulo à imaginação das crianças para que elas saibam se expressar. Uma ótima opção é colocar um quadro de números ou tabela numérica para que os alunos possam consultar e explorar.
Também é interessante colocar diferentes símbolos numéricos com algarismos de 0 a 9 para que as crianças consigam formar qualquer numeral. Potes com vários materiais de contagem como bolinhas de gude, tampas ou clipes.
Convide os alunos para refletir sobre a diferença entre letras e números, mostre como eles estão presentes no nosso dia a dia. É possível falar sobre quantidades contando quantos alunos têm na sala, quantas bolachas trouxeram para o lanche, quantos cadernos e canetas.
Em estimativas, questione quanto tempo eles levam para chegar na escola, quantas bolinhas tem naquele pote. Faça comparações entre maior e menor, onde tem mais objetos que outro local.
Uma ótima atividade é passear pela escola para localizar números, como nas salas, cantina, parquinho. Também é possível pedir para que eles façam essa mesma dinâmica em casa, com ajuda dos responsáveis.
Use a sua imaginação, traga jornais e revistas para recortar e criar cartazes, crie peças ou músicas em que cada número tem a sua história, mostre que estudar matemática pode ser divertido!
A alfabetização matemática vai além de saber ler e escrever os números, é mostrar como eles fazem parte da nossa vida e garantir que os alunos tenham uma aproximação que será essencial na sua vida escolar.
Fontes:
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…