Agenda de papel ou agenda digital: Qual a melhor solução de comunicação para sua escola?Leitura de 5 minutos

Acontece na escola 21 de janeiro de 2019
Conheça a Agenda Edu

author:

Agenda de papel ou agenda digital: Qual a melhor solução de comunicação para sua escola?Leitura de 5 minutos

A agenda digital facilita a comunicação escolar e aproxima os responsáveis da rotina dos alunos.

 

A agenda escolar de papel desde sempre fez parte do método de comunicação entre família e escola. Mas você já parou para pensar como é feito o processo de envio na maioria das instituições de ensino que utilizam a agenda de papel?

 

Digitar, imprimir, recortar, colar, enviar pelo aluno e, na maioria das vezes, o responsável só conseguir olhar a agenda no fim do dia. É um verdadeiro “vai e volta” de papel, com um alto tempo de espera para obter uma resposta.

 

Com os avanços tecnológicos, as pessoas foram ficando cada vez mais digitais e imediatas, com a comunicação não poderia ser diferente. Novos métodos de comunicação escolar foram surgindo, e entre elas a agenda digital.

 

O que antes era todo aquele longo processo, hoje, com alguns cliques, você envia todas as informações escolares e troca mensagens em tempo real com alunos e responsáveis.

 

Vantagens da agenda digital

A agenda digital pode trazer diversas vantagens para a sua escola, confira agora algumas delas:

 

1- Comunicação direta

A comunicação na agenda de papel é lenta e demorada. Você envia a agenda pelo estudante no fim da aula e só recebe uma resposta dos responsáveis no dia seguinte. Isso quando o aluno não esquece de levar a agenda para a escola ou o responsável esquece de verificar as informações.

 

Além disso, para resolver alguma pendência, os responsáveis precisam entrar em contato ou se locomoverem até a escola, o que é um problema para aqueles cuja a rotina é corrida e a falta de tempo é grande.

 

As mensagens instantâneas são um dos grandes diferenciais da agenda digital. A escola possui um canal de comunicação direto e personalizado, com alunos e responsáveis. Dessa forma, a comunicação se torna mais rápida, fácil e prática.  

 

Na Agenda Edu, por exemplo, as escolas possuem mensagem multicanal, onde é possível criar canais de comunicação personalizados, enquanto alunos e responsáveis, escolhem em seus apps, com qual setor da escola desejam se comunicar.  

 

2- Maior segurança

O quão seguro estão os dados dos alunos e as informações nas agendas tradicionais? Na agenda de papel, as chances do aluno perder, rasgar, estragar alguma informação ou a própria agenda é muito grande.  

 

Já na agenda digital, a segurança vai além da informacional, ela está também nos aspectos jurídicos e computacionais.

 

O acesso a agenda digital pode ser feito a qualquer momento e conta com o registro em data e hora de quem está passando a informação na agenda. Dessa maneira você garante uma maior confiabilidade e a disponibilidade que a instituição precisa.    

 

Leia também: Segurança na agenda digital

 

3- Otimização do tempo

A gente sabe que o tempo é algo precioso, principalmente na escola, onde o foco deve ser a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Enviar um simples comunicado para uma turma, na agenda de papel pode levar horas.

 

Com a agenda digital basta você definir para quais turmas deseja enviar o comunicado, digitar e enviar. Pronto! Você tem toda a comunicação escolar com poucos cliques. Além disso, você ainda tem uma listagem com o nome de todos os responsáveis que receberam e já visualizaram o comunicado, facilitando o gerenciamento da comunicação.

 

Leia também: 4 dicas para otimizar o tempo do professor na escola

 

Benefícios para a escola

Além das vantagens, com a agenda escolar digital você tem diversos benefícios, confira agora!

 

1- Redução de custos e mais sustentabilidade

Se pararmos para calcular o quanto a escola gasta com papel, impressões com envio de comunicados e até mesmo com manutenção de impressoras, você percebe que o custo é alto.

 

Sem contar que existe um grande desperdício de papel no uso da agenda tradicional. Lembre-se que a quantidade de papel acumulado com comunicados, lembretes, observações é grande.

 

Já imaginou o quanto de papel é gasto na sua escola? E por que não reduzir todo esse gasto de papel com uma agenda digital? Assim, temos a tecnologia sendo a solução para o grande desperdício de papel que existe nas escolas.

 

Saiba o quanto sua escola pode poupar com a agenda digital, calcule aqui!

 

2- Controle e gestão da comunicação escolar

Com a agenda digital, a escola consegue ter o total controle e gestão da comunicação. Quais responsáveis visualizaram e assinaram a agenda, qual professor realizou o cadastro das informações. Além disso, você tem total controle das atividades dos seus colaboradores, as trocas de informações ficam disponíveis e podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Em geral, diretor e coordenador conseguem acompanhar tudo que está sendo comunicado entre a escola e a família (coisa que não é possível na agenda impressa), podendo assim, trabalhar melhor a gestão de comunicação escolar.

 

3- Engajamento escolar

Como você costuma analisar o engajamento de alunos e responsáveis em sua escola? Certamente, se você ainda utiliza a agenda de papel, não terá essa resposta. Afinal, acompanhar e mensurar o engajamento escolar é um dos grandes diferenciais da Agenda Edu.

 

Tão importante quanto ter uma comunicação de qualidade, é ter um bom engajamento escolar, onde a escola possa aproximar os responsáveis da rotina escolar e melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.

 

As escolas precisam acompanhar as evoluções do mundo e atender as necessidades dos seus alunos. E para te ajudar nessa jornada, existe a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do país. Experimente na sua escola!

 

Quer transformar a comunicação da sua escola em case de sucesso? Baixe agora mesmo ebook e saiba como!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *