O uso da tecnologia na Educação InfantilLeitura de 5 minutos

Acontece na escola 4 de agosto de 2016
tecnologia na educação infantil

author:

O uso da tecnologia na Educação InfantilLeitura de 5 minutos

As crianças de hoje em dia já nasceram conectadas, a geração onde os pequenos já sabem acessar a internet, usar computador, smartphone, tablet e outras ferramentas tecnológicas, além de servirem como instrumentos de comunicação e entretenimento, o uso de tecnologia na Educação Infantil é uma maneira de inovar na educação.

 

As tecnologias digitais permitem aos alunos uma nova forma de interação. Mesmo que a criança ainda não saiba ler ou escrever, já existem novas ferramentas de ensino que podem ser utilizadas dentro e fora da escola. Já para os responsáveis, que ficam super ansiosos para saber como estão as crianças na escola, a tecnologia se mostra como uma boa solução para facilitar a comunicação e acompanhar a rotina escolar.

 

Aliada a educação, a tecnologia pode trazer bons resultados, ajudando no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. As tecnologias digitais permitem um maior acesso à informação, o contato com novas linguagens e aproxima o conteúdo de ensino às novas gerações. Confira agora outros exemplos!

 

Estimula a aprendizagem

As ferramentas digitais estimulam as crianças a quererem descobrir cada vez mais. Imagens, músicas, jogos, cores, tudo isso faz com o que a criança desenvolva a sua imaginação e a sua capacidade de absorver o conteúdo de forma lúdica.

 

A criança em contato com a tecnologia desenvolve uma mente mais aberta e maior capacidade de absorver informações sobre diversos assuntos.

 

Desenvolve o raciocínio e a concentração

Com diversas informações, cores e movimentos em uma tela, as crianças precisam se manter atentas ao que está acontecendo, principalmente se for uma atividade interativa. É assim que elas começam a desenvolver a capacidade de foco e concentração.

 

O mesmo acontece com o raciocínio, onde as crianças rapidamente aprendem como é o processo de utilização de diversos dispositivos tecnológico. Tudo isso ajuda a criança a entender o funcionamento de suas próprias habilidades lógicas.

 

Melhora a comunicação

É cada vez mais comum vermos aplicativos e jogos feitos especialmente para o público infantil que focam principalmente no aprendizado. Com o uso dessas plataformas online, as crianças começam a associar símbolos às palavras de forma mais natural e simples. Dessa forma, elas aprendem também a desenvolver melhor a sua comunicação.   

Comunicação escolas com geração Z

 

Desperta a criatividade e protagonismo

Na era da tecnologia e da informação é mais que necessário criar ambientes que colaborem para o desenvolvimento da autonomia e na construção do conhecimento coletivo.

 

A inserção da tecnologia na Educação Infantil desperta a criatividade dos pequenos, onde eles produzem o seu próprio conteúdo. Sobre a orientação do professor, é possível que gravem vídeos, escrevam histórias e em seguida compartilhem com seus colegas de turma. Assim, é possível trabalhar o protagonismo do aluno em sala de aula.

 

Leia também: Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem

 

Para trazer resultados positivos, a tecnologia deve ser bem utilizada e regrada na infância. Por isso, é necessário a capacitação dos professores e a orientação dos pais em casa.

 

O professor e o uso da tecnologia na Educação Infantil

O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa entender a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula. Para isso é preciso se adaptar e estar aberto ao novo.

 

O professor que tem mais facilidade com a tecnologia tende a buscar e apresentar novas alternativas de ensino, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo, melhor acesso à informação e uma melhor comunicação.

 

Confira 3 dicas que podem facilitar a adaptação dos professores quanto ao uso das tecnologias:

 

1 – Ofereça recursos e treinamentos

São inúmeras as opções de tecnologias oferecidas nos dias de hoje, por isso, cabe à direção apresentar ferramentas e mostrar quais são suas possibilidades de uso. O professor também pode pesquisar e buscar soluções que vão resolver o seu problema e agregar em suas aulas.

 

Além disso, a capacitação do professores sobre o uso da tecnologia é essencial para o desenvolvimento coletivo das habilidades em sala de aula.

 

2 – Incentive o uso da tecnologia no dia a dia

É muito importante estimular o professor a utilizar as tecnologias em seu dia a dia, seja o computador da sala de aula, apresentação em data show ou até mesmo  preenchimento das agendas digitais. Quanto mais a utilização dessas ferramentas forem naturais, mais fácil será a sua integração na dinâmica escolar.

 

3 – Tenha um coordenador tecnológico na escola

Ter na instituição um profissional da direção que faça a ponte entre o corpo docente e os recursos tecnológicos pode facilitar o diálogo e a aproximação das ferramentas disponíveis com a abordagem pedagógica de cada professor.

 

Mas vale lembrar que esse profissional não é um professor que leciona, nem um técnico da informação. Ele é a ligação entre a tecnologia da informação e o ensino.

 

A implantação das tecnologias de informação e comunicação em uma escola não favorece somente a aprendizagem do aluno, como também aproxima os professores dos alunos, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos, uma construção coletiva do saber.

 

Agenda da Educação Infantil 

Cada vez mais, as instituições de ensino estão em busca de novas formas de interagir com os responsáveis e utilizam a tecnologia como auxílio. Uma delas são os aplicativos de comunicação escolar e nisso a Agenda Edu pode te ajudar!

Ainda não tem a Agenda Edu em sua escola ou curso? Conheça agora mesmo todas as nossas funcionalidades e venha fazer parte dessa revolução! 🙂

A agenda digital mais utilizada do país facilita e aproxima a comunicação entre escolas e famílias. Nela, a escola envia mensagens em tempo real para os responsáveis, informa sobre o dia a dia da criança, alimentação, banho, soneca, lição de casa, comportamento e muito mais! Tudo para deixar a comunicação mais eficiente e aproximar a família da rotina escolar.

 

Protagonismo e tecnologia na educação infantil

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *