A tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, principalmente, como ensinamos e aprendemos. Com todas essas mudanças pela qual a educação vem passando, o ensino personalizado é uma das mais fortes tendências educacionais no século 21.
A personalização do ensino nada mais é do que uma série de estratégias pedagógicas voltadas a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, respeitando as limitações e os talentos de cada um.
Ele leva em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes, já que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses.
Uma das maneiras de se personalizar o ensino é através do uso da tecnologia, oferecendo uma aprendizagem mais próxima da realidade dos alunos. Por isso, separamos algumas metodologias que podem tornar o aprendizado mais divertido.
🤖 Inteligência Artificial na educação: como aplicar e principais alertas
“Gamification” ou “Gamificação” é o processo de aprendizagem lúdica, por meio de jogos. A aplicação da gamificação é utilizada nas escolas como estratégia para atrair e engajar os estudantes. Ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.
Uma dica bem legal é o MinecraftEDU. Utilizado por quase 1.000 escolas em mais de 40 países, o jogo requer que os alunos encontrem recursos, construam estruturas, além de promover a criatividade, colaboração e resolução de problemas em um ambiente imersivo.
🕹️ Gamificação na educação: como usar e quais são os benefícios
Além disso, você não precisa necessariamente aplicar a gamificação em jogos já existentes. Você pode explorar a gamificação por meio de dinâmicas com sua turma. O importante é trabalhar desafios ou missões que ajudem na aprendizagem.
As ferramentas de experimentação transformam os alunos em protagonistas e possibilitam que eles desenvolvam produtos e projetos.
Metodologias como aprendizagem maker, onde os alunos colocam a mão na massa em busca da resolução de problemas, e educomunicação, que une educação e comunicação por meio de práticas que propõem uma intervenção das mídias, são algumas formas de dar autonomia para os alunos.
Uma outra dica é que os alunos também possam criar seus próprios podcasts, sites, livros digitais, jornais, vídeos e tantos outros formatos.
Alunos e professores ensinando e aprendendo, essa é a premissa do ensino híbrido. A metodologia combina atividades presenciais com outras feitas com a ajuda da tecnologia. O foco do processo da aprendizagem é no aluno e não mais na transmissão de informação por parte do professor.
O aluno estuda o material em diferentes situações e a sala de aula passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades e discussões com o apoio do professor e em colaboração com os colegas. Nessa forma de ensino, a troca de conhecimento permite que o próprio aluno seja um elemento ativo, não recebendo apenas o que lhe é passado.
💻 Como as novas tendências tecnológicas vão revolucionar a educação nos próximos ano
A metodologia da sala de aula invertida transforma a lógica de organização da sala de aula. Com o apoio de recursos interativos, os alunos aprendem os conteúdos em casa e aproveitam o tempo que estão na classe para resolver exercícios, tirar dúvidas com o professor e aprofundar a discussão.
📖 Sala de aula invertida como solução de engajamento na sua escola
A escola que oferece o ensino personalizado em suas propostas pedagógicas tende a apresentar características que trazem muitos benefícios para o processo de aprendizagem dos alunos. Confira agora quais são as vantagens da personalização do ensino:
As escolas que se propõem a oferecer um ensino mais personalizado colocam o aluno no centro da aprendizagem e criam oportunidades para que se torne o principal agente do seu próprio desenvolvimento e aprendizado.
💡 Leia também: Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem
E uma ótima forma de tornar o aprendizado do aluno mais ativo e promover a personalização na sua escola, é utilizar o Envio de Atividades por Aluno. Com essa nova possibilidade, a equipe escolar pode enviar atividades de maneira individual para os estudantes e suas famílias.
Essa nova possibilidade permite uma maior individualização da aprendizagem, bem como a proximidade entre alunos e professores.
Para que os alunos tenham a possibilidade de aprender de diferentes maneiras, as escolas têm reorganizado seu espaço físico. As salas de aulas possuem aspectos determinantes na construção de conhecimentos, autonomia e na convivência com o outro. O ambiente escolar precisa ser um lugar estimulante, onde os alunos possam aprender e desenvolver suas habilidades.
As escolas que promovem a educação personalizada têm um olhar integral para o aluno, a fim de assegurar que os conteúdos e estratégias de aprendizagem dialoguem com o perfil e o projeto de vida de cada um. Assim, promovem atividades educativas que desenvolvem os estudantes em diferentes dimensões (acadêmica, física, socioemocional, cultural).
O ensino personalizado é uma necessidade na educação do século 21 e com a ajuda da tecnologia, professores podem inovar e transformar suas aulas, trazendo novas técnicas de aprendizado.
Quer saber mais sobre os benefícios da tecnologia em sala de aula? Baixe grátis nosso ebook e confira!
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…
View Comments
Muito bom uma nova maneira de se comunicar com os pais e alunos
Oi, Djanir! Que bom que você está gostando. Qualquer dúvida, é só nos chamar! Ah, e não esquece de continuar nos acompanhando aqui no blog. ?