Como abordar o carnaval de forma divertida e educativa

Carnaval escolar
Leitura de 2 minutos

O carnaval é uma das datas folclóricas mais importantes no calendário dos brasileiros. A festa acontece em todo o país, e cada localidade, prevalece um tipo característico. Samba, bateria, desfiles, marchinhas, maracatus, sambas de roda, afoxés, frevo, entrudo, blocos de rua, não importa onde seja, a festa é uma só. Mas, e em sala de aula? Como transformar o carnaval em uma atividade, não só divertida, como também educativa, sem prejudicar o aprendizado do aluno?

Muitas escolas já abordam a festa como conteúdo para sala de aula, e não apenas como um momento de descontração para os alunos.  “O Carnaval é um conteúdo de aprendizagem como qualquer outro, faz parte do currículo.” Existem diversos temas que podem ser abordados nesse período, são muitas as manifestações da cultura popular brasileira que podem ocupar as salas de aula. Associadas ao conteúdo escolar, essas atividades mostram para os alunos valores culturais e históricos do Brasil que vão muito além do Carnaval mostrado na TV.

 

Confira algumas dicas de como transformar o carnaval em conteúdo educativo:

 

 

Abordar os aspectos históricos do carnaval

O Carnaval diz muito sobre a história do Brasil e da antiga sociedade europeia. E todo esse contexto histórico que envolve escravos, portugueses, entre outros temas podem ser incorporados em sala de aula e transmitido aos alunos.  

Tratar das diferenças culturais

As diferenças culturais é um ótimo tema para ser tratado neste período, afinal, o carnaval existe no mundo todo? Como é a festa ao redor do mundo? Como é a festa no Brasil? Mais uma dica de como abordar o tema.

 

Abordagem interdisciplinar

Existe toda uma indústria por trás do carnaval que poucas pessoas abordam e pode ser tratado em qualquer disciplina, como por exemplo, é possível calcular os gastos de uma escola de samba na disciplina de matemática, além de trabalhos de colagem, literatura, entre outros.

 

Envolver a família nas atividades

O período do Carnaval é bastante propício para promover uma maior aproximação da escola e da família. A presença dos responsáveis na escola, ajuda no processo de aprendizagem dos estudantes. Nada como convidá-los para visitar a escola.

 

Você pode enviar estes convites sem precisar tá digitando, imprimindo, colando em agenda de papel e enviado pelos alunos. Você pode convidar todos os responsáveis com apenas alguns cliques, através da Agenda Edu. O aplicativo de comunicação escolar que facilita a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Quer saber mais?  Experimente grátis agora mesmo!