Ensino personalizado: metodologias para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativoLeitura de 4 minutos

Acontece na escola Tendências em educação 29 de maio de 2019

author:

Ensino personalizado: metodologias para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativoLeitura de 4 minutos

A tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, principalmente, como ensinamos e aprendemos. Com todas essas mudanças pela qual a educação vem passando, o ensino personalizado é uma das mais fortes tendências educacionais no século 21. 

 

A personalização do ensino nada mais é do que uma série de estratégias pedagógicas voltadas a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, respeitando as limitações e os talentos de cada um. Ele leva em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes, já que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses.

 

Uma das maneiras de se personalizar o ensino é através do uso da tecnologia, oferecendo uma aprendizagem mais próxima da realidade dos alunos. Por isso, separamos algumas metodologias que podem tornar o aprendizado mais divertido. 

 

1 – Jogos e animações

Gamification” ou “Gamificação” é o processo de aprendizagem lúdica, por meio de jogos. A aplicação da gamificação é utilizada nas escolas como estratégia para atrair e engajar os estudantes. Ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

 

Uma dica bem legal é o MinecraftEDU. Utilizado por quase 1.000 escolas em mais de 40 países, o jogo requer que os alunos encontrem recursos, construam estruturas, além de promover a criatividade, colaboração e resolução de problemas em um ambiente imersivo.

 

Além disso, você não precisa necessariamente aplicar a gamificação em jogos já existentes. Você pode explorar a gamificação por meio de dinâmicas com sua turma. O importante é trabalhar desafios ou missões que ajudem na aprendizagem.

 

2 – Ferramentas de experimentação

As ferramentas de experimentação transformam os alunos em protagonistas e possibilitam que eles desenvolvam produtos e projetos. 

 

Metodologias como aprendizagem maker, onde os alunos colocam a mão na massa em busca da resolução de problemas, e educomunicação, que une educação e comunicação por meio de práticas que propõem uma intervenção das mídias, são algumas formas de dar autonomia para os alunos.

 

Uma outra dica é que os alunos também possam criar seus próprios podcasts, sites, livros digitais, jornais, vídeos e tantos outros formatos.

 

3 – Ensino Híbrido

Alunos e professores ensinando e aprendendo, essa é a premissa do ensino híbrido. A metodologia combina atividades presenciais com outras feitas com a ajuda da tecnologia. O foco do processo da aprendizagem é no aluno e não mais na transmissão de informação por parte do professor. 

 

O aluno estuda o material em diferentes situações e a sala de aula passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades e discussões com o apoio do professor e em colaboração com os colegas. Nessa forma de ensino, a troca de conhecimento permite que o próprio aluno seja um elemento ativo, não recebendo apenas o que lhe é passado.

 

4 – Sala de aula invertida

A metodologia da sala de aula invertida transforma a lógica de organização da sala de aula. Com o apoio de recursos interativos, os alunos aprendem os conteúdos em casa e aproveitam o tempo que estão na classe para resolver exercícios, tirar dúvidas com o professor e aprofundar a discussão. 

 

Vantagens do ensino personalizado

A escola que oferece o ensino personalizado em suas propostas pedagógicas tende a apresentar características que trazem muitos benefícios para o processo de aprendizagem dos alunos. Confira agora quais são as vantagens da personalização do ensino:   

 

Protagonismo do aluno

 

As escolas que se propõem a oferecer um ensino mais personalizado colocam o aluno no centro da aprendizagem e criam oportunidades para que se torne o principal agente do seu próprio desenvolvimento e aprendizado.

 

Leia também: Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem

 

Ambiente descontraído para aprendizagem

 

Para que os alunos tenham a possibilidade de aprender de diferentes maneiras, as escolas têm reorganizado seu espaço físico. As salas de aulas possuem aspectos determinantes na construção de conhecimentos, autonomia e na convivência com o outro. O ambiente escolar precisa ser um lugar estimulante, onde os alunos possam aprender e desenvolver suas habilidades. 

 

Desenvolvimento integral

 

As escolas que promovem a educação personalizada têm um olhar integral para o aluno, a fim de assegurar que os conteúdos e estratégias de aprendizagem dialoguem com o perfil e o projeto de vida de cada um. Assim, promovem atividades educativas que desenvolvem os estudantes em diferentes dimensões (acadêmica, física, socioemocional, cultural).

 

O ensino personalizado é uma necessidade na educação do século 21 e com a ajuda da tecnologia, professores podem inovar e transformar suas aulas, trazendo novas técnicas de aprendizado. 

 

Quer saber mais sobre os benefícios da tecnologia em sala de aula? Baixe grátis nosso ebook e confira! 

2 comentários
  1. Djanir costa da Silva

    Muito bom uma nova maneira de se comunicar com os pais e alunos

    • Agenda Edu

      Oi, Djanir! Que bom que você está gostando. Qualquer dúvida, é só nos chamar! Ah, e não esquece de continuar nos acompanhando aqui no blog. 💜

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *