Saiba como organizar a sala de aula do ensino infantil

Educação infantil
Leitura de 2 minutos

A organização da sala de aula do ensino infantil tem um papel muito importante no processo de aprendizagem da criançada. Não é simplesmente um espaço, as salas de aulas possuem aspectos determinantes na construção de conhecimentos, autonomia e na convivência com o outro. Além de tudo, a sala de aula precisa ser  um ambiente estimulante para os pequenos, onde eles possam aprender através de atividades lúdicas.

 

Os principais fatores que precisam ser observados na organização de uma sala de aula da educação infantil são: decoração, funcionalidade, higiene e comunicação.

 

Por isso, trouxemos para você algumas dicas do que não pode faltar na sala de aula do ensino infantil.

 

Decoração e materiais organizados

É possível criar espaços compartilhados, divididos por temas, por exemplo, um cantinho para leitura, cantinho da soneca, cantinho da matemática… assim, a criança estimula diferentes aspectos e pode escolher qual “cantinho” ela mais se identifica. Além disso, você cria um espaço acolhedor e adequada à faixa etária de cada um.

 

Uma outra dica é utilizar uma decoração temática para cada cantinho, criando assim, um clima especial e agradável. O móveis utilizados na sala de aula também requerem atenção, as cadeiras devem ser agradáveis e adequadas para as crianças. É preciso também disponibilizar um espaço para colocar mochilas, lancheiras e livros.

 

“Manter os materiais organizados é uma dica de ouro para qualquer professor do Ensino Infantil. Utilize caixas, porta-lápis, estojos e o que mais for necessário, e estimule o senso de organização nas crianças. Deixe que elas participem da arrumação da sala, guardando sempre cada item em seu devido lugar.”

 

 

Comunicação com os responsáveis

A comunicação com os responsáveis é algo delicado no ensino infantil, principalmente, para aqueles pais cuja a rotina é corrida e se sentem culpados por não poderem acompanhar o dia a dia da criança na escola.

Manter um relacionamento com esses responsáveis é importante para o processo de aprendizado e adaptação da criança. Informar aos responsáveis como está do dia do aluno, a alimentação, comunicados, eventos, enviar fotos e  ter uma comunicação direta.

Tudo isso a escola pode fazer com o uso do aplicativo Agenda Edu, a agenda digital escolar que facilita e aproxima a comunicação entre escolas e famílias.  A escola envia as informações e os responsáveis recebem tudo em seus celulares de forma rápida e segura, podendo ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar

Fonte: Multimeios

 

 

 

Veja mais!

Autismo, escola e pais: como unir forças para realizar a inclusão?
179
Por Luciana Brites Psicopedagoga e psicomotricista, fundadora do Instituto Neurosaber   Falar sobre inclusão escolar é sempre um desafio par...
O papel do Orientador Educacional nas escolas
2019
04 de dezembro é comemorado o dia do Orientador Educacional, mas o que é e o que faz esse profissional? Conheça um pouco mais sobre a jornada desse im...
Processos financeiros na gestão escolar: como otimizá-los
167
Organização e boas ferramentas tecnológicas são essenciais para que os processos financeiros sejam otimizados na gestão escolar.   Para promo...