História de Sucesso: Baby CampLeitura de 5 minutos

Agenda Edu 28 de fevereiro de 2020
Colaboradores da escola Baby Camp sentados lado a lado em uma sala e sorrindo para a foto

author:

História de Sucesso: Baby CampLeitura de 5 minutos

Escola na Bahia acredita no protagonismo infantil e na afetividade com a família 

A história da Baby Camp começou há pouco tempo, mas já ganhou o coração das famílias na Bahia. Em janeiro de 2020, a escola completou um ano, mas essa não foi a única comemoração. Para começar essa nova etapa, a Agenda Edu foi escolhida para fazer parte da sua jornada. 


Todos os dias, quando os bebês e crianças chegam na Baby Camp, a família é recebida pela própria diretoria que faz questão de dar bom dia e acompanhar os pequenos alunos. Fortalecer laços é um dos grandes propósitos da escola. 


A própria história da Baby Camp surgiu dentro de uma família. Quando a filha da coordenadora geral Anna Paula Prestes completou 6 meses, ela começou a procurar creches em Barreiras, mas percebeu que tinha algo faltando. 


Com ajuda da sua mãe Claudenice Costa de Souza, que é pedagoga, doutora em Educação Infantil e hoje diretora da escola, o sonho da Baby Camp começou a tomar forma. Hoje, 84 crianças de 3 meses a 5 anos estudam e se divertem juntas. 


Educação e diversão 


O dia de aula na Baby Camp não é como em uma escola tradicional. Os alunos não costumam ficar somente na sala de aula, eles convivem e fazem atividades em todos os ambientes. As crianças são protagonistas da sua aprendizagem e aprendem de diferentes maneiras. 


“Como minha mãe já escreveu um livro sobre matemática lúdica, ela acredita muito na educação lúdica. A criança aprende brincando, ela não deve ficar trancada em uma sala, ela precisa passear por tudo. A criança deve ser protagonista da história dela” 


Com essa metodologia, baseada na autonomia dos alunos, eles podem experimentar, sentir e aprender com aulas de xadrez, culinária, música, pintura, balé, jiu-jitsu e muito mais. 


Cada etapa da aprendizagem é celebrada. Um desfile de flores na primavera, se fantasiar de carro na Semana do Trânsito e pintar quadros inspirados na Tarsila do Amaral são eventos comuns no dia a dia da escola. Os responsáveis não ficam de fora e acompanham todos os melhores momentos das crianças pelo Mural de Fotos da Agenda Edu


Leia mais: Como educar crianças protagonistas?


Tecnologia na Educação Infantil


Se você imagina que Educação Infantil não combina muito com tecnologia, precisa conhecer ainda mais a Baby Camp. Preocupados com a vontade dos pais em ver os filhos e na saudade que sentem durante o dia, a escola implantou um sistema de monitoramento


“A tecnologia nos dias de hoje tem que ser presente. O monitoramento facilitou muito a vida dos pais e, quando conhecemos a Agenda Edu, já estávamos pensando e precisando desse apoio” 


Depois de pesquisar por agendas digitais, a Baby Camp escolheu a Agenda Edu pela parceria com a Master. No início do ano escolar, eles já têm um engajamento muito alto e utilizam todas as funcionalidades. 


Confira os números da Baby Camp na Agenda Edu:



“Os professores gostaram muito, mas como é algo novo, ainda estão aprendendo a se adequar. Quando tem dúvidas, eles vêm até a secretaria e trabalhamos juntos”, conta Anna Paula. 


Para este ano, a escola planeja implementar tablets para auxiliar os professores a atualizar a Agenda Edu em tempo real. Assim, os responsáveis poderão acompanhar seus filhos ao longo do dia. 


Família na escola 


Na Baby Camp, a tecnologia realmente aproxima a família da escola, mas também já gerou dúvidas. Com a chegada da Agenda Edu, alguns responsáveis ficaram aflitos, mas hoje estão ainda mais engajados. 


“No início, alguns disseram que preferiam a agenda de papel, mas explicamos que na correria muitos pais não conseguem ver e a agenda digital é em tempo real. Eles vão recebendo as informações e eu acompanho, tiro dúvidas. Agora, eles falam que foi a melhor coisa que aconteceu e que não esquecem de nada. Dizem que foi a melhor novidade na vida deles”. 


Anna Paula explica que a família sempre foi presente na escola, mas de forma mais lenta. Hoje, eles mandam mensagens diariamente e logo são respondidos. Além disso, os responsáveis são bastante presentes na vida escolar das crianças e gostam de acompanhar a rotina dos filhos. 


Veja mais: Relação família e escola: como melhorar?


“A gente conversa com os responsáveis, trabalhamos em parceria com família e escola. Como temos esse laço, sabemos o que acontece com a criança”, explica. A Baby Camp também faz reuniões de pais todos os meses e convida toda a família para os eventos. “Vem vó, vô, tia, tio, primo, toda a família para ver as atividades da criança”. 


A escola gosta de enviar informativos mensalmente e mandar comunicados todos os dias, até mesmo se a criança faltar, os responsáveis recebem Sentimos sua falta. A direção costuma conversar diretamente com os pais e acredita que por isso eles são tão presentes na escola. “Não colocamos barreiras, fortalecemos o carinho e a atenção que eles precisam. Eles são importantes pra gente”. 


Confira outras histórias de sucesso e inspire-se, baixando grátis o nosso e-book!

Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *