A importância do investimento em infraestrutura digital nas escolasLeitura de 3 minutos

Tendências em educação 27 de outubro de 2020
Professora e aluna usando tablet na sala de aula

author:

A importância do investimento em infraestrutura digital nas escolasLeitura de 3 minutos

O distanciamento social colocou as escolas face a face com a infraestrutura digital, ensino online, e agora, o híbrido


O ano de 2020 tem sido de muitos desafios, mas também de aprendizados. Já pudemos perceber como o investimento em tecnologia foi essencial e veio para ficar. Hoje eu volto aqui para o blog da Agenda Edu para falar sobre infraestrutura digital. Antes conversamos sobre as tendências para o ensino em 2021, se você quiser saber mais, é só clicar aqui em abaixo.


Leia mais: O ensino em 2021: presencial ou online? 


Eu sou a Thais, do time de Comunicação e Marketing do software SophiA, e quero saber como foi ou como está sendo esse processo de implementação da tecnologia em sua escola. Este artigo vem para ajudar você a entender a importância de continuar a investir nas soluções de infraestrutura digital já que esta é uma tendência que só irá crescer daqui em diante.


Já se sabe, há um bom tempo, que o mercado educacional evolui na direção do aprendizado ativo, da busca e no compartilhamento de conhecimento nas escolas de um modo diferente do que vinha sendo feito até a década de 2000.


Mas, vamos começar pelo começo.


O que é infraestrutura digital


A infraestrutura digital é composta pelos equipamentos (hardwares) e serviços (softwares) da escola direcionados a abastecer a comunidade escolar com informações relevantes por meio de plataformas digitais.


Deve ser provida pelos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) da instituição e dá suporte aos sistemas de informação que a escola utiliza. Estes sistemas são diversos e incluem site, redes sociais, sistema de gestão (ERP), entre outros.


É indiscutível que, com a pandemia do novo coronavírus, este setor precisou tornar-se mais robusto nas escolas, demandando o investimento em novos hardwares, softwares e, até mesmo, em transferência de conhecimento para que todos pudessem utilizar estas novas ferramentas da maneira correta.


Tecnologia no ensino: descubra o que já está fazendo a diferença nas salas de aula


Comunicação com professores, pais e responsáveis


Neste contexto, foi essencial também o elo de comunicação entre escola e família. Para informar, desde a plataforma para acompanhar aulas online e seu modo de usá-la, até os protocolos de retomada e a realização de reuniões online para definir estratégias e ações.


Se a sua escola ainda está enfrentando dificuldades para comunicar-se com os pais e responsáveis, o meu conselho é que conheça mais a fundo a proposta da Agenda Edu. Assim, será possível organizar comunicados – e outras atividades – de maneira padronizada, renunciando a plataformas que, muitas vezes, não são seguras e nem profissionais para divulgar dados e informações tão importantes.


Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famílias


Falando em dados e sua segurança


Uma outra dificuldade que sua escola pode estar enfrentando agora é a organização de dados e a garantia de sua segurança. Afinal, as turmas híbridas podem mesmo causar uma confusão se as informações dos alunos não estiverem unificadas em um só local, com fácil acesso a todos que precisam consultá-las.


Se este tem sido o seu dilema, então, eu recomendo que pesquise as melhores opções de software de gestão escolar disponíveis no mercado. Veja no texto abaixo como escolher o sistema de gestão ideal para a sua escola!


Leia mais: Os recursos disponíveis em um bom sistema de gestão escolar


Para saber mais sobre as soluções que você conheceu neste artigo, fale direto com a gente.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *