Cobranças recorrentes: A solução definitiva para as cobranças de mensalidade escolarLeitura de 5 minutos

Agenda Edu EduPay 19 de maio de 2021

author:

Cobranças recorrentes: A solução definitiva para as cobranças de mensalidade escolarLeitura de 5 minutos

Entra mês, sai mês, e o compromisso de pais e responsáveis é o mesmo: a mensalidade escolar. Por isso, para compreender a importância das cobranças recorrentes para a educação, é preciso antes de tudo entender que a recorrência está no DNA da escola. 


Por conta da praticidade no pagamento, o modelo de cobranças tem conquistado cada vez mais as instituições de ensino. Além disso, adotar a recorrência como forma de pagamento é uma estratégia eficiente para driblar um dos maiores desafios da gestão financeira: a inadimplência escolar.


Quer saber mais sobre as vantagens dos pagamentos recorrentes? Então continue a leitura e confira os principais motivos para aderir esse modelo de cobranças na sua escola. 


O que são cobranças recorrentes?


A cobrança recorrente nada mais é do que a forma de compensação dos pagamentos por assinaturas online, planos, contratos ou mensalidades. É o caso de cobranças de serviços que tem uma frequência mensal como Netflix, Spotify, Smart Fit e outros.


O modelo conquistou o mercado e expandiu para segmentos como: cursos, academias, serviços de telefonia, clubes de lazer, assinaturas de tv, software e outros. 


Basicamente, podemos classificar como cobranças recorrentes, todo pagamento periódico e automatizado, feito geralmente através de boleto, cartão de crédito ou débito. Alguns princípios também caracterizam o modelo de negócio por recorrência. Entre eles, podemos citar:


  • Facilidade de renovação, alteração e cancelamento dos serviços;
  • Comodidade;
  • Garantia da entrega dos serviços de forma contínua;
  • Transparência das informações.

Conheça 5 estratégias de cobrança escolar para fugir da inadimplência


Vantagens de usar um sistema de recorrência para escolas


Pagamentos recorrentes, como as mensalidades escolares têm um processo que se repete frequentemente, por isso, não é nem um pouco indicado realizar cobranças manualmente. 


Imagina controlar os pagamentos de centenas de alunos sem tecnologia? Se uma escola só cobra por carnês de mensalidades, transferência entre contas, é bem provável que não esteja lucrando como deveria. 


Para um melhor controle da gestão de mensalidades, o ideal é automatizar as cobranças, com a segurança e as funcionalidades necessárias para uma recorrência eficaz.


Previsibilidade de receita


Apostar no modelo de cobranças recorrentes, permite que a instituição tenha mais controle dos valores quitados e das prestações que ainda estão em aberto.


Com o valor certo que irá receber durante o mês, a escola consegue prever melhor o seu faturamento. Assim, a instituição consegue desenvolver um planejamento financeiro mais eficiente. 


Redução das taxas de inadimplência


A inadimplência escolar nem sempre está ligada a uma má fase financeira da família. Em muitos casos, a rotina corrida faz com que muitos responsáveis simplesmente esqueçam o compromisso com as mensalidades. Porém, entrar em contato com a família a cada sinal de dívida, além de muito trabalhoso para escola, também exige bastante cuidado. 


Automatizando as cobranças de mensalidade, as chances de os responsáveis pagarem em dias aumentam, o que ajuda a instituição a ter mais controle financeiro.


Baixe agora o ebook “Como reduzir a inadimplência escolar com cobranças recorrentes”.


Automatização dos processos


Envio de boletos, pilhas de papéis, ligações para os inadimplentes. A rotina financeira escolar pode exigir muito fôlego da equipe administrativa. Por isso, contar com um sistema de cobranças recorrente é fundamental para reduzir o custo e o tempo desperdiçado nas atividades manuais.


Mais atração e fidelização de alunos 


Um dos grandes benefícios da recorrência, é a facilidade na realização dos pagamentos. Os responsáveis ganham mais comodidade, além de eliminar preocupações como, o esquecimento dos prazos, e idas à escola para quitar o débito. Esse diferencial, faz com que a escola largue na frente da concorrência, e conquiste um aumento da retenção e da fidelização de alunos.  


Conheça a história do Colégio Recanto do Saber e saiba como a escola conquistou mais praticidade com a gestão de cobranças recorrentes


Como aproveitar melhor o modelo de recorrência na sua escola


Ofereça descontos por pontualidade


A recorrência incentiva naturalmente os pagamentos pontuais. Com isso, oferecer descontos atrativos por assiduidade é uma ótima estratégia para reforçar ainda mais a pontualidade no acerto das prestações. 


No EduPay, por exemplo, as escolas podem aplicar o desconto por pontualidade nos boletos por meio de porcentagem ou valor fixo. Com essa estratégia, os responsáveis são estimulados a pagar antecipadamente, e a instituição conquista mais previsibilidade no caixa. 


Possibilite várias formas de pagamento


Quanto mais opções de pagamento, mais se ampliam as possibilidades para que os responsáveis cumpram com os compromissos escolares. A modalidade “boleto recorrente” ainda é a forma de pagamento escolhida para pais e responsáveis mais conservadores, porém, o uso do cartão de crédito vêm ganhando cada vez mais destaque. 


Escolha um bom sistema de automação para cobranças recorrentes


Quando bem executada, a gestão de cobranças recorrentes contribui para a adimplência, melhoria na previsibilidade do caixa, e dos lucros da sua escola.


O EduPay é a solução de cobranças escolares que possui diversas funcionalidades para tornar a gestão da sua instituição mais eficiente. Com poucos cliques, você cria os planos de recorrência da sua escola do ano inteiro e a ferramenta automatiza tudo por você. 


Com a plataforma, a escola pode enviar lembretes automáticos, emitir relatórios completos e editar pagamentos sem custo. Além disso, é possível realizar cobranças únicas no boleto bancário ou cartão de crédito.


O EduPay também oferece mais facilidade no recebíveis, com a antecipação de todos os pagamentos para 2 dias úteis (à vista ou parcelado). Adquira agora o EduPay sem taxa de adesão ou mensalidade e conquiste mais saúde para o caixa da sua escola!


capa do ebook como reduzir a inadimplência
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *