Marcelo Freitas conta pra gente a importância do empreendedorismo na escola e quais práticas pedagógicas podem alavancar a aprendizagem dos alunos em sala de aula. Confira!
Aprender deveria ser algo para a vida e não para preparar para um exame. Concorda? Pode-se dizer que o princípio do processo educacional é, em síntese, preparar as mentes jovens para que, ao longo da vida, elas melhorem as pessoas e tragam mudanças positivas para o mundo. Mas em muitos casos elas vêm sendo treinadas para prestar o vestibular.
Na prática o nosso sistema educacional foi desenhado para valorizar o conhecimento acadêmico e os meios tradicionais de avaliá-lo. Isso cria uma distorção, reforçando nos jovens a ideia de que vão à escola para “passar de ano” e não para aprender.
E tudo isso acaba deixando os alunos com dificuldades para aplicar o que aprendem e para desenvolver habilidades empreendedoras e inovadoras. E são justamente essas habilidades, associadas ao desenvolvimento socioemocional, que farão a diferença mais à frente, no mercado de trabalho.
Leia também: O desafio e a importância de trabalhar soft skills nas escolas
Não restam dúvidas de que, para dar aos alunos a oportunidade de adquirirem essas habilidades é necessário rever o sistema. Mas isso é algo complexo, por vezes bastante demorado e geralmente está fora do alcance das mãos dos “simples mortais”, como os educadores e gestores educacionais, não é mesmo?
Então o que nos resta fazer (?), perguntariam os mais ávidos! Dar pequenos passos e promover mudanças nas práticas diárias poderia ser um bom ponto de partida, não acham? Isso não depende do sistema, mas de atitude.
Empreender é isso: antes de tudo, uma atitude.
Professores antenados e designers instrucionais poderiam, por exemplo, melhorar a experiência e o desenvolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem adotando algumas práticas que reinam no ambiente empreendedor. E isso pode ser feito de imediato.
Para ajudar e dar um empurrãozinho, listamos aqui algumas dessas atitudes que podem ser incorporadas pelos educadores em suas práticas em sala de aula. Confira!
Utilize estudos de caso que podem estimular os alunos a buscarem soluções para os problemas apresentados, desenvolvendo assim o pensamento criativo.
Professores e equipe técnica podem se unir para criar programas que levantem questões relacionadas ao desenvolvimento da inteligência emocional e autoconhecimento, favorecendo assim a melhoria da saúde mental dos alunos.
Requisito dos mais demandados pelo mercado de trabalho, a liderança pode ser trabalhada em sala de aula com a ajuda de jogos e animações, oficinas, dinâmicas. São várias estratégias para que os alunos compreendam o valor da negociação, do diálogo e da cooperação.
Em um mundo baseado na mudança contínua, prover os alunos de situações reais que exijam o exercício da adaptação e da flexibilidade é fundamental. Situações problema, casos e jogos são ótimas estratégias de aprendizagem.
Gamificação na educação: como usar e quais são os benefícios
Para que tais atitudes empreendedoras possam ser mais bem desenvolvidas e implantadas nas escolas, é fundamental que sejam de fato incorporadas às dinâmicas das aulas e à postura dos professores.
É imperativo integrar os aspectos mais básicos de como funciona o mundo de verdade, não só no aspecto do mercado de trabalho, mas também da relação entre as pessoas e dos valores de uma sociedade saudável. Assim teremos alunos capazes de traçar suas próprias trajetórias e, a partir delas, melhorar o mundo.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…
View Comments
Muito bom! Gostei das sugestões para incentivar o empreendedorismo como prática pedagógica. Principalmente por serem aplicáveis à minha realidade e, acredito que seja possível para muitos. Vou colocar em prática. Obrigado pelo artigo.
Oi, Egivaldo! Ficamos felizes que nossas dicas vão poder te ajudar!?? Continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma dica. Ah, e se quiser receber todas as nossas novidades, assine nossa newsletter. Abraços! ?
Obrigado pelo retorno, Egivaldo! Boa jornada!
Ótimo artigo! Estamos desenvolvendo material educativo sobre inteligência financeira e o artigo será muito útil para nós, e consequentemente para muitas crianças. Parabéns! Att, Big Cérebro Brinquedos Educativos - https://www.bigcerebro.com.br
Olá! Que bom que conseguimos te ajudar! Para não perder nenhuma das nossas dicas, continue acompanhando nosso blog. Forte abraço!?
Agradecemos e vamos recomendar! Nosso blog está sendo construído e os colocaremos como referência. Sucesso! Att
??