Conheça as melhores práticas para cobrar a mensalidade escolarLeitura de 4 minutos

Gestão escolar 29 de janeiro de 2020

author:

Conheça as melhores práticas para cobrar a mensalidade escolarLeitura de 4 minutos

Ser escola é mais que ensinar gramática, geografia e matemática, mas também compartilhar respeito, compreensão e ser comunidade. Um dos maiores problemas enfrentados pelas instituições é a inadimplência e cobrança da mensalidade escolar e esse é o momento ideal para aplicar os seus valores. 


Entendemos que os gastos de uma escola são inúmeros, como materiais, capacitações, infraestrutura e muito mais, e por isso é tão importante acompanhar a situação financeira e cobrar as mensalidades atrasadas.


Mas, também deve-se considerar as boas práticas de cobrança e entender como funciona a lei. Saiba mais continuando a leitura:


Pratique a cobrança saudável 


O relacionamento entre escola e família deve ser sempre o mais saudável possível. Relembre os valores que compartilhamos no início da leitura: respeito, compreensão e comunidade devem fazer parte de todas as ações da escola, inclusive na cobrança da mensalidade escolar. 


No momento da cobrança, é importante que seja feita uma abordagem sutil, com empatia e educação, buscando sempre entender os motivos do atraso e a realidade dos responsáveis. Avalie as melhores maneiras de negociar, propondo a possibilidade de fazer um acordo ou parcelar a dívida. 


Comunicação é a chave


A boa comunicação é a chave para nutrir o relacionamento com a família. Estar próximo aos alunos e responsáveis, escutar suas necessidades e mostrar o dia a dia da escola são sempre o melhor caminho. Uma agenda digital é a opção mais indicada para estreitar esses laços e engajar todos os envolvidos. 


Já conhece a Agenda Edu? Experimente na sua escola.


Entenda como funciona a cobrança de mensalidade escolar


Segundo o Art. 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), não é permitido submeter o aluno a qualquer tipo de constrangimento para cobrar a mensalidade escolar. Ou seja, a escola não pode enviar recados por meio do aluno, ameaçar com punições ou tornar a dívida pública para outros pais e alunos.


Além disso, a escola também está proibida de impedir que o aluno faça provas ou de ser desligado antes do fim do ano letivo ou semestre, como está especificado no Art. 6º da Lei 9.870/99. Também não é possível reter qualquer tipo de documento, mesmo em caso de inadimplência.


Os direitos da escola


A escola também tem seus direitos garantidos por lei. É possível recusar a rematrícula do aluno inadimplente e cabe a ela decidir se vai fazer um acordo e oferecer condições especiais para quitar a dívida. 


Outra opção é fazer a cobrança judicialmente, sendo amparada pelo CDC. Lembre-se que o inadimplente deve estar ciente sobre a dívida e é preciso aguardar pelo menos 90 dias, já que um período menor de tempo é considerado apenas como impontualidade. 


Revolucione a cobrança de mensalidade escolar 


O pagamento online é a solução perfeita para otimizar o pagamento da mensalidade escolar e outras cobranças. Pensando nisso, criamos o EduPay, da Agenda Edu, para facilitar e organizar a gestão financeira da sua escola.


Os responsáveis poderão pagar a mensalidade escolar a qualquer hora e em qualquer lugar, diretamente do celular, utilizando o boleto bancário. Para outras cobranças, , como fardamento, eventos e materiais, também existe a opção do cartão de crédito e até mesmo a possibilidade de parcelamento.


A família também pode consultar e acompanhar todas as cobranças e visualizar os seus comprovantes de pagamento. Com mais transparência, a escola ganha mais confiança. 


Quer saber mais? Conheça o EduPay.


Mais benefícios para a escola


Crie uma fatura em segundos e o EduPay faz todo o trabalho de cobrança para você. Os responsáveis vão receber lembretes automáticos, o que evita esquecimentos e atrasos. 


Assim, é bem mais simples cobrar a mensalidade escolar sem precisar de ligações ou emails manuais, otimizando o tempo da equipe financeira e organizando o gerenciamento dos pagamentos escolares.


O EduPay foi pensado para simplificar os processos financeiros da escola, com uma gestão financeira eficiente e fácil. Tenha segurança garantida nas transações e recebimentos de pagamentos, controlando e diminuindo a inadimplência dos alunos. 


Conheça a escola que diminuiu em 98% o atraso do pagamento das mensalidades com o EduPay


Experimente na sua escola


É muito fácil aderir ao EduPay. Se você já utiliza a Agenda Edu, basta falar com a assessora de engajamento da sua escola, a funcionalidade será habilitada sem nenhum custo de adesão. Ou se preferir, preencha o formulário que entraremos em contato com você. 😉 


Mas se você ainda não utiliza a Agenda Edu, fale agora mesmo com um dos nossos consultores educacionais e conheça todas as nossas funcionalidades que facilitam os processos da rotina escolar.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *