Práticas pedagógicas

A implementação das tecnologias nas competências da BNCC

Tecnologia e inovação são temas que ganham cada vez mais espaço expressivo na aprendizagem, além de estarem presentes em duas das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto uma diz respeito ao uso das linguagens tecnológicas e digitais, a outra fala em utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.


A gente percebe que a inclusão dessas competências, na verdade, é um reflexo do atual cenário tecnológico do mundo em que vivemos. As crianças, chamadas de nativos digitais, já nascem e crescem com as tecnologias presentes em seu dia a dia. O virtual é algo comum. Dessa forma, as escolas precisavam se adaptar a essas mudanças.


Entenda as competências tecnológicas da BNCC


Entre as dez competências gerais apresentadas pela BNCC, dois itens traz a tecnologia como habilidade para o aprendizado. Agora você vai entender o que cada um propõe.


Competência 4: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.


Essa competência aponta para que os alunos se comuniquem bem. É preciso entender, analisar e criticar os variados tipos de linguagens e plataformas, incluindo a digital, para que, assim, eles possam se expressar e partilhar informações.  A competência relembra também a importância de uma experiência mais completa através de diferentes formatos de expressão, a fim de tornar os alunos capazes de ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos.


Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


A quinta competência  da BNCC foca no uso específico das tecnologias na aprendizagem com senso crítico. Ela reconhece o papel fundamental da tecnologia, Mas é preciso ter um acompanhamento e responsabilidade de uso. Além disso, o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz de usar ferramentas multimídia para aprender e produzir.


A tecnologia tem habilidades em diversas áreas de conhecimento como ciências da natureza, matemática, entre outras. Além disso, podem ser guiadas pelos educadores em suas práticas pedagógicas com o objetivo de utilizá-las como meio para a aprendizagem dos alunos, assim, como na educação 4.0.


Práticas pedagógicas


Existem diversas possibilidades de utilizar a tecnologia como uma aliada da aprendizagem. Mas elas precisam ser filtradas e adaptadas às realidades de ensino. Por isso, listamos para você algumas práticas para implementar as competências tecnológicas na sua escola. Confira!


– Utilização de plataformas que podem ser usadas dentro e fora da escola;

– Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas;

– Ensino lúdico de robótica e programação para crianças e jovens;

– Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos, como a Educomunicação;

– Utilize vídeos durante as aulas. Exemplos do dia a dia, o ensino colaborativo, as experiências científicas são formas de implementar as tecnologias em sala de aula.


Para que as competências sejam realmente aplicadas nos processos educacionais, primeiramente, os educadores precisam inserir as tecnologias em suas vidas. É necessário uma preparação por parte dos professores para a aplicação dessas práticas. Afinal, o professor continua sendo o mentor em sala de aula. Mas, além disso, ele agora é mediador e orientador do uso das tecnologias. Por isso é importante a sua capacitação quanto ao uso das ferramentas digitais.


Por isso, aqui na Agenda Edu, com a ajuda de parceiros,  buscamos uma transformação cultural que envolva o treinamento de professores e o engajamento de alunos. Focamos naqueles que têm mais facilidade com tecnologia para serem tutores de seus colegas. 😉


Quer saber mais sobre como aplicar as competências da BNCC em sala de aula? Baixe grátis nosso infográfico e confira!


Fontes:
Nova Escola
Educador 360

Agenda Edu

Recent Posts

4 dicas para organizar o financeiro e investir em melhorias na escola

Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…

6 dias ago

Grupos de WhatsApp na escola: riscos para gestão e o engajamento

Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…

2 semanas ago

Formatura na escola: um guia para planejar e executar o evento usando o SuperApp Agenda Edu

A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…

3 semanas ago

Modelos de comunicados escolares para enviar às famílias

Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…

4 semanas ago

Comunicação com a equipe escolar: como melhorar usando o SuperApp Agenda Edu

Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…

1 mês ago

Reta final Enem: dicas para otimizar o tempo e preparação dos alunos

 Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…

1 mês ago