A eVUCAção do Século XXILeitura de 6 minutos
Você já ouviu falar sobre o mundo VUCA? Nossos parceiros, da SCHOOLASTIC, contam pra gente, através do olhar de uma Mestre em Psicologia Educacional, um pouco mais sobre esse acrônimo. Confira abaixo!
O mundo atual está se transformando rapidamente. A tecnologia e a inteligência artificial fazem parte integrante de nosso dia a dia.
Essas rápidas e irreversíveis mudanças estão em todos os setores de nossas vidas e a educação, sendo a base de tudo, também faz parte desse processo.
A Singularity University, por exemplo, preconiza que o principal objetivo da Educação 4.0 vai muito além da tecnologia. O papel atual dos educadores é transformar as competências e habilidades das pessoas em soluções de impacto exponencial para a sociedade.
Devemos preparar nossas crianças e jovens para o novo e para uma realidade com muitas “disrupções” e incertezas, para a qual já existe até um acrônimo: V.U.C.A.
Sendo:
V – Volatility (volátil)
U – Uncertainty (incerteza)
C – Complexity (complexidade)
A- Ambiguity (ambiguidade)
Os educadores têm à sua frente um grande desafio – diante do dinamismo, volatilidade e imprevisibilidade do mercado das profissões do futuro, num cenário em que surgem novas a cada dia, o que ensinar aos estudantes?
Uma coisa é certa, mais do que apenas skills técnicos e conteúdo que pode ser facilmente acessado por um mecanismo de busca, o desenvolvimento de competências e habilidades são a base que pode ser aplicada em qualquer que seja a rota de vida escolhida por esse aluno.
Saiba mais sobre o desafio e a importância de trabalhar soft skills nas escolas.
Felizmente, hoje o que chamamos de SEL – Social Emotional Learning tem se tornado cada vez mais visível e presente na educação, mas o grande desafio é mensurar esses aprendizados e crescimentos muitas vezes tão subjetivos.
No livro “A eVUCAção do Século XXI – Método do olhar”, o autor Luiz Fernando Orlandini, um dos criadores da plataforma SCHOOLASTIC, nos leva a entender como a educação deve ser vista nesses novos tempos e com sua criatividade habitual, nos traz o novíssimo termo eVUCAção, para estabelecer a convergência da realidade V.U.C.A. com a educação.
Conta também como idealizou um método composto por práticas de observação – Metodologia do Olhar – para resgatarmos e ampliarmos nossa capacidade de ver e analisar, de efetivamente percebermos o outro.
Ferramenta para monitorar o desenvolvimento socioemocional
Uma das iniciativas educacionais mais virtuosas da atualidade, à propósito, fazem parte da plataforma SCHOOLASTIC. Uma poderosa ferramenta para monitorar o desenvolvimento socioemocional de forma efetiva.
Baseada em teses de grandes pesquisadores, todos referências mundiais em suas áreas, a plataforma viabiliza a mescla dessas teses, mapeando os padrões de comportamento e interesses dos estudantes, oferecendo insights para que sejam criadas novas abordagens de ensino e aprendizagem mais compatíveis a necessidade de cada aluno ou grupo de alunos.
Muitas décadas de estudos e pesquisas deixam claro que tal iniciativa se faz virtuosa, uma vez que apesar de cada cérebro ser único, compartilhamos traços comuns que podem servir de referência e mostrar de forma mais clara as margens de melhorias inerentes a cada aspecto, e a relação que os mesmos têm com as preferências cerebrais de cada pessoa.
Este poder o qual reputo à plataforma, inclusive, se notabiliza por não trazer respostas pasteurizadas, mas por ajudar a iluminar as hipóteses, ampliar o leque de questionamentos que devem ser feitos pelos educadores e nos reconciliar com o hábito, talvez dos mais humanos, que é o da contemplação e da compreensão daquilo que muitas vezes não é verbalizado.
Diversos estudiosos acreditam que as habilidades e competências são aprendidas e desenvolvidas. Baseado nisso, a SCHOOLASTIC comprova que o registro sistemático de dados permite um acompanhamento mais efetivo desse desenvolvimento.
O potencial disso é incrível ao colocar em perspectiva as visões dos educadores, pais e, num momento adequado os próprios alunos apropriando-se das visões e feedbacks do sistema para criarem estratégias personalizadas.
Quer saber mais sobre o assunto? O SCHOOLASTIC preparou um e-book especialmente para você! Baixe grátis agora mesmo!
Silvia Scuracchio
Mestre em Psicologia Educacional e especialização em Pedagogia em Sèvres, França. Palestrante, pesquisadora e entusiasta por tecnologia educacionais.