10 dicas de livros para crianças e jovens lerem em casa e na escolaLeitura de 7 minutos
O Dia Mundial do Livro é uma data especial para as escolas. Estes são os instrumentos que ajudam a educar pessoas no mundo inteiro, sendo passados de geração para geração. Por isso, separamos algumas dicas de livros para comemorar este dia.
Com a educação à distância e as escolas fechadas em prevenção ao coronavírus, as obras são ainda mais necessárias para continuar conectando professores, alunos e famílias. Uma boa leitura transporta crianças e jovens para dentro de suas histórias e complementa o processo de aprendizagem.
Veja mais: 7 dicas de atividades para incentivar a leitura na quarentena
A família também deve estimular e ajudar a transformar o dever em prazer. Confira nossas dicas de livros e embarque nessa jornada!
Dicas de livros para crianças
Os livros devem fazer parte da vida das crianças desde pequenas. A leitura é uma grande fonte de aprendizagem, ajuda a desenvolver a linguagem, incentiva a imaginação, melhora na concentração, entre vários outros benefícios.
Confira algumas dicas de livros infantis que além de estimular o prazer pela leitura, também trazem grandes ensinamentos:
A árvore generosa – Shel Silverstein
Este livro é um clássico da literatura infantil e conta a história de um menino e uma árvore. O menino come as maçãs, brinca nos seus galhos e a cada dia vai crescendo e pedindo mais. Vale a pena ler para saber o final e aprender grandes lições de amor, generosidade e doação.
Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque com ilustração de Ziraldo
Um clássico do cantor e autor Chico Buarque, a história fala sobre uma menina amarela de medo, era tão medrosa que já não se divertida, dormia ou comia. Seu maior medo era encontrar o Lobo, mas ao enfrentá-lo, ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação.
Pipo e Fifi – prevenção de violência – Caroline Arcari
Entre as dicas de livros, essa é uma das mais interessantes para a família. Pipo e Fifi foi criado como ferramenta de proteção, explicando a crianças a partir de 4 anos conceitos básicos de corpo, sentimentos e emoções. De forma leve e simples, ele ensina a diferenciar toques de amor de abusivos, mostrando o caminho do diálogo, proteção e ajuda.
Amoras – Emicida
O primeiro livro do cantor Emicida conta uma história cheia de delicadeza e poesia sobre a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos. A obra foi inspirada em uma canção feita para a sua filha e que ensina às crianças o que é representatividade.
Dicas de livros para jovens
Para os jovens, achar uma história que desperte o seu interesse pode ser um desafio, mas existem várias obras que são muito queridas por adolescentes. Para iniciar o gosto pela leitura, confira cinco dicas de livros para se apaixonar e reler várias vezes:
A menina que roubava livros – Marcus Zusak
Uma história tocante sobre uma menina chamada Liesel que vai morar com uma família na Alemanha nazista e aprende a ler com ajuda do seu pai adotivo e livros roubados.
Além de aprender mais sobre a eventos da Segunda Guerra Mundial, o livro mostra grandes laços de amizade, amor e o poder das palavras. A obra tornou-se um filme emocionante que pode ser assistido por toda a família depois da leitura.
A droga da obediência – Pedro Bandeira
Um clássico que os pais provavelmente leram na escola, o primeiro livro da série “Os Karas” continua marcando gerações de adolescentes. Em uma escola de São Paulo, cinco alunos decidem desvendar os mistério de uma série de desaparecimentos.
Acompanhe a grande amizade de Miguel, Crânio, Magrí, Calu e Chumbinho em aventuras que moram no coração dos brasileiros e fizeram vários jovens se apaixonarem pelo mundo da leitura.
A revolução dos bichos – George Orwell
A obra do escritor britânico George Orwell mostra animais de fazenda que decidem se rebelar contra o sistema dos humanos e mostram de forma diferente como funciona a política, hierarquia de governo, alianças diplomáticas e ambições de poder.
O livro é uma sátira à história da União Soviética e aos costumes do mundo no século 20. Com estas dicas de livros, os jovens vão aprender bastante enquanto se divertem com a leitura.
O diário de Anne Frank
Mesmo sendo mais uma das dicas de livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial nesta lista, O diário de Anne Frank é um clássico imperdível que não pode faltar em nenhuma estante do mundo.
A história acompanha a jovem de 13 anos que precisou se esconder em um porão para fugir da perseguição aos judeus na Alemanha. Escrito pela própria Anne com fatos verídicos, é garantido se emocionar e reler várias vezes.
O assassinato no Expresso Oriente – Agatha Christie
Agatha Christie é a maior escritora de romance policial do mundo e querida por leitores de todas as idades. Neste grande clássico, os jovens vão devorar cada capítulo para tentar descobrir o final da história.
Um homem é assassinado a bordo de um trem e cabe ao famoso detetive Poirot desvendar o mistério e achar o culpado entre os doze passageiros. Com grandes reviravoltas, tudo pode mudar até a última página.