Rematrícula escolar: o que fazer para reter mais alunosLeitura de 4 minutos

EduPay Gestão escolar 10 de setembro de 2021
Mãe realizando rematrícula escolar

author:

Rematrícula escolar: o que fazer para reter mais alunosLeitura de 4 minutos

O mês de setembro marca o início de mais um desafio para as escolas: a rematrícula escolar. Mas quem vê tudo pronto para o novo ano letivo, nem imagina o quão intenso pode ser esse período na secretaria escolar.


Um bom gestor sabe: a rematrícula é uma etapa que merece uma dedicada atenção. Esse é o momento que simboliza a renovação da parceria entre escola e família, por isso, exige planejamento e atenção.


A seguir, confira algumas estratégias para sua escola reter mais alunos no próximo ano letivo: 


1. Transparência na divulgação do reajuste escolar


Com a proximidade de um novo letivo, as escolas devem se preparar para calcular e reajustar a mensalidade. Esse reajuste deve ser divulgado até 45 dias antes do término das matrículas, conforme a Lei 9.870/99.


Mas como falar para as famílias que a mensalidade subiu sem arriscar perder os alunos para outra escola? Nesse momento, a instituição deve apresentar argumentos sólidos para justificar o reajuste no valor cobrado pela mensalidade da escola.


Você pode, por exemplo, mostrar a base da análise do seu reajuste, explicando o que mudou na escola, os custos inflacionados e outras variáveis que influenciaram no aumento.


Ao ser transparente na justificativa, a escola conquista a compreensão da família, e com isso, aumentam-se as chances de renovar a matrícula.


Saiba como calcular e chegar no valor ideal para o reajuste de mensalidade da sua escola


2. Divulgar a campanha de rematrícula mais cedo


Outra estratégia para reter mais alunos para sua escola é a antecipação da campanha de rematrícula. Isso porque, uma divulgação feita de última hora, não dá o prazo necessário para que os responsáveis organizem seu orçamento e assim, decidam que o aluno continue na escola. 


Esse período para a iniciar as rematrículas costuma ser entre os meses de setembro e outubro, dando um intervalo de tempo ideal para que as famílias possam se programar com o pagamento.


3. Trabalhar a base de inadimplentes com propostas mais flexíveis


A rematrícula é também um período decisivo para os alunos inadimplentes. É o momento da família avaliar suas condições e definir se irá ou não, quitar a dívida para renovar a permanência do aluno na escola.


Por esse motivo, o que pode definir o futuro do aluno na escola, é a disposição da instituição em oferecer alternativas para solucionar essas pendências.


Mostre para essas famílias que é possível negociar as mensalidades em aberto, através do parcelamento da dívida, abatimento nos juros ou outro tipo de desconto, principalmente para alunos com um bom desempenho nas notas. 


4. Oferecer descontos para quem pagar antecipadamente


Considere também, ofertar descontos estratégicos para incentivar pais e responsáveis a manter os alunos na instituição. Por exemplo, sua escola pode criar uma campanha de desconto para que os responsáveis renovem a matrícula mais cedo.


Essa é uma tática bastante efetiva para as instituições de ensino. Afinal, quem não gosta de economizar em um pagamento? 


5. Facilitar o processo de pagamento com a rematrícula online 


Muitas vezes, a resistência encontrada para realizar a rematrícula pode ser devido uma certa dificuldade que os responsáveis encontram na hora de pagar a taxa.


Por esse motivo, um critério que faz toda a diferença na renovação da matrícula escolar é a facilidade na experiência do pagamento. E para isso, é necessário que os responsáveis consigam pagar a matrícula de forma rápida, prática e sem sair de casa.


Aprenda a oferecer uma incrível experiência de pagamentos para sua escola.


A transição do pagamento presencial para a rematrícula online permite mais agilidade e praticidade ao procedimento, garantindo o sucesso na retenção dos alunos da escola. Para isso, a escola deve contar com um sistema, que atue no gerenciamento da cobrança e da renovação do contrato.


Gerencie seu processo de rematrícula com o EduPay


De um jeito simples e eficiente, o EduPay proporciona uma experiência que converte mais pagamentos para as rematrículas escolares. Com poucos cliques, o responsável pode renovar a matrícula com pagamentos feitos no boleto ou cartão de crédito.


Além disso, sua escola pode personalizar todas as condições de pagamento: como a data de vencimento, número de parcelas e até oferecer descontos promocionais. Nesta opção você pode oferecer, por exemplo, um preço reduzido para as famílias que realizarem o pagamento da matrícula antes do vencimento. 


Quer conhecer mais sobre as vantagens do EduPay para a cobrança de rematrículas escolares? Clique aqui e fale com um de nossos consultores. 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *