Como aproveitar o evento da Copa do mundo na escolaLeitura de 4 minutos

Acontece na escola 13 de junho de 2018
escola na copa

author:

Como aproveitar o evento da Copa do mundo na escolaLeitura de 4 minutos

 

Hoje vamos pensar um pouquinho sobre as possibilidades pedagógicas que podem surgir com o mote da Copa do Mundo. 

 

Quem sabe, canta!🎶

 

A taça do mundo é nossa

Com brasileiro não há quem possa

Êh eta esquadrão de ouro

É bom no samba, é bom no couro

 

“A Taça do Mundo é nossa” foi a canção que embalou os corações dos mais novos campeões da Copa do Mundo. Brasil ganha pela primeira vez em 1958, na Suécia. O título que marcou o surgimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé – com apenas 17 anos – para o mundo.  

 

De lá pra cá já foram cinco títulos e até já sediamos o campeonato (2014).  Fomos a primeira seleção a se classificar para a Copa da Rússia em 2018, com quatro rodadas de antecedência nas eliminatórias da América do Sul.

 

Será que a empolgação pela Copa Mundo continua a mesma ou os corações dos brasileiros andam diferentes nos últimos anos? Bom, são reflexões que também podem ser propostas para alunos de séries maiores, por exemplo. Mas o que trazemos hoje são algumas possibilidades que a escola tem de trabalhar esses temas dentro da escola. Vamos lá!?

 

As escolas não precisam mudar seu currículo para trabalhar o tema, pois é possível inserir elementos que trazem para as crianças esse contexto atual sem interferir nisso. Fazendo, inclusive, com que elas tenham ou se sintam mais motivadas.

 

Uma ideia é fazer um movimento interno na escola escolhendo um país para cada turma e deixando que os alunos pesquisem sobre ele, conhecendo mais sua história. Para dividir parte da pesquisa com outros alunos podem ser expostos cartazes em área comum. Deixando, assim, que todos possam aprender um pouco sobre um país que não está trabalhando.

 

 


 

Educação infantil

 

O trabalho com as bandeiras dos países, por exemplo, é um material rico. As cores, as formas e os elementos podem ser identificados facilmente por elas. É possível também fazer leitura gestáltica. Trabalhar comidas típicas dos países, seus costumes, a localização no mapa…

Protagonismo e tecnologia na educação infantil

 

Ensino fundamental

 

Os alunos do ensino fundamental podem mergulhar um pouco mais. Além de conhecerem  as bandeiras, o hino, a localização geográfica, por exemplo, os alunos podem aprofundar o conhecimento sobre história do povos, costumes, lendas, curiosidades. Vendo o país com uma espécie de lupa. Dando um verdadeiro zoom sobre ele e mudando, a partir das pesquisas, seu olhar sobre esse lugar.

 

No Brasil 

 

Sediamos a Copa de 2014. Sabemos bem o que significa receber essa tarefa. Na época, podemos lembrar das manifestações e diversas discussões políticas que, por exemplo, podem ser levadas aos alunos do ensino médio. Afinal, em época de provas, as redações trazem temas bem atuais. E se houver prova no meio do ano, o tema da copa pode vir atrelado a alguma questão política.

 

Leia também: Dos itinerários formativos do Ensino Médio às novas rampas de acesso

 

O Ganho

 

Eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas e as Eleições, por exemplo, podem ser trazidos para dentro da escola. Está ligada nos acontecimentos do mundo é importante para contextualizar na sala de aula. Quando a escola trabalha esse assunto, traz para o aluno possibilidade de aumentar seu repertório sobre o tema, fazendo com que ele possa ter algo a mais a falar e compartilhar quando o assunto surgir em casa com a família, entre os amigos nas rodas de conversas.

 

O campeonato mundial da Copa, com 32 países na competição, terá início dia 14 de junho e até 15 de julho será uma pauta recorrente na mídia em geral. Mudar o olhar das crianças sobre esse campeonato é ampliar sua visão sobre o mundo através desse evento e, dar à ela,s a possibilidade de ver os países envolvidos de forma diferente.

 

Esse ano, a imprensa vai trazer mais informações sobre a Rússia. O país que sedia a Copa sempre ganha um zoom da mídia que traz para o mundo mais sobre a história do país e suas questões atuais.

 

Saiba mais sobre o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.

 

Planos de aula

Separamos alguns planos de aulas para você. Confira a lista!

 

Nova Escola – Como usar a Copa do mundo na aula de matemática

Gestão Escolar – Como organizar sua escola para Copa do Mundo

Educação e transformação – O que eu sei sobre a copa

Blog da Prof. Ivani Ferreira – Projeto Copa na Rússia 2018

 

Talvez você não saiba, mas o aplicativo de comunicação escolar da Agenda Edu possui integração aos planos de aula da Nova Escola, totalmente gratuitos e alinhados à BNCC.  Ainda não utiliza a Agenda Edu em sua escola? Conheça agora mesmo e compartilhe com os seus professores! 

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *