Como criar um plano de estudos eficaz?Leitura de 4 minutos

Práticas pedagógicas 3 de julho de 2020
Jovem estudante lendo um livro em casa no seu plano de estudos

author:

Como criar um plano de estudos eficaz?Leitura de 4 minutos

Nossas vidas mudaram no início do ano com a evolução da pandemia ao redor do mundo. Quando sentimos o impacto diretamente, surgiram questionamentos constantes sobre como dar continuidade aos principais pilares do nosso dia a dia, especialmente no âmbito da educação e no plano de estudos.


Ensinar sempre apresentou desafios, mas foi necessário voltar ao lugar de aprendizado para adaptar tudo o que já conhecíamos. E quando nos colocamos no lugar de aprendizado, encontramos oportunidades!


Por isso, vamos dar dicas incríveis para montar um planejamento de estudos que seja eficaz para ajudar sua escola a enfrentar o momento e sair da crise ainda mais forte. Vamos juntos?


Abrace a metodologia online


A educação online é diferente da presencial em muitos aspectos, mas isso não a torna inferior! Estamos em um processo de adaptação e o melhor que podemos fazer é de fato abraçar a metodologia que temos em mãos para torná-la a melhor ferramenta possível.


Confira conteúdos exclusivos sobre educação remota


Experimente todas as possibilidades que o novo e o tecnológico apresentam, seja em comunicação, organização e interação entre você e seus alunos.


Para te ajudar nessa, o Descomplica criou o e-book Sala de Aula Descomplicada. O objetivo é aumentar o engajamento dos alunos em suas aulas e fazer com que o processo de aprendizagem continue acontecendo!


Explore ferramentas de organização


Muitas escolas têm experimentado ferramentas de comunicação para adaptar suas aulas à metodologia online. Nós sabemos o quanto essas plataformas ajudam na hora de executar o plano de estudos. Porém, queremos apresentar algumas ferramentas que podem facilitar muito o processo de planejamento em si: as ferramentas de organização.


É muito comum a utilização de planilhas em um ambiente escolar (mesmo virtual), mas como nossa proposta é incentivar a inovação para que escolas se desenvolvam ainda mais através da tecnologia, seguem nossas dicas:


  • Trello: O Trello funciona em formato kanban e te permite organizar seu conteúdo em listas verticais. Dentro da plataforma, você pode criar um quadro referente ao planejamento do semestre, criar listas que representam a evolução do seu plano de estudos e cartões com o nome das disciplinas, além de adicionar descrições, anexos, checklists, prazo e responsáveis. Sim, você pode compartilhar o quadro com equipes e tornar o processo ainda mais colaborativo!
  • MindMeister: Com o MindMeister, você cria mapas mentais online. Dentro do mapa de planejamento de estudos, você pode criar tópicos que sejam referentes a cada semestre do ano e adicionar subtópicos infinitos com as disciplinas, os conteúdos abordados em cada disciplina e muito mais. Você também pode adicionar notas aos tópicos e subtópicos, links e anexos.
  • Notion: Com o Notion, você pode criar uma documentação completa do seu plano de estudos! A plataforma te permite criar um menu que leve à documentos em formatos diversos (textos, planilhas, quadros de imagens, listas) que podem ser personalizados. O compartilhamento também está disponível e a plataforma permite que você tenha acesso à todos os documentos necessários em um só lugar. 

É importante sempre levar em consideração a identidade da própria escola, juntamente com seus colaboradores e gestores. Dessa forma, o planejamento pode ocorrer com maior fluidez e eficácia!


Confira mais dicas de ferramentas para escolas


Junto com o e-book Sala de Aula Descomplicada, o Descomplica também produziu um e-book sobre o Diagnóstico Descomplica e uma checklist exclusiva para auxiliar na implementação. Com esse conteúdo, você pode aprende a analisar a performance dos seus alunos, obter insights valiosos sobre o desenvolvimento da turma e da escola e otimizar suas aulas para que elas sejam ainda mais eficazes.


Invista em ferramentas de conteúdo


Com as adaptações necessárias, muitas escolas encontraram dificuldades para produzir conteúdos próprios, exibir aulas onlines, gerenciar o desempenho e engajamento de seus alunos e exercitar o conhecimento passado. Mas com as plataformas de ensino online, sua escola pode garantir maior leveza durante o processo e obter resultados ainda melhores!


O Descomplica para Escolas, por exemplo, tem uma plataforma completa e oferece muitas funcionalidades incríveis. Dá uma olhada:


  • biblioteca de videoaulas com todas as disciplinas do Ensino Médio;
  • conteúdos abordados no Enem e principais vestibulares do país;
  • materiais de apoio e testes de verificação dentro das aulas;
  • listas de exercício personalizáveis com correção automática em tempo real;
  • relatório de performance dos alunos;
  • adequado à BNCC.


Com quase dez anos de experiência, o Descomplica é especialista na junção de educação e tecnologia e tem como objetivo distribuir ensino de qualidade e proporcionar experiências transformadoras para gestores, colaboradores e alunos.


Com as dicas que demos e a implementação de cada uma delas, você e sua escola podem aprimorar ainda mais a organização e eficiência das aulas! E nós queremos, mais do que nunca, ajudar nesse processo.


Para saber mais sobre as soluções do Descomplica para Escolas, acesse o site e entre em contato.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *