4 dicas para otimizar o tempo do professor na escola

Dicas da Agenda Edu para professores
Leitura de 3 minutos

A gente sabe que o tempo é algo precioso, principalmente na escola, onde o foco deve ser a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Corrigir provas, planejar aulas, organizar a turma, realizar chamada, tudo isso é algo comum do dia a dia do professor, mas sem uma boa gestão do tempo, pode se tornar um grande problema, como atrasos nos conteúdos, atividades não concluídas e etc.

 

Por isso, trouxemos neste artigo, dicas para ajudar o professor a otimizar o seu tempo em sala de aula, fazendo que o dia seja mais produtivo e proveitoso.  

 

Confira nossas dicas!

 

1 – Analise sua rotina escolar

 

Antes de tudo, para realizar uma boa gestão do tempo, é preciso descobrir onde você está investindo o seu tempo. Para isso, analise o seu dia, realizando um mapeamento de como tem sido a sua rotina. A dica é anotar tudo que você fez no dia e, em seguida, analisar e identificar pontos que podem ser melhorados.

 

Se necessário, apresente o mapeamento a coordenação, assim, é possível identificar juntos, pontos estratégicos que requerem mais atenção do seu tempo.  

 

2 – Planeje suas aulas

 

Uma das melhores formas de aproveitar o máximo de tempo em sala de aula é planejar o que será feita no dia. Por isso, organize e programe detalhadamente suas aulas, desde as atividades, até os materiais que serão utilizados em sala.

 

É importante também calcular o tempo que vai ser gasto na execução das atividades, quanto tempo a discussão, a leitura ou o exercício pode render. Por isso, o ideal é que a aula termine alguns minutos antes de o sinal tocar, para que dê tempo de responder as dúvidas dos alunos.

 

Leia também: Como organizar um bom plano de aula

 

3 – Tenha clareza nos objetivos

 

A gestão de tempo em sala de aula é muito importante, por isso, atente-se aos objetivos que foram proposto em seu plano de aula e tente segui-los. A gente sabe que nem sempre a aula sai como planejada, mas é preciso manter o foco, controlando as  interrupções (aquelas sem necessidade) que tire a atenção dos alunos, mas deixar de fora as discussões necessárias. Por isso, é importante um bom planejamento, assim, o professor chegará o fim da aula com todo o conteúdo ministrado.

 

4 – Utilize a agenda escolar digital

 

Você já parou para pensar no tanto de tempo que os professores perdem preenchendo uma agenda de papel? Tempo esse que poderia ser utilizado na aprendizagem do aluno, por exemplo. Para isso, existe a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do país.

 

Percebemos que as nossas professoras estavam perdendo muito tempo preenchendo a agenda de papel, tempo esse que deveria ser utilizado para focar mais nos alunos. Ao implementar a Agenda Edu só tivemos ganhos: Além da facilidade e praticidade de uso, ganhamos tempo e resultado”, afirma Leandro Oliveira, Diretor Comercial da escola Espaço inicial.

 

Leia mais em: História de Sucesso: Espaço Inicial

 

Muitas escolas, como a do Leandro, optam pela agenda escolar digital, onde em poucos cliques é possível enviar todas as informações escolares como: comunicados, eventos, mensagens, plano de aula, entre outras funcionalidades que facilitam a comunicação entre escolas e famílias, além de otimizar e organizar o tempo dos professores.

 

“Reduzimos de 4 horas para menos de 30 minutos o tempo gasto com ligações diárias para os pais. Essa economia de tempo é incrível!”, diz Matheus Carrijo, Coordenador Geral do Berçário e Escola Gato de Botas.

 

Quer otimizar o tempo dos professores e melhorar e ainda melhorar a comunicação da sua escola? Conheça a Agenda Edu e faça parte dessa revolução!

 

Fonte: InfoGeekie

Veja mais!

A importância do diretor no processo de aprendizagem dos alunos
909
O diretor escolar - assim como os professores - também tem um dia só dele, 12 de novembro é comemorado o dia do diretor escolar. Saiba mais sobre esse...
Como aplicar o learning by doing?
152
Alunos aprendem melhor quando aprendem fazendo: veja 4 formas práticas de incentivar o aprendizado mão na massa   Cerca de 10 anos atrás, em ...
Professor: um doador de oportunidades
244
Por Jones Brandão – Jones descobriu-se professor e nunca mais largou a descoberta, atuando dentro e fora da sala de aula. Da matemática, passou à peda...