Aprenda a entregar uma incrível experiência de pagamentos para a sua escolaLeitura de 6 minutos

EduPay Gestão escolar 16 de julho de 2021
Mesa com objetos para realizar pagamentos escolares

author:

Aprenda a entregar uma incrível experiência de pagamentos para a sua escolaLeitura de 6 minutos

Não há nada tão incômodo para o financeiro de uma escola, do que lidar com os atrasos nos recebimentos. Mas já pensou, que esse problema pode ser resolvido com uma simples melhora na experiência de pagamentos escolares?


Muitas vezes, os pais dos seus alunos podem sentir que os passos do processo de pagamento, dificultam mais do que facilitam. Como no caso daquele responsável que deixou de pagar porque não localizou o boleto enviado. Ou ainda, aquele pai que queria a segunda via da fatura mas, que para isso, precisava solicitar a escola antes.


Quanto maior o número de etapas ou ações exigidas dos pais e responsáveis, maior é o obstáculo para receber os valores. Por isso, vamos mostrar nesse post como melhorar a experiência de pagamentos da sua escola, e ter mais êxito nos recebimentos das cobranças. 


Por que oferecer uma boa experiência de pagamentos na sua escola?


A jornada da relação entre família e escola inclui também o momento da cobrança. Oferecer uma experiência prática, transparente e moderna preserva o bom relacionamento com os responsáveis, o que consequentemente, retém o aluno na escola.


Além disso, com menos atritos nos procedimentos para pagar a escola, fica mais fácil do responsável manter as contas em dia. E esse, é ótimo motivo para escolas que sofrem com a inadimplência.


Conheça os 5 tipos de inadimplência na escola e saiba como lidar com cada caso


O que a família espera de uma experiência de pagamentos escolares?


A tecnologia mudou o nosso jeito de consumir. E com a chegada da pandemia, estamos mais digitais do que nunca. Isso nos torna cada vez mais exigentes com as preferências de pagamento.


Esses mesmos consumidores, habituados a pagar uma corrida, pedir comida e fazer transações bancárias por celular, esperam também, praticidade na experiência de pagamentos escolares.


Fácil acesso ao canal de cobranças


Por onde sua escola envia as cobranças? Em um portal com acesso por login e senha? Em algum aplicativo de mensagens como o WhatsApp, ou ainda, pelos tradicionais boletos entregues na secretaria?


A experiência de pagamentos escolares já começa no primeiro contato. Os canais onde as cobranças estarão disponíveis devem ter tudo o que será preciso para realização de um pagamento. Informações como fatura, código de barras e data de pagamento devem estar ao alcance dos responsáveis.


Além disso, o meio onde são disponibilizadas as cobranças devem ser de fácil acesso, possibilitando que os pais dos alunos naveguem pelo próprio smartphone, por exemplo.


Menos tempo gasto nos pagamentos


Já parou para pensar quanto tempo a família leva para pagar uma mensalidade na sua escola? Algumas escolas ainda contam com um ritmo de pagamento demorado, seja por causa do sistema, do atendimento, ou da quantidade de etapas do processo. 

Vamos pegar o exemplo de um pai de um aluno que atrasou a escola e que agora precisa da segunda via para realizar o pagamento. O que ele precisaria fazer? Ligar para escola e aguardar o boleto ser encaminhado novamente? E se ele considerar que aquele problema pode ser resolvido em outro dia?


O fato é que nem todos os responsáveis estão disponíveis para dedicar seu tempo a resolver pequenos empecilhos que dificultam o pagamento. Se casos como esse exemplo citado, acontecem com frequência, a consequência é ainda maior para o caixa da escola.


Mais comodidade e segurança 


Imagine uma situação em que, para conseguir realizar o pagamento no cartão de crédito, fosse necessário o responsável ir até à escola e passar na maquineta. Muito trabalho, não é? Isso, além de consumir o tempo da família, ainda desperdiça a produtividade da equipe financeira.


Com a adoção do isolamento social como prevenção da Covid-19, os responsáveis também estão buscando formas mais seguras de pagar. Um comportamento que antes parecia temporário, mas que está se tornando uma nova exigência das famílias. 


E por falar em comodidade, as carteiras digitais estão se tornando cada vez mais populares entre as famílias. Basicamente, a versão digital da carteira permite armazenar dados do cartão do usuário para realizar transações usando apenas o celular. Uma tendência que já chegou no EduPay, e que pode melhorar a experiência de pagamentos da sua escola!


Diversidade de meios de pagamentos 


De nada adianta planejar os recebimentos das cobranças da sua escola, se os meios de pagamento não estiverem adequados às necessidades de cada responsável. Alguns irão optar por pagar no crédito, enquanto outros nem sequer podem ter um cartão. 


Muitos responsáveis, porém, vão preferir a forma que melhor viabilize o pagamento à distância. Além dos tradicionais boletos bancários, outras formas de pagamentos são preferidas pelas famílias por oferecer mais mobilidade: desconto automático no cartão de crédito, transferência bancária, pagamento por carteira virtual, e PIX. 


O modelo de negócios de uma instituição de ensino permite disponibilizar a modalidade recorrência no cartão de crédito (mesma forma de pagamento utilizada pela Netflix!). A partir disso, pagamentos recorrentes como mensalidades e cobranças de contraturnos escolares podem ser descontados diretamente no cartão de crédito do responsável. Interessante não é? Veja como é fácil ter esse recurso na sua escola com o EduPay.


Maior conveniência com a rotina 


O ritmo agitado da vida de pais e responsáveis, exige facilidade na programação dos pagamentos escolares. Se todo mês possui o compromisso de pagar as mensalidades, por que não ajudar a memória do responsável para que ele não esqueça o vencimento? 


Recursos inteligentes como a régua de cobrança possibilitam o envio de lembretes automáticos, comunicados, além de outras informações necessárias para converter o pagamento (uma ferramenta de automação de cobranças disponível no EduPay!). Assim, o dia a dia dos responsáveis é facilitado, agilizando os procedimentos e melhorando consideravelmente o relacionamento entre família e escola.


Se você entende a importância da experiência de pagamentos escolares e quer promovê-la em sua instituição de ensino, participe agora de uma consultoria gratuita com o EduPay.


Clique aqui e tenha o suporte necessário para realizar suas cobranças escolares com mais eficiência!


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *