4 atividades para aproximar a família da escolaLeitura de 5 minutos

Família na escola 19 de agosto de 2019
criança nos braços da mãe indo para a escola

author:

4 atividades para aproximar a família da escolaLeitura de 5 minutos

Família e escola possuem papéis diferentes na educação dos alunos, porém são papéis complementares, onde ambas devem caminhar juntas para o desenvolvimento e a formação do aluno como cidadão. 

 

Muito se fala sobre a participação dos pais na educação, mas para as escolas, fazer com que os pais participem ativamente da rotina escolar ainda é um grande desafio. De um lado, a escola sente falta da presença dos pais no ambiente escolar, do outro, temos pais atarefados, com grandes dificuldades de irem até a escola e acompanhar o dia a dia escolar.

 

Para enfrentar esse desafio, as escolas devem investir em ações que aproximem a família e aumente o engajamento escolar. Sabemos que cada escola é única, com necessidades diferentes, por isso é preciso descobrir junto com as famílias um jeito de melhorar o engajamento, de forma que ambas as partes sintam-se à vontade. 

 

Leia também: Relação família e escola: como melhorar?

 

Quais são os benefícios da aproximação entre família e escola?

 

Existem diversos estudos que demonstram como a participação da família na educação traz grandes benefícios na vida familiar e escolar do aluno. 

 

O engajamento familiar na vida do estudante possui uma influência muito grande, o aluno passa a ter uma maior performance em sala de aula e se desenvolver de forma saudável. Pais e professores devem se unir e ajudar o aluno nesse processo. 

 

A família é o primeiro ponto de contato do aluno, por isso, é muito importante que os pais estejam presentes em sua rotina, seja ajudando na lição de casa, participando das reuniões, eventos escolares, etc. Já o professor, ele é o mediador e orientador do conhecimento, ele deve valorizar mais o feedback, entender melhor a estrutura familiar do aluno e buscar conversar com a família sobre o ensino e aprendizagem do aluno. 

 

Listamos alguns dos benefícios da aproximação da família da escola, confira! 

 

1 – Melhora o desempenho escolar

 

Quem trabalha com educação já percebeu que, quando a família faz parte da rotina escolar, o aluno obtém melhorias efetivas no seu desempenho acadêmico. Mas para que o aluno alcance os melhores resulta e seja bem-sucedido, o ideal é que escolas e famílias trabalhem juntas. O que faz diferença na hora de aproximar famílias e escolas é a percepção de ambas de que essa parceria pode trazer resultados para o aluno.

 

2 – Promove equidade

 

A participação dos pais, além de auxiliar os alunos a transitarem por diferentes etapas das suas vidas, também colabora para promover a equidade, já que famílias mobilizadas podem demandar mudanças práticas em escolas e nas políticas educacionais.

 

A equidade reconhece as diferenças e necessidades de cada pessoa, com a aproximação da família entendemos a aprendizagem entre alunos de diferentes etnias, idades, e realidades socioeconômicas. 

 

3 – Transforma a educação

 

A presença dos responsáveis no cotidiano do aluno faz com que ele se sinta mais motivado para buscar resultados cada vez mais positivos e entenda o valor da educação em sua vida.

 

Além disso, nós, da Agenda Edu, queremos conectar o maior número de pessoas, por meio da tecnologia, para que possamos transformar jornadas educacionais. Facilitamos a comunicação e engajamos alunos e responsáveis na rotina escolar, mas queremos criar laços cada vez mais fortes.  

 

Atividades para aproximar as famílias da escola

 

Agora que já entendemos a importância e os benefícios que a participação da família traz para os alunos, listamos algumas ações que as escolas podem realizar facilmente para atrair os pais para o ambiente escolar e fazer parte da comunidade escolar. Confira!

 

1 – Campeonatos esportivos

 

Promover campeonatos esportivos pode ser uma boa solução para trazer as famílias para a escola, além de mostrar que a instituição se preocupa também com o bem-estar dos estudantes.  

 

2 – Festas

 

As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos pais com a escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com que os responsáveis se aproximem ainda mais do ambiente escolar. 

 

3 – Feira de ciências

 

A feira de ciência, além de ser um trabalho em equipe, é o momento onde o aluno realiza  experimentos, ele põe em prática seus conhecimentos com fundamento e maior significado. Ao convidar os pais para participar desse momento, o aluno valoriza e se sente orgulhoso do seu trabalho. É uma motivação para que ele continue se dedicando. 

 

4 – Apresentações artísticas

 

Os professores podem desenvolver atividades em diversas modalidades como pintura, modelagem, arte, música, dança, movimento e apresentações teatrais. É interessante que os professores aproveitem essas ocasiões para fazer exposições do que foi criado. A abordagem multidisciplinar garante não só a participação dos pais, mas de toda a escola. 

 

Como podemos ver, a participação da família na escola é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. E, para fortalecer ainda mais essa relação, a comunicação pode ser um forte aliada.

 

Baixe grátis o nosso e-book e saiba como melhorar a comunicação entre família e escola! 

 

Clique aqui para baixar grátis o e-book!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *