Saiba como aproximar os responsáveis do ambiente escolarLeitura de 3 minutos

Família na escola 14 de março de 2017
Aproximar responsáveis

author:

Saiba como aproximar os responsáveis do ambiente escolarLeitura de 3 minutos

Garantir um bom relacionamento com a família é uma necessidade da escola, mas como fazer com que os responsáveis estejam engajados com o ambiente escolar e participem cada vez mais da rotina do aluno?

As escolas precisam estar atentas no que os responsáveis pensam e falam delas. É preciso pesquisar e coletar informações sobre o que acontece também entre os responsáveis. Conhecer a família do aluno, ter uma boa comunicação, são alguns pontos que a escola precisa se atentar.

Para isso, listamos algumas estratégias que vão lhe ajudar a trazer os responsáveis para o ambiente escolar, e assim, fazer com eles estejam presentes no processo educativo do aluno.

 

 


 

Confira as dicas:

 

Apresente a proposta pedagógica

A escola deve estar preparada desde os primeiros dias de aulas para receber tanto os alunos, como os responsáveis. Apresentar as instalações, funcionários e, principalmente, apresentar a proposta pedagógica. Dessa forma, os gestores podem mostrar como funciona a rotina da escola e informar aos responsáveis sobre as atividades extraclasse.

 

Reuniões periódicas com os responsáveis

Não basta só criticar o aluno, ou simplesmente apresentar notas. Comentários negativos desmotivam os alunos, logo, os responsáveis não sentirão vontade de visitar a escola. Então, receber os responsáveis para apresentar trabalhos feitos pelos alunos, mostrar o que o aluno está aprendendo são formas de fazer uma reunião diferente, focada no ensino do estudante. Lembrando que, o foco dos responsáveis é saber o que os alunos estão aprendendo, e para que nenhum deles fique de fora, é importante solicitar o melhor horário, definir um horário que acolha melhor cada responsável.

 

Realize eventos onde a família também participe

As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos responsáveis com a escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com os responsáveis se aproximem mais do ambiente escolar. Vale lembrar que, a escola deve estar sempre de portas aberta para recebê-los seja para o que for.

 

Utilize a tecnologia ao seu favor

Fazer com que o responsável faça parte da rotina escolar do aluno é algo que a Agenda Edu propõe. O aplicativo escolar facilita a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Imagine oferecer aos responsáveis a chance de saber como está sendo o dia do aluno na escola? Qual foi a alimentação do estudante? Qual a lição de casa? Receber uma foto e muito mais. Tudo isso é possível com o aplicativo de comunicação escolar o que facilita e aumenta o engajamento dos responsáveis com a escola.

 

Preparamos, em parceria com a Estante Mágica, um ebook com essas e outras dicas para engajar os pais na escola. Baixe gratuitamente!

 

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *