Ser mãe sempre teve o desafio de desempenhar infinitos papéis – e professora é o maior deles. Além de ensinar como falar, andar e se vestir, agora as mães em quarentena também precisam se desdobrar para ajudar os filhos nas atividades e manter a rotina escolar.
As famílias estão em isolamento social para se prevenir contra o coronavírus e as escolas estão fechadas. As dificuldades para ajudar com as aulas remotas são muitas: falta de equipamentos, falta de internet e, principalmente, falta de tempo.
Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua
Este ano, o Dia das Mães foi muito diferente. Para comemorar essa data, conversamos com mães em quarentena que estão vivendo o desafio de educar e trabalhar em casa, confira:
Acompanhar as aulas remotas fica mais fácil com a ajuda de uma agenda digital. Para a designer de moda Monica Pinto, o contato com a escola está ainda mais frequente e ajudar com as atividades também ficou mais fácil. “Estamos ainda mais ligadas. Por estar trabalhando em casa, participo de tudo”, explica.
Sua filha Lina está tendo aulas ao vivo e também recebe links de videoaulas pela Agenda Edu. A rotina mudou, mas os laços continuam fortes: “Temos dias bons e ruins, é claro, mas sempre inventando alguma brincadeira nova para não cair no tédio”, explica.
Leia mais: Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas
A nova rotina é um desafio para todas as mães em quarentena. A produtora de conteúdo e empresária Luma Natasha, mãe da Bia, fala sobre as dificuldades da sobrecarga de tarefas no dia a dia e ainda ansiedade pelo momento que estamos vivendo.
“A rotina está frenética. Estamos nos dividindo entre rotina da casa, trabalho em home office, tarefas e rotina escolar. A Bia recebe atividades pela Agenda Edu e seguimos as orientações passadas pela escola. Temos uma rotina escolar com horário fixo, sempre pela manhã quando ela acorda. Após isso, ela pode seguir o dia com brincadeiras, televisão, descanso”
Mesmo com as dificuldades cotidianas, o tempo em família é uma das prioridades para as mães em quarentena. “Vivemos dias intensos, bem corridos, mas a criação de memórias afetivas está sempre sendo priorizada”, conta.
A educadora física Ingrid Machado também conta com a Agenda Edu para ajudar na sua rotina com a filha Antonella. O contato com a escola acontece diariamente com atividades, dicas e orientações, mas também existe a saudade dos colegas, família e esportes.
“Com a pandemia e suspensão das atividades tanto para mim quanto para ela, foi preciso planejamento e nova adaptação. Ainda está sendo desafiadora a nova rotina e recentemente voltamos a ter aulas online e seguir as atividades propostas pela escola. Antonella ainda está se esforçando para se concentrar no novo sistema e eu tenho acompanhado e ajudado.”
Veja mais: 5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulas
Para a Agenda Edu poder ajudar tantas mães e escolas pelo Brasil, várias mães Agenda Lovers estão trabalhando em casa.
No início, foi preciso se adaptar. Os dois filhos da Camila Rios, nossa Consultora Educacional, estudavam em tempo integral e estavam acostumados a passar o dia na escola. Agora, eles sabem quando a mãe está trabalhando em casa e podem brincar juntos depois.
“Eu pensei: ‘meu Deus, será que vou conseguir?’ Conversamos muito e expliquei que quando estivesse em reunião, eles teriam que me ajudar e ficar quietinhos. Está dando tudo certo até agora! Me sinto privilegiada por ter a oportunidade de continuar trabalhando em home office e acompanhar de perto meus pequenos”
A Analista Administrativo Financeiro, Tamires Cavalcante, também está sentindo o desafio de trabalhar com o filho Vinícius, que só tem 10 meses. Como ele ainda não entende que não pode ficar junto o tempo todo, ela faz questão de aproveitar os intervalos para fazer muito carinho!
“Superei as minhas expectativas, foi um aprendizado. E melhor: volto a ser mãe porque estou acompanhando as mudanças do Vinícius no dia a dia. Estou me superando em todos os sentido, e que venham mais desafios maternos e profissionais!”
Se trabalhar com um filho em casa já é difícil para as mães em quarentena, imagina com um bebê! Apesar das dificuldades, existe a felicidade em poder acompanhar ainda mais de perto todas as fases de crescimento.
“Nunca estive tão próxima de acompanhar o desenvolvimento dele. Aproveitei esse momento para retirar a chupeta e aos pouquinhos estou trabalhando o desfralde, o que seria difícil de fazer em uma rotina normal de trabalho”, conta a nossa Assessora de Engajamento, Kélvia Mariano.
Viver o papel de mãe e profissional ao mesmo tempo não é fácil. A Danielle Falcão, Consultora Educacional, precisou ensinar ao seu filho Benício o quanto é importante o seu trabalho, não só para ela mas também para a família e para outras pessoas que contavam com sua ajuda. Hoje, ele descobriu novos hobbies, está mais independente e se apropriou do seu quarto.
“Me sinto tão sortuda por ter um filho como ele! De todas as vantagens de estar trabalhando em casa, a melhor é poder terminar esse relato e correr para abraçá-lo. Para mim, ser mãe é isso: se sentir infinitamente grata e completa simplesmente por ter o seu filho por perto.”
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…