Gestão escolar na educação infantil: o que precisamos saber?Leitura de 5 minutos

Acontece na escola Gestão escolar 14 de setembro de 2018
Professores são super importantes na gestão da Educação Infantil

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Gestão escolar na educação infantil: o que precisamos saber?Leitura de 5 minutos

A educação infantil é uma das fases mais importante da  vida escolar de uma pessoa. 

“A infância é a fase mais importante e decisiva na formação de pessoas e comparava-as a uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.” (Froebel o educador e fundador dos jardins de infância)

 

A dúvida é: O que fazer para ter uma gestão de qualidade na educação infantil? Afinal, qual o profissional ideal para acompanhar a formação dessas crianças? Como deve ser a ambientação para recebê-las? Qual a melhor forma de se comunicar? Hoje trouxemos para você dicas essenciais que podem te ajudar na realização da gestão dessas crianças.

 

Uma boa avaliação da gestão de creches e pré-escolas é feita por meio da observação. Observar as crianças é essencial para se ter um bom projeto pedagógico na educação infantil.

 

“Com as informações que você adquire ao observar, é possível selecionar os materiais certos, planejar atividades adequadas e fazer perguntas que orientem as crianças para aprender a entender o mundo que as rodeia”.

 

Cada criança reage e aprende de forma diferente. Por isso, é preciso entender seus interesses, o que mais chama atenção, o que tranquiliza, as relações, a personalidade. Tudo isso para que o educador possa analisar e rever suas práticas pedagógicas.

 

Leia também: A importância da observação na educação infantil

 

A importância dos professores na educação infantil

 

O professor apresenta um papel fundamental na educação infantil, ele é o mediador entre a criança e o conhecimento, sua forma de educar e passar conteúdo exige grande atenção e cuidados.

 

O método de transmitir conhecimentos e ensinamentos para esses pequenos tem que ser da forma mais simples, clara e dinâmica possível. Por isso, é preciso que exista uma preparação para os profissionais que ficarão responsáveis por eles.

 

A gestão escolar precisa ser bem aplicada, para que tenha bons resultados futuros. Os educadores que atuam na educação infantil devem ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia a dia e em situações especiais.

 

A busca por metodologias adequadas para as crianças é responsabilidade desse profissional, é importante aprender sobre o desenvolvimento da criança, a forma como eles veem e sentem o mundo, assim, é possível criar oportunidades para ela manifestar sua linguagem, suas ideias, seus sentimentos, sua criatividade, suas relações sociais e sua imaginação.

 

É importante investir na formação de uma equipe docente capaz de construir um olhar mais sensível, reflexivo e autônomo. Assim, com professores capacitados, as crianças podem se desenvolver sua aprendizagem.

 

Ambientação das escolas

 

A ambientação tem um papel muito importante no processo de aprendizagem da criançada. Mas não é simplesmente um espaço: as salas de aulas possuem aspectos determinantes na construção de conhecimentos, autonomia e na convivência com o outro. Além de tudo, a sala de aula precisa ser  um ambiente estimulante para os pequenos, onde eles possam aprender através de atividades lúdicas.

 

Busque organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança. É necessário que a criança sinta-se à vontade e feliz por estar em determinado ambiente, facilitando assim, o contato visual e oferecendo à criança segurança e autonomia.  

 

Leia também: Saiba como organizar a sala de aula do ensino infantil

 

O espaço destinado às atividades infantis são criadores de possibilidades de boas vivências. Nestes locais, vale apostar em:

 

? Espelhos;

? Transparências;

? Tecidos coloridos;

? Elementos da natureza;

? Objetos de múltiplos estímulos que instiguem as crianças a manipular, produzir, expor, organizar, guardar, imaginar, lembrar e narrar.

 

A comunicação e o uso das tecnologias na educação infantil

 

A forma de se comunicar não só com as crianças, mas também com pais e responsáveis requer uma atenção especial na educação infantil. Com as crianças, por exemplo, o modo de se comunicar é de extrema importância para que seja aplicada a aprendizagem.

 

Não é fácil para os responsáveis, que ficam ansiosos para saber como estão as crianças na escola. Por isso, a tecnologia apresenta como solução para facilitar a comunicação entre escola e família.

 

As tecnologias digitais permitem aos alunos um maior acesso à informação. Além disso, o contato com novas linguagens aproximam o conteúdo de ensino às novas gerações, principalmente dos chamados nativos digitais. Esse é o público que desde pequenos tem naturalidade e domínio sobre os recursos tecnológicos. Mesmo que a criança ainda não saiba ler ou escrever, as tecnologias já podem ser utilizadas como ferramenta de ensino dentro e fora da escola.

 

Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil, que ajuda escolas, alunos e responsáveis a estarem sempre em contato, estimulando uma convivência saudável e imprescindível entre todos eles.

 

Fonte: Barcelona Superficies
         
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