Arte na Educação Infantil: atividades para engajar no ensino remotoLeitura de 6 minutos

Práticas pedagógicas 15 de julho de 2020
Criança com mão de cheia de tinta brincando com arte da Educação Infantil

author:

Arte na Educação Infantil: atividades para engajar no ensino remotoLeitura de 6 minutos

Você se lembra das atividades de arte na Educação Infantil? Os desenhos, tintas, massinhas, artesanatos, músicas e teatros fazem parte da aprendizagem e da sala de aula lúdica, mas será que isso é realmente importante?


Sim, o contato com a arte é essencial para o desenvolvimento e ensino das crianças. Mais do que uma brincadeira, essa relação cria um ambiente de expressão, criatividade e descoberta. 


No momento atual, com educação à distância e escolas abrindo aos poucos, é ainda mais importante estimular a sensibilidade nos alunos e mostrar que é possível aprender com os estímulos certos. 


Baixe gratuitamente: Guia completo de volta às aulas


Continue a leitura para aprender algumas dicas sobre como ensinar com arte na Educação Infantil em casa. 



O que você vai encontrar neste artigo?


O papel da arte na Educação Infantil


Atividades de arte na Educação Infantil

Família e atividades de arte


Agenda escolar


O papel da arte na Educação Infantil


A arte funciona como uma ponte entre o aluno e o seu entendimento como pessoa no mundo. As crianças vivem e produzem cultura, sentindo-se como seres ativos, capazes de criar e transformar


O professor age como o guia, preparando o ambiente, problemas e provocações que tenham relação com a faixa etária da turma. Ele deve participar, mas não controlar. É importante que a criança experimente e seja protagonista do seu próprio aprendizado. 


Como educar crianças protagonistas?


Quanto mais elementos artísticos forem trabalhados, mais rica será a linguagem e forma de se expressar. Assim, a arte na Educação Infantil traz liberdade para pensar, ver, ouvir, sentir e falar. 


Confira mais benefícios:


  • Controle corporal e coordenação motora
  • Melhor capacidade de expressão
  • Aumenta a criatividade
  • Conhece suas próprias emoções e sentimentos
  • Desenvolve melhor raciocínio
  • Aumenta o vocabulário
  • Desenvolve inteligência racional
  • Trabalha bem em grupo.

Estudando com arte, a criança aprende a ter autoconhecimento, sensibilidade e a criar suas próprias atividades ao invés de ser somente um espectador. 


Atividades de arte na Educação Infantil


É importante que o professor faça um plano de aula que exercite a liberdade da criança em criar, errar e testar. Ao invés de buscar uma estética ideal e interromper a criação com muitas intervenções, que tal deixá-la livre para abrir mais possibilidades de novas aprendizagens?


Isso não significa que o educador não pode interferir. O seu papel é ser um mediador e organizador de tarefas. Por isso, esse é o momento de sair da zona de conforto e esquecer aquelas mesmas atividades prontas que são feitas sistematicamente, o professor também pode exercitar a arte no seu ensino. 



Desenho


Os rabiscos de uma criança se transformam em desenhos, depois em letras e no alfabeto. Na educação remota, podem ser usados elementos fáceis de encontrar em casa: lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tintas, papel ou cartolina. 


Desenhar ajuda no desenvolvimento cognitivo e na expressividade dos alunos. Essa é uma ótima atividade para os responsáveis acompanharem de forma fácil. Que tal sugerir a criação de um museu de arte em casa? Dessa forma, a criança ficará ainda mais estimulada a continuar desenhando para exibir sua arte. 


Desenho na Educação Infantil: Qual sua importância?


Também é possível criar um acervo virtual com o Mural de Fotos da Agenda Edu. A escola pode disponibilizar as criações de todas as crianças em pastas divididas por turmas e os responsáveis ainda podem escrever comentários. 


Teatro e dança


A arte na Educação Infantil pode ser implementada no dia a dia durante a semana. O teatro ajuda a desenvolver a comunicação, vocabulário e a expressão sonora, visual e gestual. Já a dança auxilia no equilíbrio, coordenação motora, ritmo e movimento. 


Como montar um plano de aula de educação física em casa
Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


No ensino à distância, cada criança pode preparar uma pequena encenação para apresentar para a turma por videochamada. As aulas de dança também podem acontecer de forma online, até mesmo com competições divertidas e participação da família. 


Para fazer uma transmissão ao vivo, a escola pode usar a funcionalidade Eventos na Agenda Edu. É feita uma chamada pelo Hangouts Meet e os responsáveis recebem a notificação no seu celular, além de lembretes automáticos para não esquecer. 


Literatura


A literatura também é uma expressão importante de arte na Educação Infantil. Para a educação remota, o professor pode criar rodas de conversa online entre os alunos e leituras criativas até mesmo com a participação dos responsáveis.


7 dicas de atividades para incentivar a leitura na quarentena


Os livros também funcionam como um trampolim para outras expressões artísticas. Assim, a história pode se tornar uma peça teatral, uma música, um desenho e diversas outras alternativas. 


Família e atividades de arte


Os responsáveis também se beneficiam com o uso de arte na Educação Infantil. As atividades são lúdicas e interativas, proporcionando um ótimo momento de aproximação entre família e alunos. 


Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?


Incentivar a criatividade em casa é essencial para melhorar a comunicação entre a família e participar ativamente da rotina escolar da criança. Portanto, a escola deve estimular e engajar os responsáveis nas atividades, principalmente na educação remota em que eles são ainda mais ativos no processo de aprendizagem. 


Agenda escolar


Para garantir uma comunicação efetiva e estreitar os laços entre escola, família e alunos, a agenda escolar é a melhor solução. Com a Agenda Edu, a jornada educacional continua com mais conexão e segurança. 


É possível enviar atividades, dicas e materiais, gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo, escrever comunicados e informativos e até mesmo gerar pagamentos e fazer cobranças automáticas. 



Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos com condições especiais para novos parceiros.
Solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *