A importância do professor frente às novas tecnologias

Assunto:
professores e tecnologias
Leitura de 5 minutos

O uso das tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, é comum vermos crianças, jovens e adultos conectados. A tecnologia chega a ser frequente na vida de todos, principalmente dos estudantes.

 

Mas como fazer com que a tecnologia seja uma aliada da aprendizagem? Qual a importância do professor no uso das tecnologias?

 

Somente implantar computadores na escola não é o suficiente para ajudar na melhoria da educação. É necessário que professores, coordenadores, diretores e até os responsáveis conheçam a realidade dos seus alunos junto às novas tecnologias, para que saibam utilizá-las a favor da educação.

 

A tecnologia traz diversos benefícios para os alunos, ela desperta a criatividade, o interesse, novas formas de se comunicar, pensar, estudar e aprender, mas para que seu uso seja efetivo é preciso apresentar um conteúdo atraente, sem esquecer que ela deve ser usada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

 

Leia também: Quais os benefícios em usar a tecnologia na educação?

 

Antigamente, o professor era o único participante ativo em sala de aula, somente ele tinha o conhecimento e transmitia para seus alunos, sem muita participação ou grandes reflexões sobre o conteúdo.

 

Nos dias de hoje, o professor continua sendo o mentor em sala de aula, mas além disso, ele agora é mediador e orientador do uso das tecnologias, com o papel significativo de buscar novas alternativas para desenvolver a aprendizagem dos alunos.

 

Leia também: O educador do século 21

 

O professor na educação infantil 

 

O professor na educação infantil é o mediador entre a criança e o conhecimento, sua forma de educar e passar conteúdo exige grande atenção e cuidados.

 

O método de transmitir conhecimentos e ensinamentos para esses pequenos tem que ser da forma mais simples, clara e dinâmica possível. Por isso, é preciso que exista uma preparação para os profissionais que ficarão responsáveis por eles.

 

A busca por metodologias adequadas para as crianças é responsabilidade desse profissional, é importante aprender sobre o desenvolvimento da criança, a forma como eles veem e sentem o mundo, assim, é possível criar oportunidades para ela manifestar sua linguagem, suas ideias, seus sentimentos, sua criatividade, suas relações sociais e sua imaginação.

 

O contato com novas linguagens aproximam o conteúdo de ensino às novas gerações, principalmente dos chamados nativos digitais. Esse é o público que desde pequenos tem naturalidade e domínio sobre os recursos tecnológicos. Mesmo que a criança ainda não saiba ler ou escrever, as tecnologias já podem ser utilizadas como ferramenta de ensino dentro e fora da escola.

 

Adaptação dos professores quanto ao uso das tecnologias

 

O professor que tem mais facilidade com a tecnologia, tende a buscar e apresentar novas alternativas de ensino, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo, melhor acesso à informação e uma melhor comunicação.

 

Por isso, separamos algumas práticas que pode facilitar a adaptação dos professores quanto ao uso das tecnologias. Confira!

 

Ofereça recursos e treinamentos

São inúmeras as opções de tecnologias oferecidas nos dias de hoje, por isso, ofereça recursos com objetivos claros que, realmente, vá solucionar o problema daquele professor, além de agilizar os seus processos.  

 

“A demanda de fazer uso de uma tecnologia tem que ser o mais pertinente possível. Cabe à direção apresentar ferramentas e mostrar quais são suas possibilidades de uso”.

 

Além disso, oferecer treinamento aos professores sobre o uso da tecnologia, na qual, você deseja implantar na escola é uma boa alternativa para o desenvolvimento das habilidades.

 

Aqui na Agenda Edu, oferecemos treinamentos quanto ao uso da nossa plataforma para gestores e professores.

 

Incentive o uso da tecnologia no dia a dia

É muito importante estimular o professor a utilizar as tecnologias em seu dia a dia, seja o computador da sala de aula, apresentação em data show, ou até mesmo  preenchimento das agendas digitais. Quanto mais a utilização dessas ferramentas forem natural, mais fácil será a sua integração na dinâmica escolar.

 

Tenha um coordenador tecnológico na escola

Ter na instituição um profissional da direção que faça a ponte entre o corpo docente e os recursos tecnológicos pode facilitar o diálogo e a aproximação das ferramentas disponíveis com a abordagem pedagógica de cada professor.

 

“Esse profissional não é um professor que leciona nem um técnico da informação. Ele é a ligação entre a tecnologia da informação e o ensino. Ele gera a união de forma confortável e efetiva para o professor e para o aluno”.

 

O professor e as tecnologias 

 

O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa se adaptar a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula.

 

A implantação das tecnologias de informação e comunicação em uma escola não favorece somente a aprendizagem do aluno, como também aproxima os professores dos alunos, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos, uma construção coletiva do saber.

 

A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na utilização do meio. Por isso, é importante buscar uma transformação cultural que envolva o treinamento de professores e o engajamento de alunos.

 

Quer saber como  a agenda digital ajuda nos processos diários dos professores? Conheça a Agenda Edu!

Veja mais!

Gestão escolar e tecnologia: o que sua escola tem a ganhar com essa parceria
194
Ao adotar um bom software de gestão escolar, a instituição impulsionará a atuação de diversos setores, como financeiro, administrativo e pedagógico &...
BNCC, tecnologia e inovação
288
Por Marcelo Freitas –  Mentor em inovação educacional; Especialista em Gestão Estratégica e Capital Humano; CEO em EdTechs, escritor e pales...
Renovando a educação com ferramentas e educadores tecnológicos
520
Lousas digitais, computadores de última geração e diversas ferramentas digitais para tornar as aulas mais interativas. Esses são pontos constantemente...