Evasão escolar na pandemia: como reduzir o impacto na gestão financeiraLeitura de 5 minutos

EduPay Gestão escolar 28 de abril de 2021
Aluno na escola vazia com evasão escolar

author:

Evasão escolar na pandemia: como reduzir o impacto na gestão financeiraLeitura de 5 minutos

A evasão escolar é um tema bastante urgente, ainda mais em tempos de crise e incerteza como a que estamos passando. Os medos, a imprevisibilidade financeira e os desafios do ensino à distância, são atualmente os principais motivos que dificultam a permanência dos alunos na escola.


Para os gestores de instituições particulares, só existe uma direção neste momento: definir estratégias que ajudem a reduzir os prejuízos da evasão na receita da escola.


Pensando nisso, listamos neste post, algumas dicas para evitar que a evasão escolar prejudique a sua instituição.



O que você vai encontrar neste artigo?


Abandono x Evasão escolar


Quais os motivos da evasão escolar na pandemia?


Como superar a evasão escolar gerada pela pandemia?


  • Foco na retenção de alunos
  • Atenção para estudantes que precisam de apoio financeiro
  • Defina um planejamento financeiro
  • Use a tecnologia como aliada


Abandono X Evasão escolar


Antes de tudo, vamos entender a diferença entre dois conceitos: abandono e evasão escolar. Apesar de serem usadas como sinônimos, as duas situações têm significados bem diferentes. 


O abandono escolar ocorre quando um aluno não termina o ano letivo, ou seja, deixa de frequentar a instituição sem concluir uma determinada série ou ano escolar.


Já a evasão escolar é quando o estudante consegue concluir o ano letivo, mas não retorna à escola no ano seguinte. Nesse caso, a não realização da matrícula pode indicar uma transferência do aluno para outra escola ou mesmo uma desistência dos estudos.


Infográfico: Dicas para evitar a evasão escolar


Quais os motivos da evasão escolar na pandemia?


Com as circunstâncias impostas pela pandemia, muitos estudantes são influenciados a desistir da escola. A dificuldade de aprendizagem no ensino remoto e o receio da família com os riscos de contaminação nas aulas presenciais, são alguns motivos que acentuaram a evasão. 


Com o cenário de instabilidade econômica, a falta de recursos para custear a mensalidade e outras despesas, fez também com que muitas famílias avaliassem a permanência do aluno na escola.


Como superar a evasão escolar gerada pela pandemia?


Superar a evasão escolar é desafiador mas não impossível. Se seus alunos estão desistindo de continuar na sua escola, é hora de acionar estratégias e melhorias que garantam o controle desse índice. 


Confira abaixo algumas soluções administrativas para reverter o quadro. 


Foco na retenção de alunos


Um dos maiores erros cometidos pela maioria dos gestores escolares é a atenção dada quase exclusivamente para captação de alunos. Isso porque, de nada adianta atrair vários alunos se a sua instituição não conseguir mantê-los. 


Quando um aluno sai da sua escola, o esforço para trazê-lo de volta se torna muito maior. Na retenção, a tarefa da escola é de acompanhar e enxergar tudo aquilo que desmotiva a permanência do aluno na escola, e criar soluções para esses desafios.


Busque conhecer as necessidades de cada aluno, e invista também na relação com seus pais e responsáveis. Utilize canais de comunicação para estabelecer laços entre toda a comunidade escolar, diminuindo assim, as chances de que os alunos desistam de continuar na sua escola.  


Atenção para estudantes que precisam de apoio financeiro


A dificuldade financeira é umas das principais causas de abandono e transferências escolares. Para os pais e responsáveis que estão nessa estatística, negociar a dívida pode ser uma ótima oportunidade.


Ao se mostrar disposta para negociações, a escola além de permitir mais condições para a família cumprir com os pagamentos escolares, também evita que o aluno abandone a instituição.


Consulte o histórico de pagamentos e o desempenho acadêmico do aluno e faça uma análise em conjunto com a administração financeira e equipe pedagógica. Ofereça sugestões como descontos nas mensalidades, refinanciamentos do saldo devedor, bolsas de estudo, programas de estágios e outros programas de fidelização para a retenção de seus alunos.


Conheça 5 dicas para realizar cobranças escolares e fugir da inadimplência


Defina um planejamento financeiro


A evasão é um problema que pode promover uma série de danos financeiros para a escola. Diante disso, é necessária uma administração adequada, com a definição de metas e recursos disponíveis para as necessidades das escolas.


Faça um levantamento dos recursos, levando sempre em consideração os possíveis cenários. Reúna também informações sobre os gastos gerais da instituição como infraestrutura, insumos e folhas de pagamento. 


Com a estimativa dos valores de entrada e saídas da instituição é possível prever melhor o fluxo e garantir a segurança do caixa caso haja algum imprevisto.


Baixe agora o Ebook “Como reduzir a inadimplência com cobranças recorrentes”


Use a tecnologia como aliada


Nunca foi tão necessário o uso da tecnologia como auxílio na gestão escolar. Com a utilização de recursos tecnológicos é possível garantir melhorias tanto no processo de aprendizagem quanto na rotina administrativa da escola.


Ferramentas de gestão podem ser usadas para a automação dos processos de cobrança da escola, controle de atrasos e inadimplência escolar. Também é possível gerir e analisar dados de faturamento da escola, simplificando o dia a dia no setor financeiro.


Cobranças de mensalidade em tempos de crise. Como gerir?

Diante do atual cenário de incertezas, o EduPay se mostra como um importante aliado na gestão financeira das escolas. Com ele, sua escola gera uma nova cobrança em poucos cliques, e envia notificações automáticas para a família com lembretes do vencimento.


Os benefícios do EduPay também abrangem pais e responsáveis, que através da ferramenta, conquistam mais comodidade e segurança para realizar os pagamentos escolares.


Quer entender melhor como o EduPay pode ajudar a sua escola a combater a evasão escolar? Entre em contato com um de nossos consultores!

Um comentário
  1. MARIA DA CONCEIÇÃO ASSUNÇÃO DE SOUZA BORGES BORGES

    É possível assistir essas palestras, dos artigos acima? Perdir a palestra ao vivo pelo zoom.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *