História de Sucesso: Colégio CEASLeitura de 6 minutos

Agenda Edu 5 de fevereiro de 2020
Colaboradores do Colégio CEAS sorrindo para a foto

author:

História de Sucesso: Colégio CEASLeitura de 6 minutos

Há mais de 4 anos, o Colégio CEAS transforma a jornada educacional de seus alunos por meio da tecnologia e do engajamento familiar 


Em uma perspectiva pedagógica sociointeracionista, o Centro Educacional Alegria de Saber, entende que a capacidade de aprender se constrói a partir de trocas estabelecidas entre as pessoas e entre o meio em que elas estão inseridas. 


Assim, em 2002, a instituição nasce com o objetivo de promover o desenvolvimento das crianças com maior interação familiar e recursos tecnológicos, para potencializar o aprendizado dos alunos de maneira mais eficaz. Por isso, anos depois (2016), foi adotada a Agenda Edu no CEAS, como principal canal de comunicação e engajamento da escola. 


Quer saber mais sobre a Agenda Edu? Fale com um dos nossos consultores educacionais! 


Para compartilhar a longa história de sucesso entre a Agenda Edu e o Colégio CEAS, conversamos com Samy Kanvanchi, mantenedora do colégio, que dividiu com a gente sobre essa parceria. Continue a leitura para conhecer melhor como transformar a educação através da comunicação escolar: 


O desafio 


Em 2014, quando o Colégio CEAS nos conheceu, a tecnologia já era forte elemento na rotina dos brasileiros, mas a ideia de mudança no cenário educacional ainda era embasada em artifícios dentro dos muros escolares e não abrangia toda a jornada educacional do aluno.


Já com o pensamento inovador, tendo como base o método pedagógico sociointeracionista, que entende a necessidade da aproximação entre família e escola, Samy enxergou a possibilidade de melhorar o ensino do colégio por meio de uma comunicação escolar mais eficaz, fluída e consistente. 


Por isso, uma agenda digital mostrou-se forte aliada nesse processo de transformação e a instituição fez um teste, adotando a Agenda Edu como meio de comunicação para a turma de ensino infantil e, logo após, para toda a escola. 


Entenda mais: Família na escola: uma mudança de mindset


A princípio, os responsáveis apresentaram certa resistência à mudança, pois ainda estavam se acostumando com as novidades que a era da tecnologia trazia. De todo modo, com muita empatia ao posicionamento das famílias, o colégio se manteve na decisão de que a comunicação seria via agenda digital e de que essa decisão traria benefícios para escola, famílias e alunos.  


“… Como tudo que é muito novo assusta, nós tivemos alguns pais que foram resistentes no início a utilização da Agenda Edu. Uma mãe enviou alguns bloquinhos para a escola, pedindo que a comunicação seja feita por eles. Nós afirmamos que a comunicação continuaria sendo com a Agenda Edu, explicando o propósito daquela decisão. A mãe aceitou, apesar da resistência e, meses depois voltou à escola para elogiar a escolha pela Agenda Edu, pois realmente a comunicação agora funcionava em tempo real e todas as necessidades estavam sendo atendidas.” 


As mudanças ao longo do caminho


O Centro Educacional Alegria do Saber foi uma das nossas primeiras escolas parceiras, quando ainda éramos “Agenda Kids”, e acompanha todo o processo de desenvolvimento da ferramenta, sugerindo novas funcionalidades e apontando possíveis pontos de melhoria. 


Até que, em 2019, Samy recebeu uma proposta de uma outra agenda digital do sistema de gestão que a instituição já utilizava  e, como o orçamento escolar é um ponto delicado para todos, optou por adotar essa nova solução e suspender o uso da Agenda Edu


A mantenedora da instituição dividiu com a gente um pouco da quebra de expectativa após a mudança para a outra plataforma: 


“Eles não atendiam. O suporte demorava e a gente precisa de agilidade na escola, não prestavam um bom serviço . Depois, houveram desvio nas informações entre turmas e os pais ficaram inseguros. Os responsáveis sentiram muito a diferença de informação, que não chegava, ou chegava errada.” 


Foram apenas 4 meses de saudade entre nós e o Centro Educacional Alegria do Saber. Em abril do mesmo ano, após o colégio e seus responsáveis sentirem uma grande diferença entre as duas plataformas, o Colégio CEAS voltou a utilizar Agenda Edu como principal meio de comunicação escolar. 


Por fim, Samy complementa: “Não tem como falar em educação e não falar em tecnologia, em inovação. Por isso, nós buscamos a Agenda Edu” 


Uma parceria que transforma jornadas  


Após o período de insegurança e preocupação da escola e também das famílias, a agenda possibilitou melhorias na conexão por meio da comunicação escolar eficaz, com mais agilidade e consistência no que era passado.


O colégio, agora com total controle sobre as trocas de informações, tem a possibilidade de acompanhar quais mensagens estão sendo lidas e quais responsáveis ainda não aderiram ao aplicativo. Dessa forma, a agenda digital trabalha, juntamente à instituição, em favor da educação.


“Se você manda algo em uma agenda tradicional, a agenda pode ser desviada, a mãe pode esquecer de olhar, e acaba que perde uma informação importante. O responsável, com a Agenda Edu, recebe notificação e lembretes, não tem como ele não ver a comunicação enviada.”


Confira os números do Colégio CEAS na Agenda Edu:


Quatro retângulos mostrando os números da escola na Agenda Edu. 86% adesão de responsáveis. 72% engajamento responsáveis, mais de 4 mil atividades e mais de 2 mil comunicados

Dessa forma, foi desenvolvida uma melhor gestão escolar, onde a Direção pode acompanhar o que a equipe compartilha via agenda digital e revisar os dados, e caso necessário, é possível que seja feita uma alteração para que a comunicação aconteça da melhor forma possível. 


Veja aqui se sua gestão escolar está adequada ao futuro da educação.


Em uma transformação total da jornada educacional do Colégio CEAS, a Agenda Edu reforçou o método pedagógico da instituição, conectando escola e famílias para atingir melhores resultados na educação dos alunos e, além disso, na construção de uma nova visão de como deve ser o processo de aprendizagem. 


Eu indiquei a Agenda Edu para todas as escolas aqui da região… O que é legal é que vocês acatam as sugestões. O colégio passa sugestões e a Agenda Edu escuta. Estou muito feliz em me conectar com a Agenda Edu nessa jornada, ver a evolução e que sempre estão se preocupando com as escolas, com a comunicação, com o alinhamento e com o favorecimento do aluno. Fico muito feliz por todo o apoio que foi dado… “ 


Essa é história de sucesso de muitos anos entre a Agenda Edu e o Colégio CEAS.  Quer revolucionar a comunicação da sua escola e conectar-se melhor com as famílias? Conheça agora mesmo a Agenda Edu e vamos juntos transformar jornadas educacionais! 


Confira outras histórias de sucesso e inspire-se, baixando grátis o nosso e-book! 


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *