O uso de tecnologias na pré-escolaLeitura de 2 minutos

Tecnologia 18 de abril de 2017
App escolar

author:

O uso de tecnologias na pré-escolaLeitura de 2 minutos

Já falamos sobre como organizar a rotina escolar dos aluno utilizando aplicativos, mas enquanto ao uso de tecnologia na pré-escola? Os pequenos também devem utilizar tecnologias? O post de hoje vai te esclarecer sobre o uso das tecnologias com a criançada, as dúvidas mais frequentes entre os responsáveis e muito mais.

 

Muitos responsáveis acreditam que as crianças ainda são muito novas para se envolverem com a internet, mas os professores devem levar em conta o contexto tecnológico que os pequenos vivem e estimulá-los de maneira adequada inserindo a tecnologia de maneira educativa para que o processo seja produtivo e os alunos realmente aproveitem os recursos.

 

A tecnologia não deve ser restrita, principalmente na escola, onde ela adota o papel de apresentar os elementos do mundo e como interagir com eles. Ao trabalhar com tecnologias na pré-escola, o educador permite que a turma, que desde cedo, possa ter acesso a diversas linguagens, mas sem esquecer que as tecnologias devem ser usadas para expandir conhecimentos e para isso, é preciso a mediação do docente.

 

Por isso, listamos algumas dicas de como utilizar as tecnologias com os pequenos.

 

1 – Use a tecnologia como reforço

As técnicas de ensino digital devem complementar o aprendizado dos alunos. Sendo assim, as atividades passadas aos alunos devem ser educativas e auxiliar, dando exemplos de conteúdos que já tenham sido ensinados em sala de aula. Uma boa maneira de fazer isso é utilizar a tecnologia através dos jogos e aplicativos infantis que colaboram para que as crianças montem palavras e frases, iniciando seu contato com a leitura e a escrita de maneira divertida.

 

2- Acompanhe de perto a navegação dos pequenos

Assim como em todas as atividades, o professor deve supervisionar os alunos. Se tratando de uma aula que envolva internet, por exemplo, é fundamental bloquear o acesso a sites de conteúdo impróprio que os alunos possam ver por engano e acompanhar o progresso das crianças com os softwares, tirando dúvidas e orientando.

 

3- Aproximação entre escolas e famílias

O uso de aplicativos escolares aproxima os responsáveis do ambiente escolar. Uma das ferramentas que ajuda nesse engajamento é a Agenda Edu, o aplicativo escolar que facilita a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Com a Agenda Edu, a escola informa aos responsáveis sobre a rotina diária dos alunos, envia comunicados, eventos, troca mensagens diretas, entre outras funcionalidades que fazem os responsáveis participarem da rotina escolar.

 

Conheça mais sobre a Agenda Edu e aproxime família e escola.

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *